segunda-feira, 31 de março de 2014

Dando seqüência ao trabalho de valorização da Guarda Municipal, a Prefeitura de São Roque, após retornar com a corporação para a sede na antiga Estação de Trem, e entregar em 2013 novos armamentos, cumpriu com mais um item de benefícios, enviando para a Câmara Municipal, um Projeto de Lei que concede aos GCM’s, reajuste salarial.

A iniciativa, aprovada por unanimidade, é um trabalho do Prefeito Daniel de Oliveira Costa junto ao Presidente da Câmara Rafael Marreiro, com o apoio dos Vereadores da base governista.

O Projeto de Lei 29-E, de 21 de Março, determina que o cargo estatutário de provimento efetivo da Guarda Civil I (com jornada semanal de 40 horas), passa a ter o vencimento base constante no nível V. Vale lembrar que há anos os Guardas pleiteiam por essa melhoria, haja vista que eles estão todo esse tempo, parados no nível IV. Isso em valores, segundo o Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, somado a incorporações, valores de sexta parte, adicionais e RETG, poderá ficar entre R$ 213,77 e R$ 282,92.

O Prefeito Daniel neste ano, também instituiu uma comissão que vem estudando e elaborando o tão aguardado “Plano de Carreira”, onde mais uma promessa assumida, será cumprida, levando o verdadeiro respeito que esta corporação merece. Além disso, em breve o novo fardamento deve ser entregue além de melhorias nos meios de transporte dos mesmos, agilizando as ações e os atendimentos a ocorrências na cidade. “Assumimos o compromisso perante todos os guardas logo que assumimos em 2013, que caminharíamos juntos buscando melhorias para eles. 

Nesse assunto contei com o apoio e suporte dos nossos Vereadores, em especial do Rafael Marreiro, que ligado a área de segurança pública, por ter sido Policial Militar, sempre manteve contato e reuniões solicitando esse beneficio. Ano passado retornamos com a corporação para a Estação, entregamos novo armamento, e agora celebramos esse reajuste salarial, que nada mais é do que um reconhecimento por tudo que fazem. Anos e anos se passaram e mesmo sem incentivo, nunca deixaram de cumprir com seu dever. A comissão já analisa a elaboração do Plano de Carreira, receberão novo fardamento e melhores meios de locomoção. O que estiver ao nosso alcance em prol dos Guardas Municipais será feito”, destacou.


http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=11748

http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/03/prefeitura-de-sao-roque-concedera.html
30/03/14 - Por Renata Guazzelli: Na noite da última sexta (28), integrantes da Guarda Civil Metropolitana foram homenageados no evento O Policial do Ano, promovido pelaImprensa do Policial - UBRACOMB, realizado na cidade de Mairiporã - SP. Fotos: Renata Guazzelli

VEJA TAMBÉM: Colaboradores

Juntamente com integrantes de outras instituições policiais, o Classe Distinta Tarcísio Filho e os GCMs José Cintra, Ana Paula Moreira Netto, Dorival Gonçalves e Eder Paulino receberam a homenagem. Neste evento, o guarda civil metropolitano Dennis Guerra, editor do O Cão De Guarda Notícias, também foi homenageado pelo serviço de comunicação prestado pelo site.

O evento contou com a presença de familiares dos homenageados, assim como do próprio Comandante Geral da GCM/SP - Inspetor Gilson de Menezes, do Vereador Ari Friedenbach e do Presidente do Sindguardas - SP Carlos Augusto de Souza.

VEJA AINDA: Todos esperam uma chance ou ‘um gato de rua chamado Bob’

A homenagem toma por base os elogios encaminhados pelos munícipes e indicações de diversos jornalistas que atuam na área policial. Você pode encaminhar a sua indicação para o próximo ano através do e-mail imprensadopolicial@hotmail.com


Veja imagens do evento:




Subcomandante Vanderley e Comandante Geral GCM/SP
Inspetor Gilson de Menezes, em conversa com os familiares dos homenageados.

"O Comando da Guarda Civil Metropolitana quer
tornar a presença dos familiares uma rotina
para todos os integrantes".

Comandante Geral Gilson de Menezes



Vereador Ari Friedenbach e Comandante Geral GCM/SP
Inspetor Gilson de Menezes



Integrantes da Polícia Rodoviária Federal...



... Guarda Municipal de Franco da Rocha...



... além da presença de outras corporações policiais.



