quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Um grupo formado por quatro guardas municipais de Natal desenvolve um projeto social com as crianças da Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, no conjunto Cidade Satélite. Os voluntários criaram o grupo Athitude, que oferece, duas vezes por semana, aulas de grafite (pinturas feitas em paredes e outros materiais), de caratê e uma oficina com técnicas para produção de material de limpeza. Esse projeto foi iniciado em agosto e já começa a apresentar resultados.

Formado por cerca de 50 crianças na faixa de 12 a 16 anos - todas frequentando a escola -, o grupo Athitude ajuda a discutir temas como cidadania, drogas, além de auxiliar na formação política dos jovens. “Através de uma parceria com a escola, nosso grupo oferece oficinas com a finalidade de reforço educacional e para formação de cidadãos, seguindo um modelo cooperativista”, explicou Kátia Clineia, idealizadora do Athitude.

De acordo com Kátia Clineia, o grupo Athitude é mantido com o dinheiro da venda dos produtos fabricados nas oficinas. “A oficina de fabricação de material de limpeza foi aberta para a comunidade. Todo o material produzido, através da reutilização de óleo, foi vendido e o dinheiro revertido para o programa”, informou.

O professor de grafite, Nathan Fernandes, explicou que as técnicas repassadas em suas aulas são as de aerografia e pintura de fachadas de lojas e de camisetas. “O grafite aqui é ensinado como profissão, sendo uma excelente maneira de tirar nossos jovens da ociosidade. Todo o nosso trabalho é voltado para o repasse de valores como educação e cidadania, ideias não muito exploradas na comunidade”, ressaltou.

O estudante Fabiano Costa participa das aulas de grafite desde o início do curso. Para ele, o grupo tem servido como incentivo para melhorar seu desempenho na sala de aula. “Eu gosto do grafite, me sinto bem desenhando e as técnicas de disciplina que aprendi aqui tem até me ajudado na escola”.

Vassouras ecológicas

Para 2010, o grupo pretende expandir as atividades e criar um projeto piloto para confecção de vassouras e outros utensílios a partir da reutilização de garrafas pet.

“Para a confecção das vassouras é importante que nós recolhamos uma grande quantidade de garrafas, por isso é fundamental que a comunidade nos ajude com a doação dessas garrafas e ainda de latas e caixas de leite longa vida. Esse material pode ser entregue aqui na escola e nos ajudará muito”, disse Kátia.

Todo o material confeccionado pelo grupo, como camisetas decoradas, produtos de limpeza e as vassouras ecológicas serão vendidos para manutenção das atividades e das oficinas.

Fonte: Semdes - http://tribunadonorte.com.br/noticia/guardas-municipais-de-natal-promovem-cidadania-em-escola/135636

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!