quarta-feira, 12 de março de 2014

Dependentes correm após GCM jogar bomba de efeito moral, mostra vídeo.
Duas mulheres suspeitas de tráfico foram presas na ação.

Do G1 São Paulo

O vídeo exibido pelo SPTV mostra um grupo de guardas-civis com escudos avançando em direção usuários de crack, que atiram pedras contra os GCMs.
Em seguida, um guarda correndo se aproxima do restante do grupo com escudo e joga uma bomba de efeito moral, que explode no meio da rua e dispersa os usuários. As ruas da região estavam lotadas de dependentes químicos.
Prisão
Depois de serem monitoradas pelos guardas-civis com ajuda de câmeras por cerca de duas horas, as mulheres foram detidas e encaminhadas ao 77º Distrito Policial, em Santa Cecília. Depois disso, um grupo se dirigiu à Alameda Cleveland, onde há uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM). No local, as pessoas apedrejaram dois veículos da GCM. Além disso, um guarda-civil foi atingido por uma pedra e sofreu escoriações. Ele foi encaminhado ao Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, também no Centro.
A Prefeitura informou, por volta das 21h, que os guardas envolvidos no caso passarão por “processo de averiguação interna” para verificar se houve alguma falha de conduta.
Para dispersar os agressores, os guardas-civis recorreram a bombas de efeito moral. Uma pessoa foi detida suspeita de participar da agressão aos GCMs e também levada para o 77º DP, onde foi indiciada por dano ao patrimônio.

Segunda a secretaria, de 14 de janeiro a 14 de fevereiro, 25 suspeitos de tráfico foram presos e mais de quatro mil pedras de crack, apreendidas na operação “De Braços Abertos”, com a parceria entre GCM e Polícia Militar. Em alguns casos, a detenção de suspeitos de tráfico tem causado reação na aglomeração de usuários. A Prefeitura afirma que tem agido "sem violência na região, buscando distinguir e separar traficantes e usuários".
Frequentadores da região da Cracolândia atiram pedras em guardas-civis em tumulto na tarde desta terça-feira  (Foto: Adriano Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Frequentadores da região da Cracolândia atiram pedras em guardas-civis em tumulto na tarde desta terça-feira (Foto: Adriano Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Operação do Denarc
Em 23 de janeiro, uma operação do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, para prender traficantes na Cracolândia também resultou em tumulto com usuários de drogas.

Na ocasião, cerca de 30 suspeitos foram levados para averiguação, segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil. Houve resistência por parte dos suspeitos e de usuários de drogas. Os policiais foram atacados com paus e pedras e três carros do Denarc acabaram depredados. Um policial teria ficado ferido ao levar uma paulada e foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito.

No horário da ação policial, funcionários da Prefeitura e o secretário municipal de Segurança Urbana estavam na Cracolândia e faziam um balanço do Programa Braços Abertos, que oferece vaga de trabalho para dependentes de crack. Em nota na ocasião, a Prefeitura informou que houve uso de bala de borracha e bombas de efeito moral "contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química".
O prefeito Fernando Haddad definiu na época como 'lamentável' a ação do Denarc na Cracolândia. "O governo municipal não tinha o menor conhecimento do que ocorreria ali. Se tivéssemos tomado conhecimento, não concordaríamos com a maneira como foi procedido. Ali havia cidadãos comuns, beneficiários do programa (Operação de Braços Abertos), agentes da saúde, agentes da assistência social e outros servidores, que foram surpreendidos por uma ação repressiva", declarou.
A delegada e diretora do Denarc, Elaine Maria Biasoli, disse na ocasião que a ação policial na Cracolândia ocorreu "dentro da legalidade". O Denarc informou que as prisões não faziam parte de uma operação específica, mas integra as ações rotineiras que o departamento de combate ao tráfico já realiza na região. Para essas ações, o Denarc diz que não costuma pedir apoio de outras forças policiais.
Guarda Municipal entra em confronto com usuarios de crack na cracolândia Centro de São Paulo. Durante a ação foram usadas bombas de efeito moral (Foto: Adriano Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Guarda Municipal entra em confronto com usuarios de crack na cracolândia Centro de São Paulo. Durante a ação foram usadas bombas de efeito moral (Foto: Adriano Lima/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/imagens-mostram-confronto-entre-gcm-e-dependentes-na-cracolandia.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!