"Queremos destacar os nossos valorosos policiais".

Comandante Geral Gilson de Menezes


Comandante Menezes, CD Tarcísio, GCMs Cintra, Ana Paulo, Dennis Guerra,
Eder Paulino e Dorival Gonçalves.



Fonte/imagem: Facebook



GCMs Eder, Dorival, Ana Paula, Inspetor Bombonatto, 
CD Tarcísio, GCMs Cintra e Adriano Duarte.


Nota do editor O Cão de Guarda Notícias

Como agradecer o fato de ser indicado para uma homenagem como essa? Sinceramente, não há como. Na minha visão de editor deste site, realmente não haveria esse merecimento.

Mas posso confidenciar a você que estar ao lado de pessoas que se destacaram por ocorrências relevantes à sociedade, como o Classe Distinta Tarcísio e o GCM Cintra, que atuaram na ocorrência de roubo envolvendo a família do vereador Ricardo Nunes, do GCM Eder Paulino, que auxiliou, juntamente com a sua equipe, uma mulher a dar a luz em calçada na região do Glicério. O GCM Dorival, que evitou assalto dentro de um ônibus na região leste de São Paulo. E a GCMF Ana Paula, que foi ferida após troca de tiros em uma escola municipal.

Além disso, estar ao lado de seus familiares, juntamente com a minha grande companheira (esposa, amiga e colaboradora) foi inesquecível. 

A presença do Comandante Gilson de Menezes sentado conosco à mesa durante todo o evento foi realmente muito significativa para todos nós, juntamente com o vereador Ari Friedenbach, que para este editor foi uma grande surpresa no evento - de uma simplicidade tão majestosa quanto a sua garra decontinuar lutando por uma sociedade mais justa.

E ao meu grande parceiro em tantas matérias e assuntos Adriano Duarte, editor do Blog do GCM Duarte, sem o qual algo assim não teria ocorrido. Valeu Duarte, pelo apoio!

E a homenagem dirigida a mim compartilho com vocês, que fazem do site O Cão De Guarda Notícias o que ele é.

E isso não é um fim em si mesmo. O nosso trabalho continua, pois as nossas metas são contínuas...

Muito obrigado a todos!









Apoio:






Gostou desta postagem? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais
e ajude-nos a divulgar o nosso trabalho!




Permitida a reprodução se feita na íntegra e citada a fonte original

http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/03/o-policial-do-ano-gcms-sao-homenageados.html#more



Nota: A equipe do Blog Gcm Douglas parabeniza a todos pelo merecido reconhecimento !!!!
PARECER Nº 305/2014 DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 0015/14.

29/03/14 - Encaminhado por Fábio Ribeiro: Trata-se de projeto de lei, de autoria do nobre Vereador Coronel Telhada, que dispõe sobre a extensão do convênio do porte de arma  

VEJA TAMBÉM: Confraria de Notícias entrevista o vereador Paulo Telhada - Entrevista completa


de fogo celebrado entre a Prefeitura do Município de São Paulo e a Superintendência Regional do Departamento da Polícia  Federal aos Guardas Civis Metropolitanos do Município de São Paulo aposentados, e dá outras providências. O objetivo da propositura é permitir que os guardas civis metropolitanos aposentados possam manter o porte de arma de fogo.

O projeto visa proteger os guardas civis metropolitanos aposentados, que “continuam com suas vidas e integridade físicas ameaçadas”, mesmo após a aposentadoria.

VEJA AINDA: Saiba mais sobre o projeto clicando aqui

O projeto pode prosseguir em tramitação, já que elaborado no exercício da competência legislativa desta Casa, espelhada no artigo 30, I, da Constituição Federal e nos artigos 13, I, e 37, caput, da Lei Orgânica do Município, os quais conferem à Câmara competência para legislar sobre assuntos de interesse local.

Importante registrar que as atividades desempenhadas pela Guarda Civil Metropolitana possuem raiz constitucional, estando inseridas no contexto da segurança pública que, nos termos do art. 144 da Constituição Federal, é dever do Estado.

A Lei Orgânica do Município também dispõe sobre a matéria, prevendo como função da Guarda Civil Metropolitana a atividade de proteção à população, verbis:

Disposições Gerais e Transitórias

Art. 15-A – O Município organizará um Sistema Integrado de Segurança Urbana para prestar pronto atendimento, primário e preventivo à população.

