quarta-feira, 30 de junho de 2010

Urinar é ato natural, mas quando a micção é praticada em via pública, com exibição do pênis, ofende o pudor público configura o delito de ato obsceno.

25 DE Junho de 2010 - ATO OBSCENO
Durante evento na área central, posterior ao jogo da seleção Brasileira na copa, a equipe de Guardas Municipais foi solicitada por duas garotas que relataram ter deparado com dois homens realizando suas necessidades fisiologia em meio a Praça Jose Rezende Paiva local completamente exposto, na presença de idosos, crianças e mulheres. A equipe chegou ao local e Constatou os fatos, os indivíduos M.A, 21 anos e D.C.S. 18 anos ambos natural de Varginha foram presos em flagrante delito por ato obsceno. Urinar é ato natural, mas quando a micção é praticada em via pública, com exibição do pênis, ofende o pudor público configura o delito de ato obsceno. Os autores foram conduzidos até a presença da autoridade policial para providencias cabíveis bo 9382/10.

http://www.gmvarginha.com.br/ocorrencias_2010/ocorrencia_2010.htm

Sto.André tem programa de orientação sobre drogas

Renato Castroneves
Especial para o Diário

A Prefeitura de Santo André iniciou na manhã desta quarta-feira as atividades do programa "Anjos da Guarda Municipal", sobre prevenção ao uso de drogas nas escolas municipais. A orientação aos alunos é feita por quatorze guardas municipais, treinados para realizaram palestras e encenarem peças lúdicas.

As crianças que estudam na EMEIF (Escola Municipal de Educação Infantil) Demercindo da Costa Brandão, no Jd. Santo Antônio, assistiram à primeira apresentação do programa: um fantoche de bonecos. Temas como violência, drogas, saúde e educação foram discutidos pelos guardas.

O projeto foi criado em uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e Educação de Santo André. De acordo com o secretário de Segurança da cidade e idealizador do programa, Adilson Lima, a iniciativa foi "inspirada" no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), do governo estadual.

"Orientar as crianças sobre os males que as drogas provocam é uma forma de prevenir futuras ações de repressão", afirmou o secretário.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5818762/sto-andre-tem-programa-de-orientacao-sobre-drogas.aspx

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Governador vai revogar cedência de Zerlotti para o município


Guardas municipais não aceitam comandante militar. - Foto: André Bento/AgoraMS
Segundo o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados, Puccinelli se comprometeu em atendê-los

Depois de intensos protestos contra a troca de comando, membros da Guarda Municipal de Dourados garantem que não vão perder o “comando próprio”. Segundo representante da GM, o governador garantiu que vai revogar a cedência do major Zerlotti para o município.


Leia mais:

Guardas municipais protestam contra troca de comando


Após as críticas em relação a substituição do inspetor Divaldo Machado Menezes pelo major da Polícia Militar, Tonny Audry Lima Zerlotti, no comando da GM, André Puccinelli voltou atrás, segundo membros da Guarda.

“O governador garantiu que vai revogar a vinda do Zerlotti”, afirmou Nivaldo Gamarra, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (Singmd). “Conversamos com o governador. Ele ligou para o coronel David para cancelar a cedência do Zerlotti”, informou.

Conversa
Segundo o líder sindical, a conversa aconteceu em Rio Brilhante, onde o governador entregou obras durante esta manhã. Os guardas municipais aguardam que a revogação seja confirmada no Diário Oficial do Estado de amanhã.

O presidente do Singmd informou que, embora o prefeito Ari Artuzi também estivesse em Rio Brilhante, não houve nenhum contato com o chefe do executivo municipal. “Ele [Ari Artuzi] não gostou da nossa posição”, disse.

Definições
Gamarra explicou também que tentará entrar em contato com o prefeito para discutir quais serão as medidas tomadas. Não há definição oficial até o momento. O secretário de Comunicação e Governo do município, Eleandro Passaia, não foi encontrado pela reportagem.


Fonte: por André Bento, do AgoraMS - http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=175700

Ataque aconteceu durante o patrulhamento na cidade de Barueri, na Grande São Paulo.
24 de junho de 2010 | 3h 25

Ricardo Valota, do estadão.com.br

SÃO PAULO - Um guarda municipal foi baleado, por volta da 1h15 desta quinta-feira, 24, ao impedir o roubo de uma carga de medicamentos e produtos diversos na Alameda Piracema, próximo ao Shopping Tamboré, em Barueri, região oeste da Grande São Paulo.

Após um lanche, dois guardas municipais voltaram ao patrulhamento e flagraram sete bandidos, sendo três em um Gol preto e quatro num Fiat Siena prata, abordando o caminhoneiro.

A quadrilha, ao perceber a aproximação da viatura, atirou, ferindo um dos guardas, identificado como Fernando Sanches, de 41 anos. O tiro atingiu o agente de segurança em uma das nádegas e saiu pelo abdome.

Sanches foi encaminhado para o pronto-socorro central e transferido para o Hospital Municipal, mas não corre risco de morte. Até as 2h30, nenhum dos assaltantes havia sido preso. O caso será registrado no Distrito Policial Sede de Barueri.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,guarda-municipal-e-baleado-ao-evitar-roubo-de-carga,571315,0.htm

quarta-feira, 23 de junho de 2010

terça-feira, 22 de junho de 2010

CARLINHOS SILVA E CHICO SARDELLI PRESTIGIAM OS 67 ANOS DA GUARDA DE AMERICANA

Gama_67_anos_(42)Chico Sardelli e Carlinhos Silva

Durante a comemoração do 67° aniversário da Guarda Municipal (Gama), hoje (11) pela manhã, o prefeito Diego De Nadai anunciou o "PAC 2 da segurança pública ", um novo pacote de investimentos para ampliar os serviços prestados pela Gama.

