terça-feira, 5 de julho de 2011

Guarda Municipal comemora 1 ano de existência

Escrito por N.com Seg, 04 de Julho de 2011 18:05 De acordo com o secretário de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, a Guarda Municipal contribuiu para redução de 30% da criminalidade em Londrina

No dia 5 de julho, a Guarda Municipal de Londrina celebra um ano de funcionamento. Em comemoração à data tão especial, a Prefeitura realizará uma solenidade nesta data, às 15h, na Associação dos Funcionários Municipais de Londrina (AFML), localizada na rua dos Funcionários, 363, onde serão entregues novos uniformes aos guardas.

O secretário municipal de Defesa Social, Joaquim Antonio de Melo, destacou os benefícios conquistados em sete meses e dez dias, período que está à frente da Guarda. “Houve uma grande evolução e fortalecimento, por exemplo: a instauração de uma corregedoria atuante, coletes à prova de balas, algemas, viaturas, motos, bicicletas, entre outros. São diversos recursos adquiridos e conquistados pela secretaria”, afirmou.

Segundo o secretário, após um ano de vida, o saldo é bastante positivo. “Não há números efetivos a ser destacados, até porque a Guarda Municipal é inibidora de crimes, principalmente em praças e beiras de lagos. É um trabalho de prevenção que dá mais segurança à população”, ressaltou.

Com módulos de operação em diferentes pontos da cidade, além de novos equipamentos, a corporação ganha cada vez mais o apoio da sociedade. “Foi comprovado entre as autoridades policiais uma redução de 30% no número da criminalidade. Não houve nenhum fato novo para comprovar esse dado, apenas a criação e atuação dos guardas em Londrina”, afirmou.

Não apenas zelando pela população urbana, a Guarda Municipal também expandiu para os distritos e zona rural. “Já temos bases instaladas nos distritos de Paiquerê, São Luiz e, recentemente, inauguramos mais um na Warta. A meta é instalar módulos em todos os distritos”, garantiu.

Para o segundo ano de existência, Melo acredita que o trabalho será ainda melhor. “Já foi determinada a compra de 90 pistolas, acompanhada do treinamento da Polícia Militar (PM). O concurso que visa contratar 300 novos guardas, além das 16 viaturas compradas com recurso do Pronasci, do Ministério da Justiça. O objetivo é fortalecer ainda mais o serviço na cidade, totalizando um investimento de R$ 3 milhões”, disse.

Guarda Municipal em Londrina

A Guarda Municipal, segundo informações do secretário, notificou, neste primeiro ano de atuação, cerca de 2 mil ocorrências entre apreensões, prisões e encaminhamento de pessoas.

Todos os 236 guardas municipais, sendo que 47, ou seja, 20% deste total são mulheres, são equipados com algemas, coletes à prova de balas e tonfa (tipo de cassetete). A Guarda conta ainda com 19 viaturas, sendo 10 veículos e nove motos, e mais 10 bicicletas.

Fonte: http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12080:guarda-municipal-comemora-1-ano-de-existencia&catid=102:seguranca&Itemid=989

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!