sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Comandante da Brigada Militar ocupou a Tribuna para falar de impasse na Segurança.

Novo Hamburgo - O comandante regional da Brigada Militar, coronel Nicomedes Barros, ocupou a Tribuna da Câmara, ontem à tarde, para falar sobre o impasse na segurança pública do Município, depois que a BM deixou de trabalhar na central de monitoramento eletrônico. Mas uma frase do militar acabou provocando reação do vereador Ito Luciano (PMDB), e os dois iniciaram uma discussão, só encerrada com a intervenção do vice-presidente Betinho Koch (PT).

Ao dizer que a Guarda Municipal não é responsável pela segurança, o comandante fez uma comparação: "A competência da Guarda é a mesma da segurança privada ou dos flanelinhas. Isto é, nenhuma competência de polícia". A reação de Ito foi imediata: "O senhor não pode falar assim dos guardas municipais. Comparar eles aos flanelinhas?", questionou.

Segundo Barros, "a segurança é cuidado da Brigada". Para o comandante da Brigada Militar, "a Guarda cuida da segurança nas escolas e praças". Ito Luciano reagiu, acusando que a Brigada não estaria dando segurança aos bairros, apenas ao Centro, e por isso precisaria aceitar a ajuda da Guarda. "Conheço essa cidade há 24 anos e sei do que estou falando", disse em voz alta o vereador. Em resposta, Barros salientou os anos que atua na Brigada Militar e os resultados que alcançou em outras cidades. "Estou aqui há 9 meses e posso dizer que conheço muito da cidade. Sou um homem da rua e me orgulho disso."

Depois, questionado por Ricardo Ica Ritter (PDT), Barros disse não haver problemas entre as corporações. "A Brigada é parceira e aceita a Guarda. Só não abrimos mão do comando." Segundo Barros, o que não pode ocorrer é a parceria nas abordagens. Ele explica que a atuação conjunta das corporações em abordagens é ilegal.

Barros reclama o cumprimento de um convênio

Barros falou do convênio entre Prefeitura e Estado para administrar o monitoramento eletrônico. "Quem não quer cumprir o contrato é o Município. Este serviço deve ser supervisionado por quem tem poder de polícia", acredita. Segundo o coronel, neste ano as câmeras não flagraram ninguém cometendo delitos.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, disse o Estado é que não cumpriu o convênio, pois não disponibilizou a infraestrutura para abrigar a central de monitoramento. E defendeu a eficácia do sistema: "Se não está flagrando crimes, é porque está cumprindo o papel, previnindo os delitos", argumenta Farias.


Fonte: http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-213,cd-232867.htm

Um comentário:

  1. O que tem que ser dito pra esse coronél é que se precisou da criação das GUARDAS MUNICIPAIS, é porque a brigada não estava mais dando conta da segurança pública,estavam gente como ele somente pensando nas vaidades.Enquanto isso,a vagabundagem
    se diverte.

    Gm José Moraes.

    ResponderExcluir

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!