quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

DA REDAÇÃO

Quase todos os dias nas redes sociais alguém desesperado publica uma foto de uma pessoa desaparecida para o desespero de familiares e amigos.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cotia , atenta aos casos de desaparecimento de pessoas que ocorrem de modo geral em todo o país, divulgou algumas dicas de como agir diante destas situações.
Ao constatar o desaparecimento de um parente, os familiares devem  imediatamente solicitar o apoio da policia. É importante ressaltar que ao comunicar a polícia, os parentes devem apresentar fotografias recentes, vestimentas e características da pessoa desaparecida.  O comunicado à polícia pode ser feito pelo190 ou pelo telefone da Guarda Civil de Cotia (11) 4616 2835.
A Secretaria de Segurança Pública de Cotia reforça a orientação de que assim que notar um desaparecimento, familiares ou responsáveis devem procurar a Polícia e a Guarda Municipal com urgência, pois estes profissionais terão condições de orientar o solicitante de todas as providências que devem ser tomadas.
A situação provoca desespero nas pessoas, mas, apesar da gravidade,  é necessário manter o controle, considerando que as horas seguintes serão de fundamental importância para localizar o desaparecido.
Em casos de crianças e adolescente, deve-se  manter a calma e realizar uma busca em toda a vizinhança, na casa de amigos, parentes e em locais de convívio social que o desaparecido tem o hábito de  frequentar.
Se, após a busca, não houver nenhuma informação sobre a pessoa a ser localizada, o fato deve ser  imediatamente comunicado  a polícia e a Guarda Municipal de Cotia. Quando a pessoa desaparecida for criança ou adolescente, a polícia é obrigada a registrar a ocorrência e iniciar as buscas conforme a Lei Nº 11.259/05.
A divulgação intensa do desaparecimento via rádio, jornal, televisão, rede social, centros de convivência e órgãos públicos é de extrema importância. Vale ainda ressaltar que o ideal é que a família conte com o apoio de outras pessoas que os auxiliem emocionalmente no planejamento e organização das buscas.
Muitas vezes, os parentes  omitem que  houve alguma discussão, ou outro fato de relevância, como desentendimentos em família, afetivos, ou entre amigos de escola. No entanto, qualquer informação pode ser predominante para a realização das buscas.
Deve-se, ainda, observar atentamente os cadernos escolares, agendas, computador  e telefones com objetivo de encontrar algum indício que possa ser relevante para a busca.
Em Cotia, a Secretaria de Segurança garante que  Guarda Municipal está preparada para atuar diante destas situações, tanto no apoio às buscas, quanto no apoio aos familiares, por meio de orientações sobre como proceder diante de um caso de desaparecimento. A notificação pode ser feita também pelo telefone 11 4616 2835.
Enviado pelo amigo GCM COTIA-SP

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!