Parágrafo único – O órgão básico de execução do Sistema será a Guarda Civil, definindo o Município através de lei, a organização, competência e atribuições do Sistema.

A aprovação do projeto depende do voto favorável da maioria absoluta dos membros desta Casa para deliberação, conforme disposto no art. 40, § 3º, inciso XII, da Lei Orgânica Paulistana.

Em vista do exposto, somos pela LEGALIDADE.

Sala da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, em 26/03/2014.

Goulart – PSD – Presidente
Abou Anni - PV
Arselino Tatto – PT
Conte Lopes - PTB
Donato – PT
Eduardo Tuma – PSDB
George Hato – PMDB
Laércio Benko – PHS
Sandra Tadeu – DEM

http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/03/parecer-da-comissao-de-constituicao.html#more

sexta-feira, 28 de março de 2014

quinta-feira, 27 de março de 2014


26/03/14 - Encaminhado por Márcio Alves: Curitiba deu nesta quarta-feira (12/02) um passo importante para a implantação de um programa de mobilidade urbana sustentável e para o cumprimento da meta de reduzir a emissão de gases tóxicos. Em parceria com a Itaipu Binacional, a Aliança Renault-Nissan e CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria do Automóvel) de Portugal, 

a Prefeitura lançou o projeto Curitiba Ecoelétrico, que na primeira etapa vai incorporar à frota Os veículos, cedidos ao município em comodato, farão de Curitiba a cidade brasileira com a maior frota de veículos elétricos em uso no serviço público. A utilização pelo Município consistirá num projeto piloto para o aperfeiçoamento e expansão do sistema.
“Como prefeito de Curitiba, sou o guardião de uma página bonita da gestão pública. Esta parceria representa a valorização da questão ambiental e o respeito ao ser humano, na medida em que a busca de alternativas menos poluentes proporciona melhor qualidade de vida para a população”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
“Este é um projeto que reúne inteligência e mobilidade e que reafirma Curitiba uma cidade inovadora e sustentável”, disse a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves, responsável pela coordenação do projeto.
De acordo com Mirian, o Curitiba Eco-elétrico – que também envolve a Urbs, o Ippuc e outras secretarias – faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que prevê a implantação de modais de transporte de nova geração, com baixo impacto ambiental. Também representa uma das primeiras iniciativas da Prefeitura para cumprir as recomendações do termo de compromisso para a redução das emissões de gases e de riscos climáticos, assinado pelo prefeito Gustavo Fruet durante o C 40, em Johanesburgo, África do Sul, na semana passada.

Os micro-ônibus e os carros (cinco do modelo Zoe, três Kangoo e dois Twizy) serão cedidos à Prefeitura pela Renault-Nissan e pela Itaipu Binacional, por meio de contrato de comodato. Os veículos serão destinados à Guarda Municipal, à Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e ao Instituto Curitiba de Turismo. Para o presidente da Renault, Olivier Murguet, o Curitiba Eco-elétrico confirma a vocação de Curitiba para assumir a vanguarda em temas que estão na agenda mundial. “Curitiba é referência mundial em mobilidade, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Para nós é um orgulho



