sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura de São Paulo afastou os três agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) que foram flagrados, na manhã de anteontem, agredindo um morador de rua na praça da República (região central de SP). Um pedestre filmou a agressão com seu telefone celular. As imagens foram mostradas no mesmo dia, na internet, pelo portal R7.
O vídeo mostra três guardas batendo em morador de rua que havia sido algemado. A agressão ocorreu por volta das 11h30 de anteontem. Um dos guardas dá seguidos tapas na cabeça da vítima, que não teve sua identidade revelada.

Além de afastar os guardas que aparecem no vídeo, a Secretaria de Segurança Urbana informou que a Corregedoria da GCM já está apurando o caso para verificar o que realmente ocorreu. Se for comprovado que agiram de maneira inadequada, os guardas deverão ser punidos.
"Essa não é a conduta da corporação. Os servidores têm até treinamento específico sobre direitos humanos", disse a secretaria. Não há um prazo estimado para a apuração ser concluída.

Fonte: Agora SP

Um comentário:

  1. Na realidade ao assistirmos o video , notamos que somente um dos Gcms comete a agressão, quando na verdade os outros dois estão somente tentando imobilizar o cidadão, que claramente oferece resistencia ao não ceder seu braço para ser algemado.
    Com certeza a agressão não deveria ter acontecido, pois foge das diretrizes do policiamento comunitaria, mas não podemos esquecermos de imputar a culpa da agressão tão somente aquele que as comete, tendo em vista os outros dois guardas estarem ocupados imobilizando o cidadão não podendo intervir efetivamente no ato ocorrido.

    ResponderExcluir

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!