quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Apoio do GCM Duarte ao GCM Carlinhos Silva 4360 - Deputado Federal


Caros colegas,

"Deixo aqui registrado o meu total apoio àquele que será o nosso representante em Brasília, um profissional de ótima índole e comprometimento com as Guardas Municipais. Integrante da Guarda Civil Metropolitana há 23 anos, Carlinhos Silva tem pleno conhecimento das nossas dificuldades e prioridades e certamente fará todos os esforços para que a nossa corporação tenha um futuro melhor. É importantíssimo que nestas eleições possamos eleger um representante que seja da nossa categoria, pois passaremos a ter um referencial na luta para a aprovação de projetos de nosso interesse, tendo em vista que representatividade política é algo que faz a diferença e tem sido uma das nossas maiores deficiências. A eleição do nosso candidato será um marco na história das guardas e abrirá novas possibilidades para elegermos futuramente um maior número de GCM's em todas as esferas políticas, dando assim um enorme passo para que tenhamos novos rumos.
Estamos entrando na semana que antecede as eleições, portanto esse é o momento de massificarmos este trabalho e agora é imprescindível que consigamos agregar também o voto dos nossos familiares para que 2011 seja um ano de grandes avanços para nossa categoria.
Conto com a sua reflexão e apoio!!!"

GCM Carlinhos Silva - 4360
Deputado Federal


Grande abraço,
GCM Duarte


Segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Pioneira, cidade implanta Grupo de Operações com Cães na GCM

A cidade de Salto é uma das únicas na região a possuir o Grupo de Operações com Cães - GOC na Guarda Civil Municipal, que ajudará na segurança da população, auxiliando nos trabalhos realizados pelos guardas.

Há cerca de seis meses, seis GCM´s participam de cursos, seminários e adestramento de oito cães das raças: rotwailler, pastor malinois, gold retriver, dogo argentino e pastor alemão. Entre os vários cursos, os guardas foram treinados por Orisvaldo Martins de Lara, responsável por um quadro do programa do Domingão do Faustão; por uma equipe do Exército de Itu; no Centro Experimental ARAMAR; e em Sorocaba.

Vale ressaltar que só participam deste grupo os guardas que se tornaram adestradores, sendo eles: Rodrigues, Zaccarias, William, Alberto, Giancarlo e Santos.

Durante todo este período, condutor e adestrado passaram por um amplo treinamento diário e a partir de agora, por três meses, estarão em fase de treinos nas ruas. “A população poderá nos ver em treinamento pelas ruas da cidade. Serão dois cães por vez, sendo duas horas no máximo para cada um”, comentou o GCM Rodrigues, responsável pelo GOC.

Para abrigar os cães, foi preparado um espaço especial na sede da guarda com salas de administração e veterinária, e um canil com oito boxes. Os cachorros são treinados todos os dias, assim como recebem atenção dos condutores, que cuidam da limpeza do local e higienização dos adestrados. Um veterinário fica a disposição do grupo, e são consumidos cerca de 20kg de ração por semana.

Os cães ajudarão nos trabalhos realizados pela GCM de Salto, como busca em mata, apreensão de drogas, revista de suspeitos etc.

O município de Salto é inovador neste trabalho e tornou-se referência, tanto que outros locais, como Itu, Indaiatuba e Porto Feliz já vieram à cidade para conhecer o GOC. “É um trabalho fantástico que vai ajudar muito na segurança da população. Somos os únicos na região a implantar, então outras cidades já estão nos procurando para conhecer”, ressalta o Secretário de Governo Gilmar Mazetto, ao acrescentar que as raças do cães são específicas para este tipo de trabalho, e que alguns cachorros foram doados à Guarda e outros comprados.

O Prefeito Geraldo Garcia enalteceu o excelente trabalho que vem sendo realizado pela GCM de Salto e como este grupo auxiliará ainda mais na segurança pública. “Estou muito feliz com este trabalho e em comprovar o empenho dos guardas na implantação do grupo”, afirmou o Chefe do Executivo.

Fonte: www.salto.sp.gov.br

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Regime Especial de Trabalho Policial - R.E.T.P.

Autor: Wagner Pereira

A Prefeitura do Município de São Paulo inicia efetivamente o processo de valorização dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana com o aumento do percentual do Regime Especial de Trabalho Policial - R.E.T.P., com a publicação do Decreto 51.788 de 15 de setembro de 2010, data em que a Corporação completa 24 anos de criação.

