terça-feira, 22 de junho de 2010

A Guarda Civil Municipal de Osasco comemorou na manhã de segunda-feira, dia 21 de junho, o seu 20° aniversário com uma cerimônia especial, realizada em frente à Prefeitura, e que contou com diversas presenças e homenagens importantes.

Criada em 1990 com o objetivo de proteger os bens, serviços e instalações públicas, a GCM recebeu grandes investimentos na atual gestão, ganhando força em suas atuações e promovendo a segurança da comunidade com o policiamento preventivo e comunitário eficientes – fatos estes que foram fortemente destacados durante a solenidade.
O Comandante da GCM, Inspetor Gilson Menezes, falou sobre as mais importantes conquistas da corporação nos últimos anos, e destacou a formação dos 70 novos agentes em Osasco este ano, além de turmas de outras cidades do Estado – como Piedade, Ferraz de Vasconcelos e Embu-Guaçu – fazendo da instituição um modelo que é exportado para todo o País. Ele também citou alguns dados referentes à atuação da corporação em 2009: foram realizadas 34.939 rondas; registradas 651 ocorrências, sendo 195 em flagrante delito; e 514 ocorrências de cunho social. Segundo ele “tudo isso só foi possível devido ao apoio do nosso prefeito, que nos orienta e nos dá o suporte no sentido de sermos atuantes e qualificados, fazendo com que a GCM dê saltos de qualidade a cada ano. Hoje somos uma agência municipal de segurança destacada e respeitada não só em Osasco e é por isso que tenho orgulho de estar à frente dessa instituição e participar dessa administração”, elogiou.
Já o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, pasta à qual a GCM está subordinada, ressaltou entre os aspectos mais importantes na valorização da instituição, a conquista da Central de Videomonitoramento, essencial para apoiar as ações que são desenvolvidas na cidade, e a Escola de Formação e Academia, importante não só na formação pessoal dos agentes, como para trazer qualidade ao serviço prestado no município. “Estes foram passos importantes da Prefeitura na consolidação da formação dos nossos guardas. Nós nos orgulhamos cada vez mais porque há um compromisso de governo na sua valorização e na melhora dos serviços que são prestados. Todas as secretarias recorrem à Guarda em algum momento e por isso temos que estar preparados para dar uma resposta à altura”, afirmou.
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, falou sobre as inúmeras razões de se comemorar o aniversário da Guarda, já que os últimos 5 anos foram marcados por avanços e conquistas na corporação. Segundo ele, logo no início da administração, a GCM estava desanimada, sem equipamentos, plano de carreira, uniformes e viaturas. “Não resolvemos todos os problemas, mas hoje temos uma Guarda com plano de carreira, frota renovada, que criou uma guarda feminina, e passa por treinamento constante”, disse, destacando também a Central de Videomonitoramento, de onde se monitora grande parte de Osasco, e que tem sido responsável por grandes avanços no combate à criminalidade. Ele falou ainda sobre a necessidade dos trabalhos da Guarda Municipal ser complementar ao das Polícias Civil e Militar. “As grandes cidades não devem se afastar da idéia de colaborar com o processo de segurança pública. Não nos anima a idéia de criar competição. A Guarda Municipal é uma força auxiliar na questão da segurança pública. Se fizermos corretamente o policiamento preventivo, certamente vamos liberar a Polícia Militar e Civil para um combate direto à criminalidade e para o exercício do seu papel. Nos anima a idéia de colaborar para que o cidadão de Osasco se sinta cada vez mais seguro”, argumentou. E finalizou tecendo elogios ao Comandante Gilson Menezes: “Parabéns por sua capacidade de comando e espírito de liderança, que não se impõe pela força somente, mas pela autoridade moral com que você se conduz frente à corporação”.
Na ocasião, os Guardas foram condecorados com Láureas de Mérito Pessoal, homenagem prestada àqueles que, por suas condutas, enobreceram o nome da corporação diante da sociedade. A Láurea foi instituída por meio do Decreto 9641, assinado em 6 de setembro de 2006, e significa mais uma ação da administração para estimular a ação da GCM.
Também foram entregues os certificados “Amigos da Guarda Civil Municipal”, que agraciaram membros da sociedade e autoridades que colaboram e enaltecem o trabalho da GCM na cidade. Luciano Faccioli, jornalista e apresentador do programa São Paulo no Ar, da Rede Record, foi um dos homenageados. “Ser homenageado por uma instituição de segurança me deixa orgulhoso. A Guarda de Osasco é um exemplo de corporação que tem em sua maioria gente decente, que faz um bom trabalho, diluindo aqueles que não desejam o bem para a sua cidade”, afirmou Faccioli.
Ao final, os agentes da GCM desfilaram em continência até o auditório do Fundo Social de Solidariedade, onde ocorreu o “Parabéns” com corte de bolo e a exibição de um vídeo sobre a história da corporação.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito, Dr. Faisal Cury; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Gelso de Lima (Saúde), Waldyr Ribeiro (Obras) e Claúdio Chapecó (Esportes); o Coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; a Diretora do Departamento de Comunicação, Emília Cordeiro; o deputado estadual Marcos Martins; o deputado federal João Paulo Cunha; os secretários de Segurança de Caieiras, Carapicuíba e Jandira, Rodrigo Nery, Erivaldo Cabrera e Paulo José Muniz; Jorge Tassi, coordenador acadêmico do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos de São Paulo; os comandantes das GCM de Caieiras, Piedade e Botucatu, Adalberto Cardoso, Antonio Santi e Paulo Renato; Clerismas Nogueira, intérprete de Libras da Secretaria de Assistência e Promoção Social; Pedro Calixto, chefe de segurança do Osasco Plaza Shopping; Osvaldo Gregório, presidente do Conseg Centro de Osasco; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores Valmir Prascidelli, Rubinho Bastos, Aluizio Pinheiro, João Góis, Rogério Lins e Toniolo; entre outras autoridades.

Fonte: http://www.osascoagora.com.br/manchetes/guarda-municipal-de-osasco-comemora-seu-20%c2%b0-aniversario/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!