terça-feira, 27 de abril de 2010

Adolescente passou o final de semana hospitalizado depois de ter sido ferido por guarda municipal.


Vítima de uma ação malsucedida de um guarda municipal de Novo Hamburgo, na sexta-feira, Manolo Ferreira da Silva, 12 anos, recebeu alta ontem e agora vai se recuperar em casa. Na sede da Guarda Municipal hamburguense, no entanto, não haverá descanso.

Os 200 guardas que compõem a corporação foram convocados ontem para reunião com o coronel da reserva da BM Luiz Fernando Farias, secretário municipal de segurança.

Aos guardas, o secretário repassou a avaliação do prefeito Tarcísio Zimmermann, que considerou o acontecimento gravíssimo. O secretário adiantou aos agentes que casos como esse serão tratados com extremo rigor:

– Uma atitude impensada, equivocada de um guarda, tem de ser averiguada com o máximo de rigor e colocamos isso para eles, mas também reconhecemos a importância do trabalho deles para a sociedade.

Amparados por legislação federal, os guardas de Novo Hamburgo andam armados. Mas em vez de apenas proteger prédios públicos e praças, fiscalizam o trânsito com armas na cintura. O secretário ressalta que a Lei 10.826 de 2003 permite que integrantes das guardas andem armados em serviço. Conforme Farias, em Novo Hamburgo, está entre as atribuições dos guardas a fiscalização do trânsito.

A polêmica levantada pelo comandante da Brigada Militar do Vale do Sinos, coronel Nicomedes Barros, no entanto, está na guarda exercer papel de polícia em abordagens, quando o papel dos seus agentes é restrito à segurança dos bens públicos municipais.

– A Constituição é clara quanto ao papel da Guarda e ela não tem papel de polícia. Não podem revistar pessoas, fazer abordagens, esse é o trabalho policial ao qual ela não tem competência. Eles têm de guardar o patrimônio municipal – confirma o ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo José Vicente da Silva Filho.

Sobre a ação do guarda Celso Garcia Barbosa, 39 anos, que baleou o garoto ao atirar contra um veículo, o prefeito Tarcísio Zimmermann solicitou uma série de providências. Zimmermann pediu o afastamento do agente, assim como a imediata instauração de procedimento investigativo.

Delegado diz que registro é de tentativa de homicídio

O prefeito determinou que todos os membros da Guarda Municipal fossem alertados para as normas a serem observadas para o uso de armas de fogo, só admissível como ato de defesa em caso de risco de vida pessoal ou de terceiros.

O delegado Clóvis Nei da Silva encaminhará um pedido de reconstituição ao Departamento de Criminalística.

– A princípio, existe uma ocorrência de tentativa de homicídio contra esse guarda. Está instaurado o inquérito e vamos investigar.

leticia.barbieri@zerohora.com.br

LETÍCIA BARBIERI | Vale do Sinos/Casa Zero Hora

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2885486.xml&template=3898.dwt&edition=14575&section=1001

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!