quinta-feira, 17 de abril de 2014

No equipamento inaugurado nesta terça-feira (15) os guardas terão atendimento em psicologia e assistência social. Trabalho será realizado em parceria com Universidade Nove de Julho (Uninove)

A Guarda Civil Metropolitana ganhou nesta terça-feira (15) um novo equipamento para apoio aos profissionais da corporação: a Casa de Atenção oferecerá aos guardas acolhimento em psicologia e assistência social em parceria com a Universidade Nove de Julho (Uninove). Para o prefeito Fernando Haddad, o suporte oferecido pela casa trará qualidade de vida aos agentes e melhoria no atendimento da Guarda à população.
“Cada dia é um desafio. Para suportar tudo o que ele vive na rua, o guarda precisa de um apoio, para manter o auto-controle. Em 2013, houve uma queda de 70% nos registros de agressões cometidas por guardas. Isto tem a ver com preparo e com apoio para elaborar tudo isso”, afirmou Haddad. Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em 2013 também não foi registrada nenhuma morte violenta entre a população em situação de rua.
A criação da Casa de Atenção integra um plano de valorização da GCM. “Em 2013, a Guarda era a campeã de absenteísmo. Já conseguimos uma queda geral de 40% e reduzimos as faltas em 70% em algumas inspetorias”, conta o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto. Entre as ações do plano estão a aquisição de 186 novas viaturas, entregues em setembro de 2013, a reforma das inspetorias e a abertura de um concurso com duas mil vagas para novos guardas.
O equipamento é uma reivindicação antiga dos profissionais da corporação. Na Casa de Atenção, os guardas poderão procurar, por exemplo, ajuda para tratar obesidade, tabagismo, traumas, problemas familiares, distúrbios do sono, entre outros. O espaço é composto por quatro salas, recepção e banheiros. Está localizado ao lado do Departamento de Manutenção e Logística da GCM, no bairro da Aclimação, região central.
O atendimento funcionará das 9h às 17h e contará com 20 estagiários do curso de psicologia e oito estagiários do curso de assistência social da Uninove, sob supervisão dos professores da universidade. Também trabalharão no local duas assistentes sociais da SMSU.
“Para os alunos será uma oportunidade de ter contato com a área de promoção e prevenção da saúde do trabalhador do setor público. Temos condição de trabalhar no ambulatório a relação com as famílias, com as comunidades, casos de obesidade, alcoolismo. Isso será avaliado pelo acolhimento”, explica o professor-supervisor Adalberto Botarelli, especialista em psicologia e políticas públicas.
O atendimento começa com um avaliação individual que irá levantar as necessidades do paciente. De acordo com o caso, o guarda é encaminhado para profissionais especializados em ambulatórios da Uninove, principalmente no campus Vergueiro, localizado a cerca de 1,5 km da casa. O acompanhamento também poderá se estender aos familiares do profissional.
Entre as possibilidades de encaminhamento estão pediatria, saúde mental, oftalmologia, dermatologia, geriatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, pneumologia, psiquiatria, hematologia, psicologia, urologia, gastroenterologia, clínica médica, reumatologia, infectologia, otorrinolaringologia, síndrome da alergia, distúrbio do sono, síndrome metabólica, laserterapia e tratamento do tabagismo.






Fotos:
Crédito: Fábio Arantes/Secom
Fonte: PMSP


http://www.gcmduarte.com/2014/04/guarda-civil-metropolitana-inaugura.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!