segunda-feira, 26 de abril de 2010

23/04/2010 – SECRETARIO MUNICIPAl, GUARDAS MUNICIPAIS E FUNCIONARIO DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE VISITAM A SEDE DA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA-MG.

Uma comitiva da cidade de Conselheiro Lafaiete visitou a cidade de Varginha nesta quinta-feira, 22 de abril. O objetivo da visita foi conhecer e observar todo o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito.

A comitiva formada por Secretário, Guardas Municipais e funcionario do departamento de trânsito daquela cidade, também conheceu como funciona a questão de municipalização do trânsito na cidade de Varginha, conheceu na prática as dificuldades e as vantagens para o Município que deseja assumir esta grande responsabilidade e também como funciona toda a operacionalidade do setor, onde a parceria Demutran e Guarda Municipal é fundamental. A comitiva conheceu algumas instalações municipais e a sede da Guarda Municipal.

Conselheiro Lafaiete é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Considerada mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, à 96 km da capital do estado. Sua população estimada em 2009 é de 114.579 habitantes, o que a torna a 22ª cidade mais populosa do estado.

A primeira notícia que se tem da história de Conselheiro Lafaiete, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, é por volta de 1683, dada pela bandeira de Garcia Rodrigues, que fala no arraial de garimpeiros e índios chamado Campo Alegre dos Carijós.
Consta que antes essas paragens já teriam sido visitadas pelo português D. Rodrigo, em 1680/81, e mesmo, anteriormente, pelas bandeiras de Pais Leme (1674) e Lourenço Castanho (1675) que, penetrando no vasto sertão, desbravavam as terras abrindo picadas e caminhos. E na aventura achavam ouro, plantavam roças, criavam arraiais.

Muitos pesquisadores se perderam na selva das hipóteses, para definir os primeiros passos da civilização em Carijós, mas é tido como certo, e a notícia acima é uma confirmação, de que alguns remanescentes da bandeira de Borba Gato, logo após a morte do português D. Rodrigo, vieram minerar na serra de Ouro Branco e, como lá os silvícolas eram ferozes, fizeram sua morada junto aos índios carijós, de boa índole e pacíficos, que tinham sua taba num vasto planalto nos contrafortes da Mantiqueira. Esses carijós, pertencentes ao grupo lingüístico tupi-guarani, tinham vindo do litoral fluminense, fugindo às hostilidades de outras tribos e às maldades dos caçadores de escravos.

De acordo com o arqueólogo Dr. José Vicente César, svd, esses aborígenes já devem ter vindo catequizados, chegando a essa conclusão pelo fato de que “os carijós, desde o início, aceitaram o contato pacífico com os europeus, assimilando o Cristianismo com muito entusiasmo e bons resultados de mútua integração cultural”, chegando a essas plagas antes dos desbravadores das Gerais.



www.gmvarginha.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!