quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Da EFE

Rio de Janeiro, 15 fev (EFE).- Pelo menos 223 pessoas, entre as quais 10 mulheres e 5 estrangeiros, foram detidas até agora durante o Carnaval no Rio de Janeiro por urinar nas ruas, uma velha prática contra a qual as autoridades municipais declararam tolerância zero neste ano, informam dados oficiais.

Entre as pessoas detidas e acusadas formalmente da prática, estão uma mexicana, um italiano, dois dinamarqueses e um inglês, segundo o último balanço da Guarda Municipal.

Além de serem retirados das festas de rua e conduzidos a uma delegacia, os detidos têm que enfrentar um processo na Justiça que pode manchar os antecedentes criminais e resultar na perda da condição de réu primário para quem nunca antes foi processado.

Dos detidos, 161 foram presos em flagrante entre sexta-feira passada, quando começaram as festas, e a tarde desta segunda-feira, enquanto outros 62 foram detidos nas festas pré-Carnaval.

As cenas de homens urinando em árvores, veículos e paredes são muito comuns por estes dias de Carnaval porque, como muitas das festas são nas ruas e há muito consumo de cerveja, a demanda por banheiros químicos aumenta e a oferta é quase nula.

As inúmeras pessoas que decidem se fantasiar e sair às ruas nos blocos quase não encontram os banheiros químicos instalados pela Prefeitura nos locais de maior concentração.

A prática deixa as ruas do Rio com um forte cheiro de xixi, o que obriga a Prefeitura a multiplicar as equipes de limpeza e gera várias críticas entre os moradores das áreas mal-cheirosas.

O secretário especial de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, responsável pela perseguição a quem urina nas ruas, alega que a Prefeitura instalou neste ano 4 mil banheiros químicos nas ruas onde há desfiles e, por isso, haverá tolerância zero para quem descumprir a lei.

No entanto, várias das pessoas detidas asseguram que não podiam segurar a bexiga por mais tempo e que as filas frente aos poucos banheiros disponíveis são enormes.
A legislação brasileira prevê uma condenação de três meses a um ano de prisão para quem violar o artigo 233 do Código Penal, que define o crime de ato obsceno em lugar público ou exposto ao público.

Uma vez na delegacia, o detido pode assinar um termo no qual se compromete a comparecer a julgamento para um processo que poderá enfrentar em liberdade e pelo qual, em geral, acaba condenado a uma pena alternativa, como prestar serviços comunitários. EFE

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1492236-7084,00-PELO+MENOS+PESSOAS+SAO+DETIDAS+POR+URINAR+NA+RUA+NO+CARNAVAL+DO+RIO.html

2 comentários:

  1. Boa tarde companheiro Douglas....

    Como sabe, sou GM aqui do Rio de Janeiro e estive de serviço no carnaval. Inclusive ontem estava de serviço na Lapa, área boêmia do Rio antigo, o berço da "malandragem" carioca. O problema está ai, por vezes, por alguns emtre o povo as pessoas confundem "malandragem", com falta de respeito. Não está havendo perseguição aos mijões como está sendo amplamente difundido e sim uma mudença de postura da Prefeitura no que tange ao ordenamento público da cidade. O Guarda não está caçando os mijões, o problema é que em eventos grandes como o nosso carnaval, com bebida e tudo mais, as pessoas perdem um pouco a noção das coisas. Não é possível e muito menos aceitável que alguém faça as suas necessidades próximo a um agente do Município. O que está acontecendo é que se não agirmos o pessoal mija até dentro da viatura, até mesmo como uma forma de protesto as ações de ordenamento adotadas na cidade nos últimos 2 anos. Irmão a nossa escala de carnaval foi puxada para caramba, teve colega que trabalhou nos 4 dias de carnaval até 12 horas por dia, estamos dando um duro danado para fazer as coisas mudarem por aqui, pois só com uma atuação firme do ESTADO se modifica o clima de insegurança de uma cidade como a nossa.

    Estimas de consideração e respeito por você e por seu espaço o qual sou seguidor.

    ResponderExcluir
  2. Ao nobre companheiro.
    Gostaria de deixar meus parabéns a vossa senhoria e aos demais companheiros ai da gm rio, voces estão certissimos, além de ser crime, tem que impor respeito mesmo.
    Meu cordial respeito imenso ao todos os irmãos dai.
    Reintero novamente os meus parabéns !!!
    Muito obrigado por ser um seguidor do nosso blog.
    Um grande Abraço.

    ResponderExcluir

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!