Entre as novidades anunciadas estão convocação de 80 guardas, a chegada de novo armamento com 40 armas PT 380, quatro espingardas calibre 12, 11 viaturas, além da reforma na sede da autarquia, com novos vestiários e sala de academia com aparelhos específicos. “Da mesma maneira que aumentamos o efetivo, iremos aumentar a casa.

A Gama é referência na região e o nosso objetivo é fazer de Americana a cidade mais segura do interior de São Paulo.” disse Diego. O prefeito confirmou ainda que três bases móveis devem chegar dentro de 60 dias e a compra de dois veículos blazers está em fase de licitação. “Informo também que será aberta nova licitação para a compra de mais duas bases móveis. Ao todo serão cinco. Elas são uma alternativa para substituir os postos móveis. E mais duas Blazer, ao todo serão quatro”, afirma.

Emocionado, Diego agradeceu aos guardas, inclusive a nova tropa e o Primeiro Batalhão Feminino de Americana, pelo desempenho e respeitável trabalho que a guarda vem fazendo. “É uma honra e satisfação comemorar com vocês mais um ano de trabalho. Vejo como obrigação investir na estrutura da guarda, pois vocês arriscam suas vidas, deixam as famílias em casa para garantir a segurança da população.” O prefeito ressaltou ainda a atuação dos instrutores com os novos guardas que passam por treinamento diário e a equipe que está trabalhando para a implantação do canil.

O diretor da autarquia, Marcelo Feola, enalteceu a ligação entre as polícias da cidade, vista como uma união de forças. “O prefeito tem nos dado vários presentes, portanto comemorar o aniversário da guarda é ainda mais especial neste ano. Os guardas merecem pelo ótimo serviço prestado e estou feliz em poder participar e contribuir para a segurança nas ruas da cidade,” disse Feola.

Participaram do evento secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal Cauê Macris, vereadores, o deputado estadual Chico Sardelli , CARLINHOS SILVA e autoridades da Polícia Militar e Polícia Civil.

PAC da segurança pública

No início do ano, o prefeito Diego anunciou uma série de investimentos para a Gama, que chamou de PAC da segurança pública. O pacote incluía reajuste salarial, convocação de 70 guardas, formação do Primeiro Batalhão Feminino de Americana, aquisição de três bases móveis, dois veículos blazers e implantação de um telecentro de informática na sede.

Diretor de AmericanaCarlinhos Silva e Diretor Marcelo Feola

Diego De Nadai1 Cachorrão, Prefeito de Americana Diego De Nadai e Carlinhos Silva

Diego De NadaiPrefeito de Americana Diego de Nadai e Carlinhos Silva

FOTOS COM OS IRMÃOS

SNV37638 SNV37642 SNV37644 SNV37645SNV37646 SNV37647 SNV37649 SNV37651SNV37654 SNV37656 SNV37658 SNV37660SNV37628 SNV37631 SNV37635 SNV37623 SNV37625 SNV37626 SNV37627 SNV37637

Postado por GCM Carlinhos Silva.

GCM EQUIPE ROMO DETÉM 3º TRAFICANTE EM UMA SEMANA NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

Os GCMs 3ºCL Renan e 3ºCL Nogueira da ROMO (ronda ostensiva com motos) em patrulhamento pela favela do Pinheirinho logrou deter o 3º traficante em apenas uma semana desta vez foram 93 pedras de crack, 27 papelotes de coca , 19 trouxinhas de maconha e a quantia de R$ 256,00 em notas e moedas.A Guarda Civil de Santo André vem efetuando um combate implacável ao tráfico de drogas e assegurando a proteção ao maior bem desta cidade o munícipe Andreense.


A EQUIPE DA ROMO , COM TODOS SEUS INTEGRANTES ESTÃO DE PARÁBENS ENALTECEM O NOME DE NOSSA CORPORAÇÃO QUE DEUS OS ABENÇÕE.


Guardas municipais protestam contra troca de comando


Protesto é contra a saída do atual comandante. - Foto:André Bento/AgoraMS
De acordo com o secretário de Governo do Município, a troca de comando é um direito da prefeitura


Agentes da Guarda Municipal de Dourados realizam, nesta manhã, um protesto contra a troca de comando da corporação. Com faixas e um caixão simbolizando a administração do município, o grupo faz uma passeata até a Praça Antônio João.


O motivo do protesto é a nomeação do major da Polícia Militar, Tonny Audry Lima Zerlotti, como substituto do atual comandante, o inspetor Divaldo Machado Menezes. Os integrantes da Guarda são contra e alegam que a saída de um membro da corporação representa a perda do comando próprio.


Especulações

As especulações referentes a troca de comando surgiram na semana passada, quando parte da imprensa local noticiou a nomeação de Zerlotti para o cargo. Na quinta-feira (17), o secretário de Governo do município, Eleandro Passaia, negou a mudança. “Não tem troca de comando, é só especulação”, afirmou na ocasião.


Também na semana passada, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (Singmd), Nivaldo Gamarra manifestou preocupação com os rumores. “A classe não acredita que tanto barulho tenha sido feito por nada”, disse, na quinta-feira (17).


