domingo, 8 de novembro de 2009

Cerca de 70 homens da Guarda Municipal de João Pessoa estão concluindo, na tarde desta sexta-feira (06), mais dois cursos de aperfeiçoamento para melhor servir a população da capital. As requalificações dos agentes seguem uma recomendação do Superintende da Guarda Municipal, José Bernardino, atendendo uma orientação do Prefeito Ricardo Coutinho.

No 'Curso Básico de Primeiros Socorros', que está formando a segunda turma, foram capacitados 40 homens. De acordo com o instrutor do Corpo de Bombeiros, Capitão Lucas, o curso tem 8 horas/aula e é dividido em partes teórica e prática. “Durante um dia, os Guardas Municipais recebem orientação sobre o suporte básico à vida, como reanimar uma pessoa, controlar um processo hemorrágico, fazer um curativo, entre outras técnicas”, explicou o instrutor.

Este é o terceiro curso que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) oferece à Guarda Municipal em parceria com o Corpo de Bombeiro. Os frutos dessa iniciativa já renderam duas turmas de 'Combate a Incêndio', duas de 'Primeiros Socorros' e outras duas capacitadas em 'Trabalho Básico em Altura', que este ano auxiliou a equipe da Defesa Civil na limpeza de barreiras, evitando acidentes no período chuvoso. “Os guardas municipais estão aprendendo a lidar com várias situações do dia a dia. Essas capacitações valorizam o lado profissional do grupo e, com isso, quem ganha é a sociedade”, destacou Capitão Lucas.

O outro curso encerrado nesta sexta-feira foi na área do direito e capacitou cerca de 30 agentes. Com o tema 'Direitos Humanos, Conduta Ética, Técnica e Legal', a advogada e instrutora Cecília Oliveira Meireles repassou para o grupo noções sobre segurança pública, os direitos fundamentais da pessoa humana, a origem da guarda municipal no Brasil e em João Pessoa, alguns dispositivos legais, entre outros assuntos.

“O curso começou em junho desde ano e esta é a quarta turma que estamos formando. A capacitação tem duração de 10 horas/aula e ao término todos recebem certificado. O que eles aprendem aqui vai servir para a vida pessoal e, principalmente, para a profissional. Hoje, eles estão aptos a prestar um auxílio, orientar a sociedade nesses assuntos, já que trabalham diretamente com o público”, destacou a instrutora. No curso, os agentes também recebem noções sobre a Lei Maria da Penha, o Estatuto do Idoso e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Já na próxima semana, a Superintendência da Guarda Municipal inicia duas novas turmas de capacitação. As aulas do curso 'Direitos Humanos, Conduta Ética, Técnica e Legal', que formará sua 5° turma, serão na quinta (12) e sexta-feira (13). Já o 'Curso Básico de Primeiros Socorros' será em um único dia, quarta-feira (10). É a terceira turma referente a esta capacitação.
A solenidade de entrega de mais de 100 certificados à corporação será na quarta-feira (25), a partir das 14h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. Atualmente, a Guarda Municipal tem 600 homens.

Fonte: Secom/JP - http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?103780

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!