segunda-feira, 29 de setembro de 2014

28/09/14 Nas Ruas - Dennis Guerra: No último sábado (27) uma ocorrência conduzida por integrantes da Guarda Civil gerou polêmica. Ao abordar veículo após os seus ocupantes gerarem comportamento suspeito, os agentes 

VEJA TAMBÉM: Comandante da PM desabafa - Será que esse modelo de segurança deve permanecer? Não, ele deve mudar!

verificaram que o condutor não possuía os documentos de porte obrigatório em relação ao veículo, além de localizarem dois documentos de habilitação que não condiziam com nenhum dos ocupantes. 

Encaminhando o fato ao conhecimento da autoridade policial da região, os guardas civis foram indagados pelo delegado sobre a legitimidade da abordagem, desconsiderando até mesmo a Lei 13.022/14.

Espantados com a atitude do delegado, um dos guardas chegou a conversar com a autoridade, afirmando que "... não estamos aqui para dividir forças, e sim para somar em relação ao bem comum. Além disso, moralmente e baseado na legislação estadual, o senhor como delegado, não pode menosprezar o trabalho de outra instituição, como fez na frente dos detidos..."

GCMs condutores da ocorrência. Foto: Dennis Guerra




Durante a confecção deste boletim de ocorrência, outra vítima chegou à delegacia - acompanhada de testemunhas - para prestar queixa de roubo de celular e outros pertences. Coincidentemente, no mesmo momento, uma mulher que fora entregar os documentos pessoais de um dos acusados trazia consigo uma bolsa, que foi reconhecida pela vítima de assalto como sendo sua. Abordada pelos guardas, foi encaminhada à presença do investigador, que fez a análise dos objetos e co-relação entre as informações.

No veículo, uma blusa também foi reconhecida pelas vítimas como sendo de sua propriedade. A mulher foi indiciada por Receptação - Artigo 180 CPP. Veja este vídeo exclusivo com o depoimento das vítimas:




Durante a apresentação desta ocorrência, outra equipe da Guarda Civil deteve um homem acusado de roubo e comparsa. Na foto abaixo, os GCMs que conduziram a ocorrência. Foto: Dennis Guerra.

Entenda melhor o caso pelo relato da própria vítima no vídeo abaixo:



Na mesma tarde, outras equipes da Guarda Civil compareceram à delegacia com outras ocorrências. Duas delas foram registradas como Posse de Entorpecentes para Consumo Artigo 28 da Lei 11.343 - Lei de Drogas. Em outra ocorrência, um jovem foi apreendido por roubo de celular, registrado como Ato Infracional. Realmente, foi uma tarde movimentada na delegacia.

Veja imagens das equipes no local:

































Fotos, filmagens e edição: Dennis Guerra








http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/exclusivo-guardas-civis-tem-o-seu.html#more

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Segundo prefeitura, a polícia militar não tem efetivo suficiente para o programa

Haddad anunciou mudança no programa durante entrega de caminhões de coleta seletiva na manhã de hoje (23)ESTADÃO CONTEÚDO
A Prefeitura de São Paulo vai passar a usar guardas civis na Operação Delegada, cujo objetivo é fiscalizar e combater o comércio ilegal, ainda em 2014, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT) nesta terça-feira (23). A informação foi divulgada durante uma entrega de caminhões para coleta seletiva no Vale do Anhangabaú, no centro.
Atualmente, a Operação Delegada é feita a partir de um convênio da prefeitura com a Polícia Militar, em que os agentes, em duplas ou trios, tentam coibir a atuação de ambulantes não autorizados nas ruas.
— Agora, nós temos a alternativa de também fazer com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), até porque não há contingente da polícia militar para toda a Operação Delegada.
Segundo Haddad, o novo modelo deve ser testado inicialmente no Brás, na região central, e contaria com a participação de grupos formados apenas por agentes da GCM.
— Hoje, nós podemos ter um contingente atuando no contraturno e nós vamos testar o modelo.
A medida tem respaldo em lei federal sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em agosto, que concedeu poder de polícia aos guardas civis. De acordo com Haddad, a prefeitura precisa abrir inscrições para os agentes que queiram participar da Operação Delegada, que é feita em jornadas extras de trabalho, e depois realizar a seleção.
Na última quinta-feira (18), o camelô Carlos Augusto Muniz Braga, de 30 anos, foi morto por um policial militar no bairro da Lapa, na zona oeste. Na ocasião, Fernando Haddad classificou a conduta do agente como um "caso isolado" no âmbito da Operação Delegada, já que seria a primeira vez que a atividade policial teria resultado em morte.
O prefeito havia destacado, ainda, a necessidade de analisar continuamente a operação.
— Acho que é um caso isolado (na quinta), mas que tem que ser analisado em profundidade para saber se houve um comportamento indevido por parte do policial ou se é uma atitude mais generalizada.
Com a atual gestão municipal, segundo o tenente-coronel Mauro Lopes, porta-voz da Polícia Militar, o efetivo de policiais militares na Operação Delegada tem sido reduzido por decisão da Prefeitura. "Diminuiu por questões orçamentárias deles", afirmou após a morte do camelô. A reportagem apurou que a redução chegou a 70% e teria causado insatisfação na PM.
De acordo com a prefeitura, no entanto, o efetivo não diminuiu. A administração municipal diz que manteve o número de vagas da gestão anterior e até ofereceu 1.500 a mais, mas que apenas 114 policiais se interessaram.
http://noticias.r7.com/sao-paulo/gcm-atuara-na-operacao-delegada-ainda-neste-ano-23092014

