quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Para proporcionar maior segurança nas escolas, atendendo um pedido de diretores, professores e pais, o prefeito Ari Artuzi autorizou a criação de equipes específicas de guardas municipais destinadas para a ronda escolar em todos os estabelecimentos de ensino do município.


Com isso, aumentou em quase 40% o índice de visitas feitas nas escolas e em consequência disso, cresceu em 50% o número de atendimentos. O diretor de operações da ronda escolar da Guarda Municipal, Janecir dos Santos Ferreira, explica que a ronda escolar é feita por 17 guardas municipais nos três períodos, eles percorrem às 55 escolas das redes municipal, estadual e particular. Uma equipe fica a disposição para se deslocar até a unidade escolar quando é solicitada pela diretoria, no caso de atender alguma ocorrência.


De janeiro a outubro deste ano, a ronda escolar fez 10.398 visitas, além de 1.054 boletins de atendimento e registrou 105 fichas de ocorrências, envolvendo as três redes de ensino do município. O trabalho básico da ronda é inibir possíveis atos de desocupados ou vândalos que possam levar a violência no interior das escolas ou nos arredores. Durante essas rondas, já foram flagradas pessoas com arma de fogo, ou outro tipo de arma, como facas ou canivetes nas áreas próximas aos estabelecimentos de ensino.


O trabalho dos guardas municipais é recolher esse armamento e sendo necessário, de registrar Boletim de Ocorrência (BO), na Delegacia. No caso de menor, o caso é encaminhado á Delegacia do Menor de Dourados.“É um trabalho que tem total apoio dos pais, diretores e de toda sociedade, já que é uma forma de inibir a violência nas escolas, situação que vinha assustando a comunidade”, frisou Ferreira.


Ele informou ainda que o aumento dos casos de violência nas escolas nos anos anteriores, fez com que os diretores, junto ás associações de pais e mestres, solicitassem ao poder público o aumento das rondas escolares. De acordo com Ferreira, o prefeito Ari Artuzi atendeu prontamente a solicitação e decidiu criar uma equipe específica para atender as escolas.


Para incrementar o trabalho de segurança nas escolas, os guardas municipais ainda ministram palestras nos estabelecimentos, abordando temas de prevenção aos ilícitos com três temas básicos: “Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, “Como colaborar com a segurança nas escolas” e “Noções básicas sobre trânsito”.



Fonte: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=161742

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!