O R.E.T.P. foi previsto inicialmente no primeiro plano de carreira da Corporação, instituído pela Lei n 10.272 de 04 de abril de 1987, que em seu artigo 12 o definia como compensação pelo cumprimento de horário irregular e sujeição a plantões noturnos. Em seu artigo 13 previa que poderia ser fixado no percentual de até 100% do valor do padrão de vencimento por ato Prefeito, através de decreto, porém eram pagos somente aos titulares dos cargos da carreira, sendo que todo o efetivo era investido no cargo através de comissionamento.

O Decreto nº 26.695 de 26 de Agosto de 1988 estabeleceu o primeiro percentual do R.E.T.P. fixado em 37%, dependendo de autorização do Secretário de Defesa Social, mediante proposta do Comandante da Guarda Civil Metropolitana.

As primeiras alterações em sua conceituação foram estabelecidas pela Lei nº 10.718 de 21 de dezembro de 1988, quando para sua percepção era necessário o trabalho mínimo de 40 horas semanais, incluindo para sua percepção outros serviços similares, em consonância ao cumprimento de horário irregular e sujeição a plantões noturnos, além de estender aos profissionais comissionados. Encerrando as transformações promovidas na Administração do Prefeito Jânio da Silva Quadros (1986/1988).

O Decreto nº 28.125 de 03 de outubro de 1989 elevou o percentual para 70%, sendo a única alteração promovida na Administração da Prefeita Luiza Erundina de Souza (1989/1992).

O Decreto nº 33.663 de 17 de setembro de 1993 elevou o percentual para 100%, criando assim a expectativa de que futuras alterações somente poderiam decorrer por edição de nova lei, uma vez que o Executivo estabelecia seu limite máximo previsto no artigo 13 da Lei nº 10.272/87, alterado pela Lei 10.718/88. Entretanto, com a Lei nº 11.658 de 27 de outubro de 1994, essa etapa foi superada, pois estabelecia novo limite, agora por iniciativa do Executivo o R.E.T.P. poderia chegar à de 140%.

Entretanto, com a Lei nº 11.715 de 03 de janeiro de 1995, que institui o segundo plano de carreira de Guarda Civil Metropolitana, estabeleceu o pagamento do 140% previstos no Decreto nº 33.663/93, além de definir sua percepção aos aposentados e pensionistas, chegando assim ao ápice de sua trajetória com as alterações promovidas na Administração do Prefeito Paulo Salim Maluf (1993/1996).

Na Administração do Prefeito Celso Pitta Roberto do Nascimento (1997/2000) não foi promovida qualquer alteração no R.E.T.P., porém era anseio da Corporação que o limite de 140% fosse novamente alterado de forma que elevasse seu percentual, mas jamais que ocorresse sua diminuição.

O atual plano de carreira foi estabelecido pela Lei nº 13.768 de 26 de janeiro de 2004, que numa manobra inteligente por parte da Administração Pública, ocorreu à redução do percentual para 50%, sendo que a diferença foi atribuída no salário base, mantendo o limite máximo de 140% a ser atribuído por conveniência do Executivo, desconsiderando 17 anos de luta dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana, porém, devido falhas no cálculo dos vencimentos dos cargos de chefia, que tiveram redução nos vencimentos foi necessária a edição emergencial do Decreto nº 45.416 de 18 de outubro de 2004 que aumentou para 140% o R.E.T.P. somente para esses cargos, findando ao alterações promovidas na Administração Marta Teresa Smith de Vasconcelos Suplicy (2001/2004).

Na Administração do Prefeito José Serra (2005/2006) foi editado o Decreto nº 45.740 de 25 de fevereiro de 2005 que revogou o Decreto nº 45.416/04, que estabelecia o R.E.T.P. diferenciado para os cargos de chefia.

O Decreto nº 47.691 de 15 de setembro de 2006, marca o reinicio do tão sonhado restabelecimento dos 140% de outrora, embora tímida sua elevação ocorre para 60%.

A publicação do Decreto nº 51.788 de 15 de setembro de 2010, promove um conquista maior com a elevação do percentual para 80%, podendo ser ou não o último capítulo da atual Administração do Prefeito Gilberto Kassab,

Devemos continuar lutando para melhorar cada vez mais e jamais permitir que sejamos enganados novamente abrindo mão de nossas conquistas, pois aprendemos que sua reconstrução é mais árdua.

Fonte: http://osmunicipais.blogspot.com/2010/09/regime-especial-de-trabalho-policial.html
24 Anos!!!!

Autora: Elza Paulina de Souza

Parece que foi ontem.....

Era Janeiro de 1986, e São Paulo fervilhava com a novidade: O Prefeito Jânio Quadros vai criar uma nova polícia???

Será nos moldes da Guarda Municipal de Londres e com a filosofia da antiga Guarda Civil de São Paulo.

