sábado, 25 de janeiro de 2014

Número de ocorrências caiu em relação a 2012; entretanto,patrulheiros efetuaram mais prisões. Índices de roubo, furto e furto de veículo também diminuíram.

No ano em que completou 70 anos de fundação, o trabalho desenvolvido pelos patrulheiros e patrulheiras da GAMA (Guarda Municipal de Americana) em 2013 foi mais eficiente do que em 2012. A conclusão pode ser tirada na comparação entre os dois relatórios anuais da corporação. No último exercício os guardas realizaram 11,4% mais prisões do que em 2012. Foram 244 detenções (de maiores de 18 anos) face às 219 registradas anteriormente. O número representa uma média superior a 20 prisões por mês em Americana somente pela corporação. Apesar do aumento, o número de atendimentos diminuiu: 2013 teve 45.163 ocorrências atendidas pela GAMA, diante de 51.277 de 2012 – o que representa uma redução de 12% na quantidade de ocorrências.

O trabalho ostensivo da Guarda também se refletiu na quantidade de menores apreendidos. Foram16,7% mais detenções (162 em 2012 e 189 em 2013) de adolescentes abaixo dos 18 anos – a maioriapor tráfico de entorpecentes.

O maior número de prisões refletiu também na queda dos índices de alguns crimes específicos, comofurtos e roubos. Em relação a 2012, os furtos caíram 12,5% (456 a 399), e os furtos de veículo tiveramuma redução de 14,3% (57 em 2012 e 49 em 2013). Nos roubos, também houve queda, mas poucoacentuada: 3,48% (foram 317 em 2012 e 306 ano passado).


“O ano de 2013 marca mais um resultado positivo em um trabalho de metas estabelecidas a longo prazo. Desde o início da administração anterior a corporação foi reforçada e modernizada – e isso éalgo que continua sendo feito. Realizamos diversos estudos, setorizamos e ampliamos a presença dospatrulheiros para eliminar ocorrências críticas em alguns pontos da cidade, e conseguimos sucessonestas missões. O trabalho preventivo, muito bem desempenhado pelos Anjos da Guarda, é mais umexemplo das sementes que plantamos para cuidar do nosso maior patrimônio, que é o cidadãoamericanense. Continuaremos neste processo de aprimoramento para que os resultados de 2014 sejam ainda mais satisfatórios e que a segurança da cidade de Americana seja ainda mais motivo de orgulho para a população”, destacou o diretor-comandante Adilson Dias Bicalho.

A diminuição nos índices de criminalidade acompanham uma tendência que também foi registrada pelaSecretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Com os números de janeiro anovembro (o fechamento anual será publicado no dia 25 de janeiro), já é possível verificar, porexemplo, que o número de furtos em Americana, de acordo com os dados da SSP, caiu 9% nacomparação com 2012; nos roubos o termômetro é semelhante ao registrado pela GAMA: queda de 2,41% no número destas ocorrências.

A GAMA realizou estudos e implementou operações que ajudaram a coibir as práticas criminosas nomunicípio, com destaque para a Operação Papai Noel, que entrou em vigor no dia 6 de dezembro e seestendeu até o dia 31. Com remanejamento de folgas e férias e aumento do efetivo nas ruas da regiãocentral e em áreas comercialmente ativas da cidade, o número de roubos caiu 60% em relação àprimeira quinzena de dezembro de 2012, assim como os furtos, que foram reduzidos em 37%.

O número de agentes de trânsito dobrou de 40 para 80 e o total de atendimentos nas ruas de Americana no auxílio da fluidez ao tráfico e ao combate a irregularidades foi de 1.220 em 2012 para2.695, representando um aumento de 120% - mais que o dobro. A ROMEP (Ronda OstensivaMunicipal Especial Preventiva) também ganhou dez integrantes e passou a atuar com 32 patrulheiros. Com treinamento periódico e diversos cursos de capacitação e reciclagem, os guardas passam por umprocesso de aprimoramento constante, servindo de referência a outras corporações de todo o país.

A sede da guarda recebeu visitas de representantes de diversas cidades espalhadas pelo Brasilinteressados em instalar modelo de trabalho semelhante ao praticado em Americana. Guardasmunicipais de várias cidades receberam cursos intensivos de treinamento, tanto no estado de SãoPaulo como em outras localidades.

O trabalho desenvolvido pelos guardas foi reconhecido, inclusive, pelo promotor de Justiça da Vara Criminal de Americana, Dr. André Luiz Dezotti. “Admiro a GAMA, os guardas estão desempenhando um trabalho correto e passando credibilidade à sociedade. Isso é algo que ouvimos corriqueiramente.Vemos que a população confia na GAMA e é um recurso muito eficiente. Pela quantidade de processos criminais que temos, cerca de 80% vem de prisões realizadas pelos guardas”, disse o promotor na ocasião de sua visita à sede da corporação, no mês de maio.


O relatório geral de ocorrências pode ser consultado no link http://gama.sp.gov.br/a-guarda/estatistica



http://gama.sp.gov.br/ver-noticia/1076/gama-tem-2013-pautado-por-eficia%EF%BF%BDncia

http://gcmsbo.blogspot.com.br/2014/01/gama-tem-2013-pautado-por-eficiencia.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!