segunda-feira, 15 de março de 2010

Com a conclusão do curso de práticas de tiros para porte de armas de fogo, na sexta-feira passada, os 120 guardas municipais de Dourados voltam nos próximos dias a utilizar os equipamentos no patrulhamento diário na cidade, principalmente nas rondas escolares, que exigem reforço maior na segurança.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Divaldo Machado, a decisão de desarmar os guardas municipais partiu do próprio comando, atendendo à exigência do Estatuto do Desarmamento. Com isso, a Superintendência da Polícia Federal entendeu que a Guarda Municipal de Dourados teria que passar por adequações em relação a cursos de tiros. O curso começou no início deste mês e terminou na sexta-feira. As aulas foram ministradas por instrutores do Rio Grande do Sul com acompanhamento da Polícia Federal. O curso é estabelecido pela a lei n° 10.826/2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.

Durante o curso foram abordados a Lei 10.826/2003, sobre o Sinarm (Sistema Nacional de Armas), as regras de segurança para manuseio da arma de fogo e o preparo do policial nas técnicas do emprego do equipamento. As aulas práticas ocuparam 65% do tempo do curso e o restante foi destinado às aulas teóricas. “Os guardas já tinham outros cursos para utilização das armas de fogo, mas este foi bem abrangente e com bom aproveitamento, o que vai possibilitar utilizar o equipamento com maior segurança”, disse o comandante.

Ele informou que para os guardas voltarem a utilizar armas de fogo, falta penas firmar o convênio com a Polícia Federal, o que deve ocorrer nos próximos dias.

Ronda escolar

Para o prefeito Ari Artuzi, é importe que os guardas municipais voltem a utilizar armas para ajudar oferecer maior segurança à população, principalmente nas rondas escolares. Logo no início de seu mandato, o prefeito autorizou o aumento das equipes de rondas nas escolas atendendo à reivindicação da comunidade escolar. Com isso, em 2009, aumentou em quase 40% o índice de visitas feitas nas escolas. Em consequência disso, cresceu em 50% o número de atendimentos.

A ronda escolar visa atender todas as 55 escolas municipais, estaduais e particulares. A ronda é feita nos três períodos de aula. O trabalho básico da ronda é inibir possíveis atos de violência e porte de armas dentro ou nas proximidades das escolas. Além do trabalho das rondas, para complementar o trabalho de segurança nas escolas, a Guarda Municipal ainda ministra palestras nos estabelecimentos de ensino, abordando temas de prevenção aos ilícitos com três temas básicos: “Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas”, “Como colaborar com a segurança nas escolas” e “Noções básicas sobre trânsito

Fonte: http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=168472

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!