quinta-feira, 8 de setembro de 2011

08/09/2011 10h33 - Atualizado em 08/09/2011 14h28

Operação fiscaliza uso de vagas para deficientes no Centro do Rio

Agentes também percorreram ruas do Largo do Machado, na Zona Sul.
Motorista que estacionar em local proibido perde 3 pontos na carteira.

Do G1 RJ

Operação contra o uso indevido de vagas no Centro do Rio (Foto: Thamine Leta/G1)Fiscais percorrem o Centro do Rio (Foto: Thamine Leta/G1)

A Secretaria municipal de Pessoas com Deficiência e a Guarda Municipal fizeram, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação para fiscalizar o uso das vagas destinadas a pessoas com deficiência física em vias públicas do Rio. A operação aconteceu primeiro no Centro da cidade e depois os fiscais seguem para o Largo do Machado, na Zona Sul.

Georgette Vidor (Foto: Thamine Leta/G1)Georgette Vidor participa da operação
(Foto: Thamine Leta/G1)

A intenção era multar os motoristas que estacionam nas vagas para deficientes. A secretaria Georgette Vidor, que é deficiente física, acompanhou a operação, que conta com três guardas municipais. "Precisamos fazer valer nossos direitos, é importante que a população entenda a necessidade de respeitar", disse.

A multa para quem estacionar em vagas de deficiente é de R$ 53,20 e o motorista perderá 3 pontos na carteira.

Segundo a secretaria, muitos deficientes não solicitam o credenciamento oficial para portadores de deficiência no Detran. "As pessoas acham que pode usar aquele adesivo com a figura de um cadeirante no carro e só aquilo basta. Mas o correto é ir ao Detran solicitar a credencial oficial", afirmou.

No Largo do Machado havia um veículo estacionado indevidamente em uma vaga preferencial. O dono do carro não era deficiente físico e o veículo estava ainda posicionado sobre as listras laterais, conhecidas como “zebra”, que delimitam o espaço que o cadeirante usa para entrar e sair do veículo. Os guardas municipais multaram o veículo.

Protesto de Marcelo Yuka em aeroporto
No dia 25 de agosto, o músico Marcelo Yuka, que é paraplégico, protestou no estacionamento do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, contra o uso indevido de vagas para veículos de deficientes. Segundo a assessoria do músico, ele voltava de São Paulo, onde realizou shows e participou de fóruns e, ao chegar ao aeroporto, não conseguiu retirar seu carro da vaga porque outro veículo estava estacionado em frente.

A assessoria ainda informou que o músico se revoltou quando percebeu que a maioria das vagas no estacionamento está sendo usada por veículos que não possuem a identificação (credencial dada pelo Detran) que indica que estes motoristas possuem algum tipo de deficiência.

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/09/operacao-fiscaliza-uso-de-vagas-para-deficientes-no-centro-do-rio.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!