terça-feira, 18 de maio de 2010

SMCS

Guardas municipais de Curitiba que trabalham com os programas Novo Acorde, Guarda Municipal Mirim e Teatro de Fantoches participam nesta semana do treinamento "Controle e prevenção da dengue em Curitiba". As aulas começaram na manhã desta terça (18) e acabarão na quinta-feira (20).

A capacitação é uma parceria da Secretaria Municipal da Defesa Social com a Secretaria Municipal da Saúde. Ao todo, 135 guardas vão participar do curso em três turmas. Cada turma recebe um treinamento de 4 horas.

Todos trabalham com crianças e a intenção do treinamento é que os guardas municipais atuem como agentes multiplicadores de ações educativas de prevenção à dengue.

De acordo com a pedagoga Leila Novak, que ministra a capacitação para os guardas junto com a bióloga Maysa Mabel Fauth, o trabalho preventivo para combater a dengue dura o ano inteiro. "Os guardas municipais estão diretamente em contato com a comunidade e as crianças e podem divulgar os cuidados para evitar a dengue", disse.

A guarda municipal Eliane Hirt Muller, coordenadora do programa Guarda Mirim, reforçou que o cuidado com o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, deve durar todo o ano. "Não é porque o tempo esfriou que o mosquito transmissor da dengue desapareceu", disse Eliane.

Os guardas recebem informações sobre a biologia e o comportamento do mosquito Aedes aegypti, sintomas da doença, modo de transmissão, medidas preventivas e os dados epidemiológicos de Curitiba, Paraná e Brasil.

O guarda municipal Cristian Prado gostou do curso e disse que irá repassar tudo o que aprendeu para as crianças com quem convive. Ele trabalha na Guarda Mirim na Escola Érico Veríssimo, no Boqueirão, com crianças da 3.ª e 4.ª séries, de 9 e 10 anos. "Vou falar com eles como dentro de suas casas podem orientar os pais para evitar focos da dengue. Evitando água parada, por exemplo", disse.

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/447927/?noticia=GUARDAS+MUNICIPAIS+AJUDAM+NO+COMBATE+A+DENGUE

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!