segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


Na tarde deste sábado, 05/12, mesmo com o céu sobre a cidade de Varginha, totalmente encoberto por nuvens escuras, e contrariando todas as previsões meteorológicas de chuva forte e contínua para todo o dia, o grande público compareceu no aeroporto municipal e pode presenciar um espetáculo de coragem, beleza, ousadia, técnica e perícia, apresentado pelos integrantes da tão respeitada e admirada “Esquadrilha da Fumaça”.
As 08 aeronaves que chegaram na cidade na manhã de sábado foram recepcionadas pelas diversas autoridades que estavam presentes, como o Sr. Prefeito Municipal e Secretários Municipais.
Um significativo efetivo da Guarda Municipal de Varginha foi disponibilizado para dar o apoio necessário ao evento, que foi promovido pela Secretaria de Municipal de turismo em parceria com os integrantes do Aeroclube de Varginha.
Toda a Avenida José Ribeiro Tristão, que liga o aeroporto até a rodovia BR 491 ficou tomada de veículos estacionados dos dois lados da via, porém o movimento no trânsito, tanto na chegada quanto no término do evento, transcorreu dentro do esperado e sem nenhuma ocorrência.
O grupo, depois de encantar crianças e adultos pela sua beleza e conservação, despertando em todos muita alegria e sonhos, partiu da cidade no final da manhã deste domingo com destino a cidade de Taubaté no interior de São Paulo.O esquadrão de Demonstração Aérea, a popular Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB) foi observada em vários pontos da cidade onde muita gente também ficou de olho no céu.
Dentre as muitas manobras uma das que mais chamou a atenção foi o de dorso, que é uma manobra exclusiva da esquadrilha brasileira. Nenhuma outra no mundo coloca seis aeronaves, voando, de cabeça para baixo. A manobra entrou para o Guinnes Book, em 2006, quando a Esquadrilha colocou 12 sobrevoando de dorso, em Pirassununga.
Esquadrilha da Fumaça

A demonstração da Esquadrilha da Fumaça é realizada com sete aeronaves. Na entrada inicial estarão os sete aviões. Depois, eles se separarão para uma seqüência contínua de manobras, em formação de dois, de quatro e em solo.
O “Quatrilho”, formado pelos aviões Fumaças 1, 2, 3 e 4, executa acrobacias que exigem coordenação e técnica. Os Fumaças 5 e 6 distinguem-se por fazerem manobras com impacto visual, como cruzamentos próximos e loopings. O “Solo”, feito pelo Fumaça 7, realiza manobras caracterizadas pela técnica e precisão.
O Fumaça 1 é o grande coordenador da apresentação. Além de liderar todo o time na entrada inicial, e o “Quatrilho”, em suas manobras específicas, realiza ainda acrobacias tradicionais da Esquadrilha, como looping em leque e coração.
Histórico

A Esquadrilha foi criada por instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, situada no Rio de Janeiro. Em seus horários livres, os pilotos treinavam acrobacias em grupo com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pode apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se a aeronave utilizada na época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça. Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.


CENTRAL DE COMUNICAÇÃ
OGUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!