terça-feira, 23 de setembro de 2014

21/09/14 Nas Ruas - Dennis Guerra: Na manhã deste domingo (21) em evento realizado na área central de São Paulo, o prefeito Fernando Haddad parou para conversar com integrantes da Guarda Civil Metropolitana. Na oportunidade, comentou sobre a avaliação da população sobre a instituição e ainda, cedeu uma rápida entrevista ao O Cão De Guarda Notícias. Assista ao vídeo abaixo:




"A nossa Guarda está com o prestígio alto na cidade" Fernando Haddad - Prefeito de São paulo






VEJA AINDA:

Dois foragidos da Justiça retornam ao cárcere após abordagens da Guarda Civil

22/09/14 Você Repórter - Jefferson Guerra: Na manhã deste domingo (21) a equipe composta pelos GCMs França, Jefferson e Tarssio efetuaram a detenção de dois homens foragidos da Justiça. No primeiro caso, na parte da manhã, V.M.S. estava procurado pela Justiça por crime de roubo (São Paulo). No segundo, após ser detido em flagrante pelos delitos de Dano ao Patrimônio, Posse de Entorpecentes e Resistência,  foi constatado que G.A.C. estava foragido da Justiça (Tocantins).


Os dois casos foram registrados na 2° Delegacia de Polícia - Bom Retiro. Foto: Equipe.

Na Vila Prudente, Guarda Civil Metropolitana detém traficante e em São Mateus, foragido da Justiça é recapturado

Você Repórter - Bevenuto: Nesta segunda (22) os GCMs da Inspetoria Regional da Vila Prudente Estevanim e Helio detiveram, próximo à escola do Complexo Teotônio Vilela, traficante de drogas.

Foto: Equipe no local.




Você Repórter - Benedetti: No mesmo dia, na região de São Mateus, os sentinelas da Inspetoria Regional da mesma região detiveram um homem de 55 anos de idade acusado de praticar assalto em ônibus. Constatado mais informações, ficou confirmado que ele estava foragido da Justiça. 



Foto: Matos








http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/prefeito-fernando-haddad-em-rapida.html#more

sábado, 20 de setembro de 2014

20/09/14 - Por Dennis Guerra: Nesta matéria do SBT Notícias da Manhã, a Guarda Municipal de Guarulhos é destaque. Os policiais do município, com especial atenção ao Cão Sheik,  


ajudaram a prender sequestradores que fizeram um pai e as suas duas crianças reféns. Veja a matéria completa clicando AQUI. Sugerido por Murilo Romero via WhatsApp. Foto reprodução: Cris Marques - Facebook






















O Cão Sheik, que ajudou a prender criminosos em Guarulhos. Foto Reprodução.
Clique na imagem para assistir ao vídeo!

http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/guarda-municipal-de-guarulhos-e.html
Exibindo campanha dez votos.jpg
18/09/14 Nas Ruas - Por Dennis Guerra: Seguindo na cobertura dos eventos em comemoração aos 28 anos da Guarda Civil MetropolitanaO Cão De Guarda Notícias esteve no Auditório Elis Regina - Anhembi, para registrar os 



melhores momentos do evento. Apresentaremos agora a palestra do filósofo Mário Sérgio Cortella, que, na modesta opinião deste editor, desde já pode ser considerado uma etapa memorável desta semana de comemorações. 


Com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade, além de familiares, seguiram-se várias homenagens, como àqueles que tombaram em cumprimento do dever, assim como aos que, pela atribuição policial e a sua determinação no cumprimento desta, trazem consigo hoje marcas na própria pele - aquelas que são as verdadeiras insígnias do dever cumprido.


Além disso, representantes da sociedade como o Dr. Eurípedes Sales - irmão da vereadora Edir Sales - um dos fundadores da Guarda Civil Metropolitana. O Coronel do Exército Brasileiro, Jorge Ávila, primeiro Comandante da GCM/SP e uma grande homenagem ao Augusto Frederico Antunes - Guty - merecidamente homenageado ao receber das mão do Secretário Municipal de Segurança, Sr. Roberto Porto, o uniforme da Guarda Civil Metropolitana.



"Eu achava que vocês tivessem me esquecido" Coronel Ávila 

Assista agora a primeira parte desta matéria com a palestra QUAL É A TUA OBRA? com Mário Sérgio Cortella e a segunda com os melhores momentos do evento. Fotos, filmagem e edição: Dennis Guerra:





Veja agora a segunda parte:







Outras imagens do evento













    
Aguarde nova atualização









http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/09/apresentacao-de-mario-sergio-cortella.html#more