De acordo com o líder sindical, a recusa da corporação em aceitar a troca de comando se deve ao fato de que “através do comando próprio é mais fácil conseguir investimentos em cursos e equipamentos”. Gamarra disse, na ocasião, que a classe poderia realizar aquartelamento em protesto.


Confirmação

Com a confirmação da troca de comando ontem á tarde, os guardas optaram, em reunião realizada na sede da corporação esta manhã, pela manifestação na área central da cidade. Na reunião, não faltaram críticas ao que chamaram de “descaso da prefeitura”.


“A Guarda Municipal não é de uso pessoal, é da população”, estava escrito em uma das faixas exibidas por membros da GM. Além de uma segunda faixa, dizendo que “a Guarda não é moeda de troca”, um caixão simbolizava a administração municipal, com os dizeres: “Ajuda eu”.


Dentre as queixas e sugestões de protesto que surgiram durante a reunião, os agentes lembraram que membros da diretoria puseram os cargos a disposição da prefeitura. Um deles afirmou que o próximo comandante teria de “tomar posse sozinho”.


Prefeitura

O secretário de Governo Eleandro Passaia, em entrevista a Eduardo Palomita, da Rádio Grande FM, defendeu o posicionamento do executivo municipal. Segundo ele, “não existe nenhuma irregularidade” na troca de comando.


Sem poupar elogios ao major Zerlotti, que já atuou em Dourados, mas estava destacado para Glória de Dourados, Passaia alegou que “a prefeitura tem este direito” e que a decisão foi do prefeito Ari Artuzi. “A decisão foi dele, é ele que decide”, afirmou.


Corporação

O major Zerlotti não será o primeiro militar a comandar a Guarda Municipal, contudo, substitui o primeiro comandante de carreira da corporação. Divaldo Machado Menezes está na GM desde 1996 e a comandava há um ano e seis mêses.


A GM tem um efetivo de 126 agentes, que atuam no policiamento de trânsito, ronda escolar, fiscalização de meio ambiente e proteção do patrimônio público.


Fonte: por André Bento, do AgoraMS - http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=175593
A Guarda Civil Municipal de Osasco comemorou na manhã de segunda-feira, dia 21 de junho, o seu 20° aniversário com uma cerimônia especial, realizada em frente à Prefeitura, e que contou com diversas presenças e homenagens importantes.

Criada em 1990 com o objetivo de proteger os bens, serviços e instalações públicas, a GCM recebeu grandes investimentos na atual gestão, ganhando força em suas atuações e promovendo a segurança da comunidade com o policiamento preventivo e comunitário eficientes – fatos estes que foram fortemente destacados durante a solenidade.
O Comandante da GCM, Inspetor Gilson Menezes, falou sobre as mais importantes conquistas da corporação nos últimos anos, e destacou a formação dos 70 novos agentes em Osasco este ano, além de turmas de outras cidades do Estado – como Piedade, Ferraz de Vasconcelos e Embu-Guaçu – fazendo da instituição um modelo que é exportado para todo o País. Ele também citou alguns dados referentes à atuação da corporação em 2009: foram realizadas 34.939 rondas; registradas 651 ocorrências, sendo 195 em flagrante delito; e 514 ocorrências de cunho social. Segundo ele “tudo isso só foi possível devido ao apoio do nosso prefeito, que nos orienta e nos dá o suporte no sentido de sermos atuantes e qualificados, fazendo com que a GCM dê saltos de qualidade a cada ano. Hoje somos uma agência municipal de segurança destacada e respeitada não só em Osasco e é por isso que tenho orgulho de estar à frente dessa instituição e participar dessa administração”, elogiou.
Já o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, pasta à qual a GCM está subordinada, ressaltou entre os aspectos mais importantes na valorização da instituição, a conquista da Central de Videomonitoramento, essencial para apoiar as ações que são desenvolvidas na cidade, e a Escola de Formação e Academia, importante não só na formação pessoal dos agentes, como para trazer qualidade ao serviço prestado no município. “Estes foram passos importantes da Prefeitura na consolidação da formação dos nossos guardas. Nós nos orgulhamos cada vez mais porque há um compromisso de governo na sua valorização e na melhora dos serviços que são prestados. Todas as secretarias recorrem à Guarda em algum momento e por isso temos que estar preparados para dar uma resposta à altura”, afirmou.
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, falou sobre as inúmeras razões de se comemorar o aniversário da Guarda, já que os últimos 5 anos foram marcados por avanços e conquistas na corporação. Segundo ele, logo no início da administração, a GCM estava desanimada, sem equipamentos, plano de carreira, uniformes e viaturas. “Não resolvemos todos os problemas, mas hoje temos uma Guarda com plano de carreira, frota renovada, que criou uma guarda feminina, e passa por treinamento constante”, disse, destacando também a Central de Videomonitoramento, de onde se monitora grande parte de Osasco, e que tem sido responsável por grandes avanços no combate à criminalidade. Ele falou ainda sobre a necessidade dos trabalhos da Guarda Municipal ser complementar ao das Polícias Civil e Militar. “As grandes cidades não devem se afastar da idéia de colaborar com o processo de segurança pública. Não nos anima a idéia de criar competição. A Guarda Municipal é uma força auxiliar na questão da segurança pública. Se fizermos corretamente o policiamento preventivo, certamente vamos liberar a Polícia Militar e Civil para um combate direto à criminalidade e para o exercício do seu papel. Nos anima a idéia de colaborar para que o cidadão de Osasco se sinta cada vez mais seguro”, argumentou. E finalizou tecendo elogios ao Comandante Gilson Menezes: “Parabéns por sua capacidade de comando e espírito de liderança, que não se impõe pela força somente, mas pela autoridade moral com que você se conduz frente à corporação”.
Na ocasião, os Guardas foram condecorados com Láureas de Mérito Pessoal, homenagem prestada àqueles que, por suas condutas, enobreceram o nome da corporação diante da sociedade. A Láurea foi instituída por meio do Decreto 9641, assinado em 6 de setembro de 2006, e significa mais uma ação da administração para estimular a ação da GCM.
Também foram entregues os certificados “Amigos da Guarda Civil Municipal”, que agraciaram membros da sociedade e autoridades que colaboram e enaltecem o trabalho da GCM na cidade. Luciano Faccioli, jornalista e apresentador do programa São Paulo no Ar, da Rede Record, foi um dos homenageados. “Ser homenageado por uma instituição de segurança me deixa orgulhoso. A Guarda de Osasco é um exemplo de corporação que tem em sua maioria gente decente, que faz um bom trabalho, diluindo aqueles que não desejam o bem para a sua cidade”, afirmou Faccioli.
Ao final, os agentes da GCM desfilaram em continência até o auditório do Fundo Social de Solidariedade, onde ocorreu o “Parabéns” com corte de bolo e a exibição de um vídeo sobre a história da corporação.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito, Dr. Faisal Cury; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Gelso de Lima (Saúde), Waldyr Ribeiro (Obras) e Claúdio Chapecó (Esportes); o Coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha; a Diretora do Departamento de Comunicação, Emília Cordeiro; o deputado estadual Marcos Martins; o deputado federal João Paulo Cunha; os secretários de Segurança de Caieiras, Carapicuíba e Jandira, Rodrigo Nery, Erivaldo Cabrera e Paulo José Muniz; Jorge Tassi, coordenador acadêmico do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos de São Paulo; os comandantes das GCM de Caieiras, Piedade e Botucatu, Adalberto Cardoso, Antonio Santi e Paulo Renato; Clerismas Nogueira, intérprete de Libras da Secretaria de Assistência e Promoção Social; Pedro Calixto, chefe de segurança do Osasco Plaza Shopping; Osvaldo Gregório, presidente do Conseg Centro de Osasco; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio; os vereadores Valmir Prascidelli, Rubinho Bastos, Aluizio Pinheiro, João Góis, Rogério Lins e Toniolo; entre outras autoridades.

