sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Agentes da Guarda Municipal de Vitória podem paralisar todas as atividades de trânsito e segurança urbana caso a Prefeitura de Vitória não se pronuncie sobre o que, segundo eles, é um antigo pedido da categoria: a regularização do porte individual de armas e a cessão de celas especiais para agentes presos. Na tarde desta quinta-feira (19), eles realizaram uma manifestação na PMV contra a prisão de um agente por porte ilegal de armas, ocorrido na noite da última quarta.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória, Verônica Grilo, os agentes da Capital não têm recebido tratamento devido da administração e estão à mercê da própria sorte. "Hoje nós temos uma série de agentes ameçadados de morte por causa desta atuação no campo da segurança. Nós temos vários agentes que têm sua arma pessoal porque não têm a cautela permanente, ou seja, quando eles saem do serviço, têm que deixar a arma e ir embora desarmados", afirmou.

Verônica adiantou que a categoria planeja uma paralisação caso não tenha os pedidos atendidos pela Prefeitura de Vitória. Segundo a presidente, as reivindicações são antigas e até hoje foram ignoradas pelo poder público. "Viemos aqui em protesto e enquanto não formos recebidos vamos manter a paralisação dos serviços."

O secretário de Segurança Pública de Vitória, João José Barbosa Sana, disse conhecer os pedidos dos agentes municipais, mas afirmou que a cessão de celas especiais, uma das reivindicações da categoria, não está na alçada do município.

"Para que se tenha prisão especial para a guarda, depende de uma lei federal, é algo que está fora da governabilidade do poder municipal. Nós não temos o poder de fazer uma prisão especial para os guardas e não existe nenhuma legislação federal que preveja essa prisão especial para guarda. É previsto para a Polícia Militar, para Polícia Civil, para outras polícias, mas para guarda municipal, não", comentou Sana.

De acordo com o secretário, a autorização para porte particular de armas solicitada pelos agentes municipais já está em trâmite. "Com relação ao porte de armas, e inclusive os guardas sabem bem disso, nós celebramos um convênio com a Polícia Federal para que fosse emitido o porte de armas para os guardas. Posteriormente, começamos a analisar a possibilidade desse porte para uso de arma particular. Naturalmente toda ação que o municípío desenvolve depende da Procuradoria Geral do Município, e já encaminhamos essa proposta para avaliação".

Durante a tarde desta quinta-feira (19), os manifestantes ocuparam o primeiro andar da Prefeitura de Vitória, aguardando o retorno de algum membro do secretariado. Segundo Verônica Grilo, que respondia pelos agentes, novos protestos estão descartados e o próximo passo da categoria é suspender todas as atividades por tempo indeterminado.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/local/minuto_a_minuto/local/materia.php&cd_matia=565976

Um comentário:

  1. espero q tenham resultados ;pois nos aqui de são paulo sp ;estamos na´gua de salsicha!!!!

    ResponderExcluir

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!