sábado, 3 de setembro de 2011

Gabinete de Gestão Integrada se reúne para tratar de Segurança Pública

Gabinete de Gestão Integrada se reúne para tratar de Segurança Pública

Na quarta-feira, 24, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) de Cotia, reuniu-se no gabinete do prefeito com representantes dos diversos segmentos da sociedade, para integrar as forças policiais, visando melhorar a segurança na cidade.

As reuniões do GGIM registram a presença das principais autoridades ligadas à segurança pública e secretários municipais. Além do que durante os encontros dá-se a oportunidade de discutir e ajustar diversos temas, ainda com a presença das autoridades se tornam mais rápidos e eficazes as ações, projetos e iniciativas aplicadas à cidade.

Na abertura da reunião o Secretário de Segurança Pública, Almir Rodrigues, destacou os tópicos da pauta para o grupo: abertura de edital de chamada pública para apoio a projetos municipais; projeto de expansão de vídeomonitoramento; criação da cartilha do GGIM; dados da operação integrada e outras propostas.

Almir, também frisou a importância que o prefeito Carlão Camargo dá ao GGIM e a credibilidade do Ministério da Justiça, frente às ações que o Gabinete de Gestão desenvolve para obter verbas na segurança.

De acordo com a representante do Ministério Público, o edital de chamada pública para apoio a projetos municipais já está aberto e segue até 10 de setembro, para que seja apresentado projetos na área de prevenção, estrutura física e videomonitoramento. O recurso provém do Fundo Nacional de Segurança Pública, com repasse do Ministério da Justiça, somando R$ 31 milhões, mas cada município que faz parte do (GGI) pode apresentar um projeto que será avaliado em outubro, com recurso liberado até o final do ano. O projeto do GGIM será o videomonitoramento, onde serão escolhidos pelo grupo 6 pontos estratégicos para acoplá-lo.

Na reunião também, se falou da operação integrada realizada recentemente entre as Polícias Militar e Civil com apoio da Guarda Municipal, que resultou em ações bem sucedidas em prol da segurança da população cotiana. Sobre a cartilha com orientações básicas de segurança, que será desenvolvida pelo grupo.

Outro assunto abordado foi o teste em viaturas da Guarda Civil para o sistema de rastreamento, com um moderno programa integrando dados de ocorrências entre Cotia, Caucaia, Caputera e Granja Viana.

A reunião contou com a presença de membros do Poder Executivo, das Polícias Civil e Militar, Promotoria Pública, Corpo de Bombeiros, Conseg. O Gabinete esteve presente com o vice-prefeito Moisezinho, a Secretaria de Segurança Pública esteve representada pelo secretário Almir Rodrigues, o secretário-adjunto Cilso Vieira Cardoso, o comandante Meirelles e pelo corregedor-geral e secretário executivo do GGIM- Adilson Moreira.

O capitão da Polícia Militar, Ricardo Secomandi, destacou a parceria nas operações integradas, dos programas educacionais antidrogas para Cotia e explicou sobre a nova operação do cão farejador, que identifica o usuário de drogas. “Estamos sempre buscando ajudar a sociedade a inibir a ação dos traficantes, e também contribuir com as famílias que vivem o drama dos usuários”, disse o capitão.

O Delegado de Polícia de Cotia, Dr. Sebastião Paiva Neto, ressaltou a operação integrada, e citou que normalmente a delegacia faz 30 boletins por dia, durante a operação foram 8, não criminal. “Essas operações são importantes, os munícipes sentem que a polícia está na rua atuando e protegendo o cidadão”, disse.

Para encerrar Almir Rodrigues, afirmou que novos projetos serão planejados para Cotia, como, um novo posto do Corpo de Bombeiros, colocação do sistema fibra ótica que compreende a Pró-Cotia até a delegacia, ampliação de Rondas Ostensivas para Caucaia do Alto e a expansão do videomonitoramento.

O Secretário lembrou que, a Guarda Civil faz em média 600 atendimentos por mês, e procura atender a população com respeito e dignidade. Destacou a campanha Natal Azul feita pela Guarda, e disse que há necessidade da polícia comunitária na rua, não só preventiva e ostensiva.

Presentes: Dr. Sebastião Paiva Neto (Delegado de Polícia); capitão da Polícia Militar, Ricardo Secomandi 1º Tenente Dias (da 3ª Cia da PM); secretários municipais Almir Rodrigues (Segurança); Geslayne Camargo (adjunta Educação); Luís Gustavo Napolitano (adjunto de Obras Granja Viana); Cristina Oka (diretora de Turismo); Conseg; Defesa Civil; Corpo de Bombeiros.


--
GCC Souza Lima

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!