Fonte: http://www.osascoagora.com.br/manchetes/guarda-municipal-de-osasco-comemora-seu-20%c2%b0-aniversario/
Convênio assinado pelo prefeito de BH permite o uso de revólveres pelos agentes

Pedro Rocha Franco - Estado de Minas

Publicação: 21/06/2010 15:22 Atualização: 21/06/2010 18:44

Agentes da Guarda Municipal agora vão trabalhar armados  - (Beto  Novaes/EM/D.A Press - 25/07/2008)
Agentes da Guarda Municipal agora vão trabalhar armados

Um estudo elaborado pela Guarda Municipal deve definir quais órgãos municipais terão guardas armados. O superintendente da Polícia Federal, Jerry Antunes, e o prefeito Marcio Lacerda (PSB) assinaram nesta segunda-feira convênio liberando o efetivo a usar arma de fogo, mas ainda não está definida a data que os agentes receberão os revólveres. A única definição é que os servidores de escolas e postos de saúde não devem usá-las e, sim, portar armamento não-letal – a compra dos equipamentos depende da liberação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O estudo deve confirmar, ou não, também se é preciso comprar novos equipamentos ou se a quantidade adquirida é suficiente para o efetivo. A expectativa é que os profissionais atuando em áreas mais críticas passem a andar armados.

Se escolas e postos de saúde estão fora da lista de locais a terem guardas armados, os parques municipais devem ter ronda armada. Na semana passada, o guarda que fazia ronda no Parque Planalto foi atingido por um disparo, que, por sorte, acertou o colete à prova de balas.

Em 2006, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial comprou 300 revólveres calibre 38 e 50 pistolas .380, além de mais de 13 mil cartuchos de munição. Mas, sem a liberação da PF, os agentes estavam impedidos de usar o material. Segundo secretário municipal de segurança coronel Genedempsey Bicalho, a assinatura do convênio é a primeira de 10 etapas do Estatuto do Desarmamento a serem cumpridas antes de garantido porte de arma. “É preciso ter 80horas anuais de qualificação; refazer a avaliação psicológica, que tem validade de dois anos, e um curso de reciclagem, além de outros requisitos”, explica. Outro ponto exigido é que a corporação tenha uma corregedoria própria e ouvidoria independente.

Os guardas municipais de Belo Horizonte serão os primeiros do estado a andarem armados, de acordo com a Polícia Federal. Há dois anos, a Polícia Militar foi responsável por treinar o efetivo da Guarda Municipal, submetendo todos os 1.850 agentes a testes psicológicos, investigação social e curso de tiro.

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/06/21/noticia_minas,i=165195/GUARDA+MUNICIPAL+ESTA+LIBERADA+PARA+USAR+ARMAS+DE+FOGO.shtml

segunda-feira, 21 de junho de 2010

POLÍCIA: a mais estressante e criticada das profissões por Dr. Archimedes Marques




POLÍCIA: a mais estressante e criticada das profissões.