Claro que com apenas 19 anos que acabara de completar em Dezembro, eu estava como a maioria maciça dos então candidatos na mesma faixa etária, todos exultantes, ansiosos e ávidos pela novidade, obviamente sonhando com a nova realidade que estava por vir.

Era um sonho. Cada etapa conquistada – Rua Pedro de Toledo, Pedro Taques, DEMED (no Parque D.Pedro), quanta vibração, quanta alegria!!!!

Maio de 1986 - Rua Pedro de Toledo, enquanto lá estava o masculino já com as instruções avançadas, chegavam as primeiras alunas do corpo feminino, sob a supervisão da Cel. PM Jannette Ribeiro Fiuza, Pelotão A1, B1, A2 e assim se formando o corpo feminino:

Instrutor Barbosa – PELOTÃÃÃÃÃO – SENTIIIIDO!!! Sua mocoronga!!! Bizonha!!! Voadora!!!! Presta atenção!!!! Desse jeito você vai matar sua equipe, monitora!!!!!

- Corta esse cabelo Aluna! Presta atenção!!! Sentido - descansar, descansar - sentido...

“Meu Deus, isso não acaba nunca!!!! O que eu vim fazer aqui?”

E a cada dia, a cada dificuldade ultrapassada, cada etapa vencida era uma alegria....não tínhamos salário, não tínhamos uniformes, não tínhamos dinheiro e as vezes nem noção do que nos esperava, entretanto tínhamos esperança e muitos sonhos.

O Corpo Feminino e as reuniões com a Cel. Jannette para aulas de etiqueta. Sim, nós tínhamos aulas de etiqueta – como se sentar, se maquiar, andar, etc...

Logo saímos do Ibirapuera e o então Departamento de Ensino mudou para o estádio do Pacaembu e lá vamos nós, a formatura era sob o pombal, imaginem só o que acontecia com alguns pelotões....rsrsrsr, mas era uma alegria só, claro que quando acontecia o incidente a gente não podia rir.

Os primeiros pelotões do Masculino já estavam na rua trabalhando, de camiseta branca e calça jeans e como viatura para a ronda um fusca branco que pertencia a Administração Regional, depois receberam o uniforme e saiam somente com o bastão, sem armas, na posterior vieram as “armas” oriundas do Exército.

A primeira viatura oficial era um fusca “azul e amarelo”, lindo, lindo quantas ocorrências, quantos apoios, e assim sucessivamente, Kombi, motos, bikes, veraneios, Jeep, Sedans até as viaturas atuais.


Muita gente boa foi embora, ora por baixos salários, ora em busca de novos horizontes, novos concursos, muitos erros, mas com certeza muitos sucessos. Ficou a saudade, a amizade....

Primeiro dia uniformizado na rua e sem arma claro, andávamos com o peito tão estufado que parecia que íamos explodir.

Todos olhavam, aonde quer que passássemos – Metrô Penha – 07H30min, descendo a escada rolante, a plataforma cheia, todos se viram para olhar quem era aquela jovem tão elegante.

O que era?

Alguém se atreve a perguntar você é uma aeromoça?

Não, sou GUARDA CIVIL METROPOLITANA!!! – respondi orgulhosíssima com o meu uniforme impecável, saia, chapéu e bolsa, um luxo só - Que emoção!!!

Emoção dos primeiros é inenarrável, imensurável....e chegamos aos dias de hoje. Não dá prá escrever tudo, senão deixaria de ser um artigo e passaria a ser um livro.

O que ficou destes anos todos?

Muita coisa boa...

Amizades, alegrias, companheirismo, crescimento, aprendizado, sofrimento....

Sim, não é possível crescer sem sofrimento...

Ele faz parte da nossa condição humana, e os casamentos, ...feitos e/ou desfeitos....fazem parte da vida.

Acredito ainda na esperança e naquilo que faço, pois do contrário, teria que ter a hombridade de procurar outros caminhos.

Não falo mal desta Instituição, pois estaria falando de mim, uma vez que sou parte dela.

Enquanto estiver aqui farei o que for necessário, com comprometimento e hombridade,

Afinal, a vida continua e quem fica parado é poste!!!!!

Parabéns a todos nós e que Deus nos abençoe, nos proteja e derrame sobre nossa Gloriosa Guarda Civil Metropolitana bênçãos de vitória!!!!

Fonte: http://osmunicipais.blogspot.com/2010/09/24-anos.html
À Minha Querida Guarda Civil Metropolitana

Autor: Wagner Pereira

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foi criada pela Lei nº 10.115 de 15 de setembro de 1986, na Administração do Prefeito Jânio da Silva Quadros (1986/1988), que não aceitava ficar a mercê do Governo do Estado nas questões de segurança dos servidores, das instalações e serviços municipais.

