terça-feira, 22 de junho de 2010

Guardas municipais protestam contra troca de comando


Protesto é contra a saída do atual comandante. - Foto:André Bento/AgoraMS
De acordo com o secretário de Governo do Município, a troca de comando é um direito da prefeitura


Agentes da Guarda Municipal de Dourados realizam, nesta manhã, um protesto contra a troca de comando da corporação. Com faixas e um caixão simbolizando a administração do município, o grupo faz uma passeata até a Praça Antônio João.


O motivo do protesto é a nomeação do major da Polícia Militar, Tonny Audry Lima Zerlotti, como substituto do atual comandante, o inspetor Divaldo Machado Menezes. Os integrantes da Guarda são contra e alegam que a saída de um membro da corporação representa a perda do comando próprio.


Especulações

As especulações referentes a troca de comando surgiram na semana passada, quando parte da imprensa local noticiou a nomeação de Zerlotti para o cargo. Na quinta-feira (17), o secretário de Governo do município, Eleandro Passaia, negou a mudança. “Não tem troca de comando, é só especulação”, afirmou na ocasião.


Também na semana passada, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (Singmd), Nivaldo Gamarra manifestou preocupação com os rumores. “A classe não acredita que tanto barulho tenha sido feito por nada”, disse, na quinta-feira (17).


De acordo com o líder sindical, a recusa da corporação em aceitar a troca de comando se deve ao fato de que “através do comando próprio é mais fácil conseguir investimentos em cursos e equipamentos”. Gamarra disse, na ocasião, que a classe poderia realizar aquartelamento em protesto.


Confirmação

Com a confirmação da troca de comando ontem á tarde, os guardas optaram, em reunião realizada na sede da corporação esta manhã, pela manifestação na área central da cidade. Na reunião, não faltaram críticas ao que chamaram de “descaso da prefeitura”.


“A Guarda Municipal não é de uso pessoal, é da população”, estava escrito em uma das faixas exibidas por membros da GM. Além de uma segunda faixa, dizendo que “a Guarda não é moeda de troca”, um caixão simbolizava a administração municipal, com os dizeres: “Ajuda eu”.


Dentre as queixas e sugestões de protesto que surgiram durante a reunião, os agentes lembraram que membros da diretoria puseram os cargos a disposição da prefeitura. Um deles afirmou que o próximo comandante teria de “tomar posse sozinho”.


Prefeitura

O secretário de Governo Eleandro Passaia, em entrevista a Eduardo Palomita, da Rádio Grande FM, defendeu o posicionamento do executivo municipal. Segundo ele, “não existe nenhuma irregularidade” na troca de comando.


Sem poupar elogios ao major Zerlotti, que já atuou em Dourados, mas estava destacado para Glória de Dourados, Passaia alegou que “a prefeitura tem este direito” e que a decisão foi do prefeito Ari Artuzi. “A decisão foi dele, é ele que decide”, afirmou.


Corporação

O major Zerlotti não será o primeiro militar a comandar a Guarda Municipal, contudo, substitui o primeiro comandante de carreira da corporação. Divaldo Machado Menezes está na GM desde 1996 e a comandava há um ano e seis mêses.


A GM tem um efetivo de 126 agentes, que atuam no policiamento de trânsito, ronda escolar, fiscalização de meio ambiente e proteção do patrimônio público.


Fonte: por André Bento, do AgoraMS - http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=175593

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!