(Archimedes Marques)

Apesar da Polícia trabalhar mantendo a ordem pública, protegendo a sociedade, aconselhando, dirimindo conflitos, evitando o crime, investigando, fazendo a paz ou regulando as relações sociais, é considerada por boa parte da população como ineficiente, violenta, agressiva e criminosa.
Por conta desses atributos negativos, o desgaste das instituições policiais e dos seus membros é iminente e presente, aumentando ainda mais a ansiedade e a angustia de cada um para constatar o seu estresse, cansaço e desolação.
Apesar do bom policial dar o melhor de si durante o seu labute, de sair de casa sem saber se volta a ver mais os seus filhos, de ser capaz de dar a sua própria vida para defender a sociedade contra o marginal, de trabalhar quase sempre por um salário não condizente com a importância da sua missão, é veementemente criticado pela mídia e pelo povo quando por um deslize qualquer deixa de exercer a sua função satisfatoriamente.
Trabalhar excessivamente lidando com o público, com os problemas brutais da sociedade, com o perigo constante, com a prevenção e repressão aos crimes diariamente e permanentemente e ainda não se ver recompensado psicologicamente e financeiramente, não pode deixar alguém, por mais forte que seja, sem se sentir cansado e estressado.
Enquanto que para a sociedade o crime comumente assusta e todos são condicionados a correr de uma briga, a fugir de um iminente perigo, o policial, por sua vez, deve correr em sua direção e ali estar presente para manter a paz pública.
Aliados a essa problemática da incompreensão, ingratidão, critica negativa por parte da sociedade, ainda resta a questão da sobrecarga de trabalho alcançada por muitos policiais, que por conta dos baixos salários que percebem, buscam alternativas na vida privada para complementar o seu ganho e melhor suprir as necessidades da sua família, ou seja, passam eles a fazer o famoso “bico” nas suas horas de folga, horas essas que seriam dedicadas ao seu descanso, ao laser, a um melhor convívio com seus filhos e que são perdidas nessa nova atividade, aumentando assim, consideravelmente o seu cansaço físico e o conseqüente estresse emocional, isso quando não ocorre morte em confronto com os marginais.
Infelizmente, também é triste ter que constatar que muitos dos nossos policiais, por absoluta falta de opção e condição financeira, residem na periferia das grandes cidades, por vezes até nos morros ou bairros dominados pelo tráfico. Suas vidas e dos seus familiares correm por um fio e por isso vivem eles a se esconder para que ninguém saiba a sua verdadeira profissão. Quando são policiais militares andam com suas fardas escondidas em sacolas para só vesti-las nos seus locais de trabalho. Essa constante preocupação é também fator de grande somatório para o aumento do estresse para qualquer um que viva tal drama.
É fácil concluir que para haver o saneamento desses problemas, necessário se faz mudanças de pensamentos e atos do povo, passando a sociedade a sentir a sua Policia a luz do valor da amizade para em boa cumplicidade apoiar as suas ações de resgate da dignidade corroída pelo poder publico através dos anos, ao invés de arrastá-la cada vez mais para o fundo do poço, ao mesmo tempo em que urge também por vontade política em resolver de vez a situação salarial e social das Polícias, principalmente com a implantação do piso nacional, assim como, pela unificação das classes, para uma Policia efetivamente única e forte, reduzindo o estresse de cada membro, melhorando assim o desempenho de todos para uma real prestação de serviços à sociedade.

(Delegado de Policia. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br
Devido a várias cobranças em Plenário ao Prefeito e aos Secretários, referente aos Projetos de valorização da GCM, o Prefeito Kassab anunciou na manhã de 21/06/10 em uma ligação no celular do Vereador Abou Anni que estará iniciando o encaminhamento dos Projetos, ainda nesta semana.

GCM Carlinhos Silva 43010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ana Carolina Leal - editornet@liberal.com.br

Flávio Oliveira


Guardas municipais de Americana realizaram ontem um treinamento de busca em matas e abordagens com um cão labrador e um pastor alemão, batizados de Batman e Nero. Hoje, o canil possui quatro cachorros. A medida tem como objetivo capacitar os animais para busca de fugitivos em locais de difícil acesso.

Siga o Jornal O Liberal no Twitter!

O canil da Gama (Guarda Municipal de Americana) foi criado por meio da lei municipal 4927/2009 para auxiliar no patrulhamento diário. Além de animais para atividades de busca em matas ou outros locais de difícil acesso e auxilio no patrulhamento, o canil conta com um cão de faro de entorpecente e um para cinoterapia - nova abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais.

"A equipe do canil se encontra em treinamento, mas em breve estará nas ruas reforçando a segurança dos moradores, bem como realizando apresentações de show em escolas", afirmou o diretor da Gama, Marcelo Feola.

Fonte: http://www.oliberalnet.com.br/cadernos/policia_ver.asp?c=39A295E5103

Estado de Minas

Pedro Ferreira

Publicação: 16/06/2010 16:25

Depois de seis anos da criação da Guarda Municipal em Belo Horizonte (MG), finalmente o projeto que permite seus agentes andarem armados foi concluído e aguarda apenas a assinatura de um convênio com a Polícia Federal para concessão do porte, o que deve acontecer na próxima semana. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que administra a Guarda de BH, informou que foram cumpridos todos os requisitos estabelecidos pelo Estatuto do Desarmamento, entre eles o teste de capacidade técnica e aptidão psicológica.