poder iniciar a era do veículo com emissão zero de poluentes em Curitiba, uma cidade que reforça dia a dia a sua preocupação com a redução da emissão de gases e o respeito ao ser humano”, enfatizou.
Projeto piloto
Jorge Miguel Samek, diretor-geral da Itaipu Binacional, disse que o projeto do carro elétrico tem foco no usuário final. A utilização pelo poder público é o piloto de um projeto os que vai gerar dados em tempo real, para aperfeiçoamento do sistema. “Itaipu vem fazendo pesquisas para o desenvolvimento de carros elétricos e gestão da mobilidade, numa grande preocupação com o futuro do meio ambiente”, afirmou.
Samek disse que a nova tecnologia é mais limpa, mais eficiente e muito mais econômica que os veículos convencionais a combustão. “O carro elétrico representa o futuro da mobilidade e o Brasil tem uma vantagem adicional em relação aos outros países: a matriz energética baseada na hidreletricidade”, disse. “Em outros países, para recarregar a bateria do veículo elétrico, a energia que sai da tomada muitas vezes foi produzida a partir de fontes sujas, baseadas em combustíveis fósseis. Já no Brasil, temos uma matriz energética limpa e renovável.”
O projeto
O Curitiba Eco-elétrico será desenvolvido em quatro fases, de 2014 a 2020. A primeira fase está sendo implantada com foco nos serviços da prefeitura, aproveitando em especial a oportunidade dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014.
A Guarda Municipal utilizará os carros para ronda e patrulhamento nos parques da cidade, no zoológico e ainda como módulo móvel que circulará pelas praças. “Estamos avaliando a possibilidade de utilizar um dos carros no Parque do Passaúna, pela sua grande extensão territorial e ausência de vias públicas, o que facilitaria o trabalho dos agentes”, disse o inspetor Frederico Carvalho, diretor da Guarda Municipal.
A Setran deve utilizar os veículios em seu programa de educação para o trânsito e também como suporte às atividades de seus agentes. Por fim, o Instituto Curitiba de Turismo irá destinar os veículos para um Centro de Informações Turísticas Móvel que transitará em locais estratégicos de grande aglomeração de turistas, como Arena da Baixada, imediações das Fan Fest e pólo hoteleiro. Outro objetivo é dar suporte às atividades recreativas e culturais.
Outras fases
Na primeira fase, serão implantados de dez a 12 eletropostos (totens) de abastecimento em quatro locais considerados estratégicos para os órgãos da Prefeitura envolvidos: Rodoferroviária, Secretaria Municipal de Abastecimento, Parque Barigui e Parque Tanguá.
 
Estão definidos dois sistemas de abastecimento com cargas de 30 minutos a oito horas. A autonomia varia de acordo com o modelo do veículo. Com a bateria totalmente carregada, o Renault Zoe tem autonomia de 210 Km; o Renault Kangoo Z.E. 125 Km e o Renault Twizy 100 Km. Já os micro-ônibus possuem uma autonomia prevista de 100 Km, quando totalmente abastecidos.
O eletroposto consiste em uma estrutura com um cabo que é conectado ao veículo para recarga.
Para a segunda fase do projeto (2015-2017), estão previstos totens de abastecimento multifuncionais que devem agregar em um único equipamento serviços de recarga, cartão transporte, recarga dos veículos, parquímetro (estar), câmera de monitoramento, botão de emergência, informações turísticas, bicicletas compartilhadas, wi-fi institucional.
Também há a previsão de estudos para implantar soluções de compartilhamento (sharing) de carros e bicicletas, inicialmente voltadas para o mercado corporativo e a serviços de interesse público. As próximas etapas (2018 – 2020) estabelecem estudos de integração aos diversos serviços de transporte público.
Em todo o País, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), são aproximadamente 1000 veículos. Nas prefeituras, o seu uso é ainda escasso, o que coloca Curitiba à frente no projeto de mobilidade sustentável direcionado ao atendimento das demandas internas de sua administração. Conforme dados municipais, a prefeitura de Campinas possui seis carros elétricos à sua disposição; Sorocaba um híbrido (elétrico-combustível); Búzios também apenas um.
O Brasil ainda apresenta uma frota ainda pouco significativa de veículos elétricos quando comparado a outros países como Estados Unidos e China. Em todo o mundo, circulam mais de sete milhões de veículos elétricos, conforme a ABVE.
Parceiros
No Brasil, a Itaipu Binacional é considerada a principal referência na área de mobilidade elétrica. Desde 2006, a empresa desenvolve, em parceria com a companhia suíça KWO, o Programa Veículo Elétrico (VE), que tem o objetivo de promover estudos e viabilizar a aplicação da nova tecnologia. Apesar do pouco tempo, os resultados são expressivos. Em sete anos, já saíram do centro de pesquisa de Itaipu mais de 80 protótipos, entre carros de passeio, caminhão, miniônibus e um utilitário 4x4, todos com motor 100% elétrico. A usina também faz estudos para desenvolver uma nova bateria de sódio, totalmente reciclável, adaptada ao clima e às condições do País. Outras linhas de pesquisa são o primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) com motor elétrico e o primeiro avião elétrico do País.
A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão e investe 4 bilhões de euros no desenvolvimento dessa tecnologia. Desde o início da comercialização foram mais de 100 mil veículos elétricos vendidos pela Aliança no mundo. A Renault, a qual o desenvolvimento em eficiência energética está no DNA da marca, oferece a gama Z.E. (Zero Emissão) composta por 3 modelos: Renault Zoe, Renault Twizy e Renault Kangoo Z.E.Os veículos zero emissão estão cada vez mais presentes no dia a dia das grandes cidades e serão tendência no futuro. “Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão", afirmou Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.
O CEIIA é um centro de inovação e engenharia que pesquisa, desenvolve, testa e apoia a industrialização de soluções de mobilidade inteligente. “Esta iniciativa é inédita, pois é a primeira vez que se combina a mobilidade física com a mobilidade de informação assente em suportes energéticos de base sustentável, permitindo, assim pela integração de todos serviços de mobilidade de uma cidade, olhar a mobilidade como uma utility”, afirma o presidente executivo do CEIIA José Rui Felizardo.

