segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coronel afirma que servidor errou ao disparar arma que feriu adolescente em Novo Hamburgo.


Em guerra com a prefeitura desde que assumiu o comando da Brigada Militar no Vale do Sinos, o coronel Nicomedes Barros criticou duramente a Guarda Municipal de Novo Hamburgo pela abordagem mal-sucedida, que acabou com um adolescente baleado na sexta-feira. O oficial condena o uso de armas de fogo pela corporação, principalmente ao fiscalizar o trânsito.

– A missão constitucional das guardas é cuidar do patrimônio público e não fazer o trabalho da polícia. Eles cuidam do trânsito armados e quando há situações como essa querem agir como policiais, o que não sabem fazer – reclama Barros.

Segundo o comandante, até ontem a BM não tinha sido avisada da ocorrência, que culminou com o garoto Manolo Ferreira da Silva, 12 anos, ferido na cabeça por um tiro desferido pelo agente Celso Barbosa, 39 anos. Conforme a versão do guarda à polícia, um motorista de um Santana não respeitou o alerta para parar e tentou atropelá-lo. Para parar o veículo, Barbosa teria atirado duas vezes para acertar os pneus do carro, mas um dos tiros acertou Manolo, que estava em outro carro com o pai. O garoto, que permanece internado, deve receber alta no início desta semana.

– Se o motorista não parou, não vai ser a guarda que fará isso. Eles deveriam ter acionado a Brigada. Fizeram tudo errado – lamenta Barros

A partir dessa falha, a Brigada pretende entrar no caso. O coronel já pediu o relatório ao grupamento da BM responsável por fiscalizar os treinamentos e licenças das guardas municipais. Barros quer saber se os agentes estão com as permissões e os cursos de reciclagem em dia.

O atrito do oficial com a prefeitura se acirrou com a disputa sobre a operação das câmeras de vigilância no fim de 2009. O coronel requisitava que o serviço, hoje executado pela guarda, fosse repassado à BM. Com a guerra aberta, os convênios com a Brigada acabaram, inclusive os treinamentos dos agentes.

ZH fez contato com o guarda Celso Barbosa ontem, mas ele não quis falar sobre o assunto.

– Estou muito abalado – disse.

gustavo.azevedo@zerohora.com.br

GUSTAVO AZEVEDO

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2884203.xml&template=3898.dwt&edition=14566&section=1001

5 comentários:

  1. Boa noite Douglas, aqui é o Subcomandante da GCM de Jacobina Ba, e estive acompanhando o caso do companheiro Celso, e vi a revolta do coronel, eu gostaria de saber porque que a brigada é quem fiscaliza a os treinamentos e licenças,se eu entendi a BM é quem treina a GCM então a falha esta clara encinaram a falhar, ja que o colega falhou como diz ele então o problema esta em quem treinou o pessoal, a brigada não tem competencia para treinar GCMs não podem ensinar o não sabem.
    Atenciosamente,
    SUBCOMANDANTE SANTOS LIMA.

    ResponderExcluir
  2. GOSTARI DE SABER SE O CORONEL TEM OS DADOS DE QUANTAS PESSOAS INOCENTE A PM JA MATOU ESTE ANO E QUEM É O ORGÃO QUE FISCALIZA SE ELES TEM FEITO A RECICLAGEM, SERIA UMA BURRICE CAVALIANA COM TODO RESPEITO AO BURRO E AO CAVALO, EM PENSSARMOS QUE UM SD PM FAZ RECICLAGEM OU SE AUMENOS SABE ATIRAR, SALVO EM CASOS DE ATIRADORES DE ELITE QUE COM CERTEZA SÃO POUCOS.

    ResponderExcluir
  3. Sou GCM de guarulhos.Concordo que a GCM não deve fazer serviço da BM, assim como ela não deva fazer serviço da PC, e a PC não deva fazer o serviço da PF. Somos todos regido pelo Art. 178 do CTN. O poder de polícia que rege desde da policia federal até a GCM. Enquanto uns querem méritos os Bandidos se unem.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde ao Nobre Subcomandante Santos Lima, provavelmente a prefeitura local firmou convênio com a BM para técnicas de armamento e tiro. Creio que as guardas municipais são competentes o bastante para ensinar seus efetivos, sem a presença da Policia militar no corpo docente.

    Atenciosamente.

    Gcm Douglas

    ResponderExcluir
  5. a guarda municipal tem sua atribuição constitucional,ZELAR PELO PATRIMONIO DA PREFEITURA,NADA MAIS,POLICIA É POLICIA,E GUARDA É GUARDA,PONTO FINAL.

    ResponderExcluir

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!