De acordo com a delegada Bruna Rizzato Barbosa, a “Polícia Federal não tem o poder discricionário de negar porte de arma aos guardas municipais, sendo a decisão de armar os servidores exclusivamente da Administração Pública Municipal, na figura de seu gestor maior”. Ainda de acordo com a agente federal, não cabe à PF questionar os motivos da concessão de armas aos guardas municipais, mas apenas fiscalizar, controlar e analisar se as exigências legais foram devidamente atendidas.

A Guarda de BH tem 1,8 mil agentes que foram treinados pela Polícia Militar, inclusive para usar armas de fogo. Eles atuam na segurança urbana e patrimonial do município, como unidades de saúde, escolas, parques e praças. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que o Estatuto do Desarmamento, que autoriza o uso de armas de fogo pela guarda municipal, é extremamente rigoroso. Somente cidades com mais de 500 mil habitantes podem ter Guarda armada.

A cada dois anos, os seus integrantes passam por uma avaliação psicológica, tem que ter habilitação de prática de tiros por autoridade competente, tem que ter uma corregedoria própria e uma ouvidoria independente. “Todas essas exigências já foram cumpridas pela Guarda de BH”, informou a Secretaria Municipal de Segurança Urbana. O município já adquiriu 350 revólveres calibre 38 e pistolas 380. Nem todas as unidades da prefeitura terão necessidade de um agente de segurança armado, segundo a Secretaria, e cada setor está sendo avaliado.

A PF esclareceu que o Sistema Nacional de Armas, instituído no Ministério da Justiça, no âmbito da Polícia Federal, tem por finalidade manter o cadastro geral de armas de fogo no país, como as importadas, as produzidas e vendidas no território nacional, assim como o controle dos registros das mesmas.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/06/16/brasil,i=197993/PF+VAI+AUTORIZAR+GUARDA+MUNICIPAL+A+USAR+ARMA+DE+FOGO.shtml

Cachorro da corporação assustou animal que atacava mulher de 55 anos.
Moradora de Serra Negra ficou ferida nos braços, nas pernas e no pé.

Do G1 SP, com informações da EPTV

O cão da raça rottweiler da Guarda Municipal de Serra Negra, município a 139 km da capital paulista, ajudou a controlar um outro cachorro que atacava uma mulher no Centro da cidade na tarde desta quarta-feira (16). De acordo com a corporação, a vítima, de 55 anos, andava pela calçada quando foi atacada por um cachorro da raça boxer que escapou de uma casa próxima.

Uma viatura da Guarda Municipal estava no bairro e foi acionada pelos vizinhos. "Quando chegamos no local, a mulher estava em estado de choque porque já havia perdido muito sangue", explica o guarda Fábio Ramalho. Ele e o cão agiram juntos para controlar o outro cachorro. De acordo com o guarda, os vizinhos jogavam pedras e paus no animal, mas não conseguiam afastar o cão. O rottweiler da Guarda assustou o boxer, que largou a vítima e saiu do local.

A mulher sofreu ferimentos nos braços, nas pernas e no pé esquerdo. Ela acabou encaminhada para o Hospital Santa Rosa de Lima e passa bem. O boxer foi levado para o Corpo de Bombeiros. Em depoimento, vizinhos contaram que não é a primeira vez que o boxer ataca pessoas do bairro.

Treinamento
Há dois meses, Áthila, cão da raça rottweiler, está sendo treinado para trabalhar com o guardas municipais de Serra Negra. "Foi uma coincidência. Tinha acabado de fazer um treinamento com o rottweiler, que está sendo adestrado. Hoje foi o primeiro trabalho dele", conta Ramalho. O guarda está há 11 anos na corporação e é responsável pelo treinamento do primeiro animal do canil da corporação. Ele explica que há quatro meses a Guarda decidiu trabalhar com o cão, porque antes dependia da ajuda do canil de Amparo.

FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/06/rottweiler-da-guarda-municipal-controla-ataque-de-cao-em-sp.html

Em nota, Lula lamenta morte do ex-prefeito de Varginha.
Mauro Texeira foi o prefeito que organizou a Guarda Municipal de Varginha em 2004 e era um apaixonado por esta instituição.


Mauro Teixeira irá fazer muita falta dentro da política, uma das maiores paixões deste homem vencedor. A Guarda Municipal de Varginha esta solidária com os familiares e pedimos que DEUS de o conforto necessário para abrandar seus corações nesta hora tão difícil. Mauro Texeira nunca escondeu a paixão especial que tinha pela Guarda Municipal de varginha, e em seus pronunciamentos sempre enautecia os trabalhos realizados pelos seus agentes.



BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota lamentando a morte do ex-prefeito de Varginha (MG) Mauro Teixeira. Vítima de uma aneurisma na aorta (artéria no coração), o ex-prefeito passou por uma cirurgia cardíaca, mas não resistiu. Mauro Teixeira tinha 57 anos, foi prefeito de Varginha por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008. Era atual presidente do PT no município.

"Mauro Teixeira foi um político exemplar, com atuação destacada tanto no Legislativo quanto no Executivo. Sua cidade natal, Varginha, que ele amava, soube reconhecer seu valor, ao elegê-lo duas vezes vereador e duas vezes prefeito. Com seu dinamismo, tornou-se uma liderança natural dos prefeitos da região. Sua perda é irreparável. Neste momento de comoção, quero me solidarizar com seus familiares, amigos e correligionários", diz a nota.

