quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pesquisa revela ainda que em 31,7% dos municípios eles ganham menos de um salário

Carolina Farias, do R7, no Rio de Janeiro

Pesquisa de Informações Básica Municipais, a Munic, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira (13), aponta que a maioria das prefeituras brasileiras que tem guardas municipais paga menos de três salários mínimos aos seus servidores. São 95% de 865 municípios com a corporação. Outros 31,7% pagam menos de um salário mínimo. O estudo foi feito em 2009, baseando-se no mínimo de R$465. Desde janeiro de 2010 ele passou para R$ 510.

A pesquisa foi feita dez anos depois de sua primeira edição, em 1999, e coletou informações a partir de questionários respondidos por 5.565 prefeituras. Além de temas ligados à administração, habitação, esporte, cultura, segurança, transporte, meio ambiente, foram incluídos três novos temas: direitos humanos, saúde, e políticas de gênero dos municípios brasileiros.

O estudo aponta que somente 15,5% (865) dos municípios têm guardas municipais e que somente 0,3% dessas prefeituras paga mais de cinco salários mínimos – 78,5% deles ficam no Estado de São Paulo.

De acordo com o estudo, a presença de guarda municipal nos Estados varia de 0% (Acre) a 73,9% (Rio de Janeiro). Entre as atividades mais frequentes da guarda aparece em primeiro lugar a atividade originariamente atribuída à corporação, que é a proteção de bens, serviços e instalações do município, que ocorre em 812 dos 865 municípios com guarda. Em seguida, 725 prefeituras municipais informaram a atividade de segurança em eventos e comemorações; 644 ronda escolar; enquanto o auxílio às Polícias Militar e Civil faz parte da rotina da guarda de 609 e 468 municípios,respectivamente.

Fonte: http://noticias.r7.com/brasil/noticias/guardas-municipais-ganham-menos-de-tres-salarios-minimos-na-maioria-das-cidades-20100513.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!