sexta-feira, 17 de setembro de 2010

À Minha Querida Guarda Civil Metropolitana

Autor: Wagner Pereira

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi criada pela Lei nº 10.115 de 15 de setembro de 1986, na Administração do Prefeito Jânio da Silva Quadros (1986/1988), que não aceitava ficar a mercê do Governo do Estado nas questões de segurança dos servidores, das instalações e serviços municipais.

Inicialmente foi subordinada à extinta Secretaria Municipal de Defesa Social, seu Comandante deveria ser oriundo por Oficial Superior das Forças Armadas ou da Polícia Estadual, seu efetivo foi fixado no limite de 5.000 homens.

A carreira foi regulamentada pela Lei nº 10.272 de 06 de abril de 1987, possuía os cargos de Guarda Civil Metropolitano, Classe Especial, Classe Distinta, Subinspetor, Inspetor e Inspetor Chefe Regional.

Ao longo dos anos pouco desta história permaneceu devido ao curso natural das coisas ou a evolução da própria Corporação.

Amanhã, nossa querida Guarda completa 24 anos, talvez não receba o cerimonial festivo que faça jus, mas em cada Unidade seu efetivo terá orgulho de compor a maior Guarda Municipal do Universo, como costumo carinhosamente devanear com meus companheiros.

Como bons brasileiros, nós Guardas Municipais não desistimos nunca e acreditamos que possamos ser uma alternativa ao modelo combalido de segurança pública que perdura em nosso país.

O meu presente a ti é renovar o juramento realizado no longínquo novembro de 1992, em minha formatura de Guarda Civil Metropolitano realizada no Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera e com as ilustrações deste artigo elaboradas por meu filho Wagner de 11 anos.


Fonte: http://osmunicipais.blogspot.com/2010/09/minha-querida-guarda-civil.html

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!