Dono de um carisma que conquistou milhares de eleitores, Mauro era figura popular sempre presente nos eventos da cidade, principalmente os que envolvia as pessoas mais carentes. Criou o Natal Solidário e cuidava ele próprio de angariar recursos com parceiros no Estádio do Melão, de onde nenhuma criança saia sem um presente de Papai Noel e chegou ele próprio a vestir-se de “bom velhinho” e descer de helicóptero no estádio. Tinha personalidade explosiva e era polêmico em muitas ocasiões nos embates políticos, nunca deixou que esse outro lado de seu temperamento maculasse o carinho que grande parte da população tinha por ele e que lhe garantiu enorme popularidade até este último momento.

O Prefeito de Varginha Eduardo Carvalho decretou, com extremo pesar, luto oficial de três dias devido ao falecimento do ex-prefeito e amigo Mauro Tadeu Teixeira. No velório do ex-prefeito, estiveram os ex- ministros do Governo Lula, Hélio Costa e Patrus Ananias, deputados, prefeitos de toda a região, além de centenas de companheiros de partido.
Mauro nasceu em Varginha em 06 de junho de 1953. Era filho de Mauro José Teixeira e Léa Teixeira. Deixa viúva Geisa Gomes Teixeira e os filhos: Renan e Naiara. Era formado em odontologia e especializou-se em cirurgia buco-maxilo-facial.
Foi prefeito de Varginha por dois mandatos consecutivos, de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

“Um momento de muita tristeza para nós da Guarda Municipal, e para todo o Sul de Minas, perdemos um lider que acreditava e não media esforços em nos apoiar, ressaltou GM Carvalho.”




16/06/10


A Romu de Santo André deu mais um duro golpe no tráfico de drogas com a apreensão de 20 pinos de coca, 20 trouxinhas de maconha e 200 trouxinhas de crack já é o segundo flagrante nesta semana .Uma equipe da Romu patrulhava a região da Av. Bom pastor quando adentrou uma pequena favela da região e estourou uma boca de fumo e deteve um marginal.
A ocorrência foi apresentada no Garra de Santo André e o marginal autuado por tráfico de drogas.

ESTE BELO TRABALHOS DOS NOSSOS BRAVOS MILICIANOS DE SANTO ANDRÉ SÓ VEM A ENGRANDECER O NOME DESTA NOBRE CORPORAÇÃO QUE TRABALHA DIUTURNAMENTE POR VOCÊ CIDADÃO ANDREENSE.

sábado, 12 de junho de 2010

“GUARDA VOTA EM GUARDA PELA GUARDA,PELA DEMOCRACIA E PELO POVO”


Guardas Civis do Brasil.

As eleições se avizinham e temos que tomar as melhores decisões para o nosso futuro.
Quem disser que tem a “fórmula mágica” para que mudemos radicalmente nossa realidade está mentindo, mas toda e qualquer solução proposta passa pelo nosso fortalecimento político, seja ela na Assembléia Legislativa, Câmara dos Deputados, Governo do Estado e Governo Federal .
É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.
As últimas eleições para Deputado Estadual e Vereadores, foram verdadeiras demonstrações de como desperdiçar votos e ficou evidente a falta de espírito de corpo.
Tivemos candidatos GCMs das mais diversas classes, concorrendo a cargos eletivos e como consequência, NÃO ELEGEMOS PRATICAMENTE NINGUÉM..!

TEMOS QUE TOMAR A DECISÃO CERTA DE QUE IREMOS ELEGER E VAMOS ELEGER OS CANDIDATOS QUE SÃO GCMs.
Ao ser dada a largada !!!!
Devemos apoiar candidatos GCMs aqueles que realmente estão na estrada e lutando por nosso ideal azul marinho que estão mostrando a cara e fazendo a integração com as Guardas , largando o aconchego de seu lar e colocando o pé na estrada em busca de um ideal defender está farda que tanto amamos , nósGCMs devemos estar preparados para ouví-los e dar nosso apoio.
Chegou nossa vez .
Não nos deixemos enganar novamente e não vamos jogar no lixo nosso voto e nossa força!

UNIDOS SOMOS FORTES..! AGORA É A NOSSA VEZ.

VEM AI O TSUNAMI AZUL MARINHO



Autor : GCM Prezotto Santo André 12 anos de carreira.

Varginha sedia Encontrode Guardas Municipais Do Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Matheus Pissolatti -Jornal Gazeta de Varginha

11/06/2010
Varginha foi escolhida cidade para sediar o encontro de lideranças de Guardas Municipais. O evento aconteceu durante todo o dia de ontem na sede da GM, na Vila Pinto e contou com a participação de representantes de cerca de 20 cidades.

De acordo com o Comandante da GM de Varginha, Maurício Maciel, o objetivo do encontro é trocar experiências sobre os trabalhos realizados pelas guardas em diversos municípios; apresentando dificuldades e também bons exemplos a serem seguidos. “Cada cidade teve oportunidade para explanar sobre seus trabalhos. Ao longo do encontro, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos temas propostos”, afirma.

Entre os temas de discussão destacam-se legislação, política comunitária, formas de atuação, procedimentos operacionais, abordagem, convênios, apresentação das instituições e diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Do Sul de Minas participaram guardas de cidades como Pouso Alegre, Poços de Caldas e Campos Gerais. Do estado do Rio de Janeiro estiveram presentes representantes de Mesquita, Nilópolis, Paracambi, São João do Meriti e da capital.
O encontro é apoiado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais do qual Maciel é o vice presidente.

