quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Segundo prefeitura, a polícia militar não tem efetivo suficiente para o programa

Haddad anunciou mudança no programa durante entrega de caminhões de coleta seletiva na manhã de hoje (23)ESTADÃO CONTEÚDO
A Prefeitura de São Paulo vai passar a usar guardas civis na Operação Delegada, cujo objetivo é fiscalizar e combater o comércio ilegal, ainda em 2014, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT) nesta terça-feira (23). A informação foi divulgada durante uma entrega de caminhões para coleta seletiva no Vale do Anhangabaú, no centro.
Atualmente, a Operação Delegada é feita a partir de um convênio da prefeitura com a Polícia Militar, em que os agentes, em duplas ou trios, tentam coibir a atuação de ambulantes não autorizados nas ruas.
— Agora, nós temos a alternativa de também fazer com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), até porque não há contingente da polícia militar para toda a Operação Delegada.
Segundo Haddad, o novo modelo deve ser testado inicialmente no Brás, na região central, e contaria com a participação de grupos formados apenas por agentes da GCM.
— Hoje, nós podemos ter um contingente atuando no contraturno e nós vamos testar o modelo.
A medida tem respaldo em lei federal sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto, que concedeu poder de polícia aos guardas civis. De acordo com Haddad, a prefeitura precisa abrir inscrições para os agentes que queiram participar da Operação Delegada, que é feita em jornadas extras de trabalho, e depois realizar a seleção.
Na última quinta-feira (18), o camelô Carlos Augusto Muniz Braga, de 30 anos, foi morto por um policial militar no bairro da Lapa, na zona oeste. Na ocasião, Fernando Haddad classificou a conduta do agente como um "caso isolado" no âmbito da Operação Delegada, já que seria a primeira vez que a atividade policial teria resultado em morte.
O prefeito havia destacado, ainda, a necessidade de analisar continuamente a operação.
— Acho que é um caso isolado (na quinta), mas que tem que ser analisado em profundidade para saber se houve um comportamento indevido por parte do policial ou se é uma atitude mais generalizada.
Com a atual gestão municipal, segundo o tenente-coronel Mauro Lopes, porta-voz da Polícia Militar, o efetivo de policiais militares na Operação Delegada tem sido reduzido por decisão da Prefeitura. "Diminuiu por questões orçamentárias deles", afirmou após a morte do camelô. A reportagem apurou que a redução chegou a 70% e teria causado insatisfação na PM.
De acordo com a prefeitura, no entanto, o efetivo não diminuiu. A administração municipal diz que manteve o número de vagas da gestão anterior e até ofereceu 1.500 a mais, mas que apenas 114 policiais se interessaram.
http://noticias.r7.com/sao-paulo/gcm-atuara-na-operacao-delegada-ainda-neste-ano-23092014

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!