Veja essa reportagem em vídeo Aqui 
Saiba mais sobre projeto Eco-elétrico Aqui
http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/03/com-veiculos-eletricos-curitiba-da.html#more

26/03/14 - Encaminhado por André Lopes: Nesta manhã, o vereador Ari Friedenbach participou da reunião do Comando Oeste da Guarda Civil Metropolitana, que aconteceu no auditório da Universidade Paulista – Barra Funda. O Comandante Geral Gilson Menezes mostrou os resultados da corporação aos guardas e apresentou a nova ferramenta de 




comunicação direta com ele. Após isso, O vereador prestou  contas de suas ações, anunciando, também, a linha de crédito imobiliária especial e a doação de 450 computadores para a GCM. Fonte: facebook

VEJA AINDA: 

Fonte/foto: Vereador Ari Friedenbach - facebook
http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/03/vereador-ari-friedenbach-participa-da.html#more

Crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (25) perto da Estação da Luz.
Criminoso e o comparsa dele foram presos em seguida.

Do G1 São Paulo

Uma câmera de monitoramento instalada próxima à Estação da Luz, na região central de São Paulo, registrou um assalto à mão armada na madrugada desta terça-feira (25), informou o SPTV. A arma utilizada pelo assaltante foi um facão.
Por volta da 1h53, as imagens gravadas mostram o ladrão se aproximando e caminhando ao lado da vítima, que estava de casaco preto. Logo em seguida, o bandido exibe o facão que trazia escondido no casaco.
Ele obrigou a vítima a seguir para a calçada da Estação da Luz. Enquanto isso, os guardas-civis metropolitanos que estavam de plantão na central de videomonitoramento já tinham acionado equipes da GCM para irem até o local do roubo.
As gravações mostram ainda a chegada de um comparsa do ladrão. A vítima segue sem reagir, mas foi ameaçada o tempo todo. O criminoso examinou o conteúdo da carteira, revirou todos os bolsos, gesticulou, com a arma na mão e depois mandou a vítima ir embora.
O assalto durou exatamente dois minutos. Em seguida, os ladrões seguiram apressados pela rua. O que ameaçou a vítima com o facão, não conseguiu ir muito longe. Um carro da GCM chegou um minuto depois, a tempo de impedir a fuga.
Logo depois, o outro ladrão também foi preso. Tudo o que havia sido roubado foi recuperado e devolvido para a vítima.

 Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/ladrao-e-preso-apos-camera-da-gcm-flagrar-roubo-com-facao-em-sp.html

25/03/14 - Encaminhado por Caio Cruz: O vereador Ari Friedenbach (Pros) atua pela a melhoria das condições de trabalho da Guarda Civil Metropolitana desde o começo do mandato. Além dos projetos apresentados na Câmara 


Municipal de São Paulo, emendas e ações conjuntas com o Comandante Geral, Gilson Menezes, e o Secretário de Segurança Urbana, Roberto Porto, fazem parte das realizações do vereador. Entre as próximas ações estão: a aquisição de ambulâncias próprias para a GCM, o projeto “Ronda Maria da Penha”, reformas das inspetorias e a doação de 450 computadores.

VEJA AINDA:

A emenda para a reforma das inspetorias já foi protocolada e aguarda a liberação da prefeitura. A intenção do vereador é reformar até o final de 2016 todas as unidades da guarda. Neste primeiro semestre, foram enviados R$ 680.000,00 para a manutenção das inspetorias. As reformas começarão pelas bases que mais necessitam.

Vereador Friedenbach, ao lado da GCMF Daniela Lopes, em visita à Inspetoria de Operações Especiais - IOPE
Foto: Dennis Guerra


http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/03/vereador-ari-friedenbach-apresenta.html#more