Para Maciel, Varginha é beneficiada com a realização de eventos desse porte. “Discutir segurança pública é muito importante. Isso contribui para a evolução do município neste aspecto e reforça a ideia de que o guarda municipal deve ser um dos atores principais nesta engrenagem e não coadjuvantes, conforme preconiza a Secretaria Nacional de Segurança Pública”, enfatiza.

No final do encontro saíram diversas propostas que serão registradas em um documento. Estas sugestões serão encaminhadas para o 20º Congresso Nacional de Guardas Municipais que acontece nos dias 18, 19 e 20 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o Subinspetor Alves, da GM do Rio de Janeiro, a expectativa é de que cinco mil pessoas participem do Congresso. “Estamos otimistas. O Congresso é o maior evento sobre segurança pública realizado no país”, ressalta.
Alves comenta ainda que cerca de 230 políticos que integram a Frente Parlamentar pró Guardas Municipais também devem estar presentes no Congresso. “Será um esforço concentrado. Para os próximos meses estamos preparando também o 1º Encontro de Chefes de Polícia da América Latina”, finaliza.últimas notícias
Após os trabalhos os visitantes conheceram patrimônios municipais, praças, parques, sede da prefeitura e também a nova turma de alunos do curso de formação, onde fizeram uma apresentação de ordem unida a toda a comitiva.

Matheus Pissolatti - Jornal Gazeta de Varginha


GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

Comandante da Guarda Municipal de Osasco faz palestra em escola de pós-graduação da PM

O Inspetor Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, proferiu, no dia 1 de junho, uma palestra no CAES (Centro de Altos Estudos em Segurança), unidade que integra a Escola de Pós-Graduação da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Falando para uma platéia com cerca de 40 oficiais de 4 Estados (São Paulo, Sergipe, Paraíba e Rio de Janeiro), formada por majores que são alunos do programa de doutorado em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública da instituição e ainda por tenentes-coronéis e coronéis, o comandante foi um dos expositores do tema Polícia e Comunidade em Sociedade Democrática.

“Quero registrar o tratamento altamente respeitoso que recebi dos oficiais, tendo muita tranqüilidade para abordar assuntos que puderam fazer enormes contrapontos, como por exemplo a falta de informações à população sobre os processos disciplinares apresentados pela PM, que dificulta que o cidadão tenha acesso com facilidade a esses dados”, explicou.

No evento, ele também debateu a visão da Polícia Militar sobre a regulamentação das guardas municipais que é um assunto ainda não muito bem visto pela PM, e propôs que a instituição passe a ser mais preventiva, dando mais ênfase à prevenção do que a pronta resposta. “Creio que a corporação está muito pesada e necessita ficar mais leve e ágil”, completou.

Já no próximo dia 16, o comandante participa, em Recife, do II Seminário “ O Município no Sistema Único de Segurança a convite do Ministério da Justiça, com o tema “Marco regulatório das guardas municipais”, da qual vão participar 150 secretários municipais de segurança e 50 comandantes de corporações. “Nossa meta, nesse evento, é debater junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública e com os gestores presentes a criação de um marco regulatório para todas as guardas do país, com normas de padronização e atuação”, relata.

Departamento de Comunicação Social
Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520
Jornalista: Erica Charkani Celestini
Diretora: Emilia Cordeiro
e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Município de Varginha foi sede nesta Quarta Feira, 09/06/2010 do encontro preparatório para XX Congresso Nacional das Guardas Municipais que acontecerá nos dias 18/19/20 de agosto na cidade do Rio de Janeiro.



O evento que foi realizado na sede da Guarda Municipal de Varginha, contou com a participação de Guardas do Estado do Rio de janeiro e do Sul de Minas, dentre os quais destacamos, Boa Esperança, Poços de caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Nilópolis, Mesquita, Rio de janeiro, Paracambi, São João do Meriti e outras. O inicio das atividades foi realizado pelo Diretor da Guarda Municipal de Varginha Sr. Guilherme Maia , que deu as boas vindas a todos os participantes e desejou um bom trabalho a todos.

O evento foi prestigiado por autoridades, como Sr. Mauro Biancasteli presidente do consep e o Prefeito municipal de Varginha, Sr. Eduardo Antonio Carvalho, que enfatizou o carinho que tem com a Guarda Municipal e a satisfação de receber repersentantes de varias municipíos em nossa cidade.

“É singular a importância do evento, não só para o município de Varginha, como para O Estado de Minas, a integração das Guardas com certeza vai contribuir e muito para um melhor planejamento de ações dessas instituições”, ressaltou o comandante da GM Varginha Mauricio Maciel.

Durante o evento cada representante das Guardas Municipais, realizaram apresentação de suas realidades, dificuldades ações positivas, bem como toca de informações sobre, Convênios, Cursos, Trânsito, Escolas,Documentos de registros e Ocorrências.
O Subinspetor Alves apresentou a Cidade do Rio de janeiro e a logística para o evento, que será realizado no Centro de Convenções RIOCENTRO .

São esperado para XX congresso, representantes de aproximadamente 200 municípios, diversas autoridades políticas, como muitos deputados Federais integrantes da frente parlamentar em prol da defesa das Guardas Municipais.

O encontro em Varginha é um convite para participação no XX Congresso Naciona,l sendo este considerado o maior evento de Guardas Municipais do Brasil.