Inicialmente foi subordinada à extinta Secretaria Municipal de Defesa Social, seu Comandante deveria ser oriundo por Oficial Superior das Forças Armadas ou da Polícia Estadual, seu efetivo foi fixado no limite de 5.000 homens.

A carreira foi regulamentada pela Lei nº 10.272 de 06 de abril de 1987, possuía os cargos de Guarda Civil Metropolitano, Classe Especial, Classe Distinta, Subinspetor, Inspetor e Inspetor Chefe Regional.

Ao longo dos anos pouco desta história permaneceu devido ao curso natural das coisas ou a evolução da própria Corporação.

Amanhã, nossa querida Guarda completa 24 anos, talvez não receba o cerimonial festivo que faça jus, mas em cada Unidade seu efetivo terá orgulho de compor a maior Guarda Municipal do Universo, como costumo carinhosamente devanear com meus companheiros.

Como bons brasileiros, nós Guardas Municipais não desistimos nunca e acreditamos que possamos ser uma alternativa ao modelo combalido de segurança pública que perdura em nosso país.

O meu presente a ti é renovar o juramento realizado no longínquo novembro de 1992, em minha formatura de Guarda Civil Metropolitano realizada no Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera e com as ilustrações deste artigo elaboradas por meu filho Wagner de 11 anos.


Fonte: http://osmunicipais.blogspot.com/2010/09/minha-querida-guarda-civil.html

terça-feira, 14 de setembro de 2010

APOIO INCONDICIONAL DO VEREADOR ABOU ANNI.


VEREADOR ABOU ANNI, reeleito pelo Município de São Paulo, tem a satisfação de prestigiar o então candidato ao cargo de Deputado Federal CARLINHOS SILVA, depositando total confiança e apoio a sua campanha eleitoral.

É louvável destacar que o Vereador Abou Anni atualmente exerce o seu segundo mandato na Capital, tendo intensificado o seu apoio à campanha do brilhante candidato Carlinhos Silva, visto que acredita na capacidade e no potencial que este carrega consigo para representar, em âmbito nacional, a classe dos Guardas Municipais.

È de todo relevo esclarecer que, segundo Abou Anni, para qualquer categoria que tem expectativa de crescer e conquistar seus direitos de forma legítima, como é o caso da Guarda Civil, uma representatividade idônia no Congresso Nacional é de grande valia e cardeal importância, de tal maneira que a presença do candidato Carlinhos Silva na Câmara dos Deputados repercutirá como uma força positiva aos trabalhos deste Edil em prol da categoria.

Isto tudo, para dizer que, para o Vereador Abou Anni, pela primeira vez na História da Política Nacional, a Guarda Civil estará, de fato, representada em âmbito nacional.

Palavras do Vereador....

Entrei, com afinco, na campanha do Carlinhos Silva, pois, de há muito, o conheço, precisamente, durante todo o período em que o tive o privilégio de possuí-lo como Assessor de meu Gabinete. Confesso que, neste largo espaço de tempo, pude perceber quão é elevada a sua capacidade e sensibilidade detectar as necessidades do povo e prontamente solucioná-las. Além disso, sou sabedor do seu caráter e da sua hombridade, de modo que, o seu maior compromisso é com a sua palavra, sobretudo quando esta é dirigida aos seus nobres eleitores.

Este Vereador quer compartilhar com a classe que, o segredo do discurso do Carlinhos Silva está na exuberância de seu coração, e, estou certo que, quando Deputado Federal não mudará de rumo, “nem de modo de andar”, acredito que continuará sendo o mesmo “Carlinhos” de sempre, que no diminutivo só tem o nome, vez que, é grandiosa a sua missão, mostrando-se forte o bastante para lutar pelos interesses da Categoria.

Por fim, a Guarda Civil estará bem representada com o “eterno GCM” Carlinhos Silva!!!

Grave bem este número na hora do voto:

4360 para DEPUTADO FEDERAL.

Desfile de 7 de Setembro – Guarda Civil de Piracicaba

Mesmo debaixo de uma forte chuva, a Guarda Civil de Piracicaba desfilou em comemoração a semana da Pátria. O efetivo de 130 componentes entre homens e mulheres e foram formados em Grupamentos. Bandeiras, Banda da GCM, Pelotão Escolar, Pelotão Feminino, Pelotão Masculino.

O Pelotão Ciclistico se incorporou juntamente com o desfile Motorizado com 10 biclicletas, 12 Motocicletas, Viaturas do Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental, Canil, Viaturas de Patrulhamento preventivo Pelotão Rural e Base Móvel num total de 30 viaturas.

Os alunos das escolas Estaduais e Municipais não desfilaram devido a forte chuva, porém, não deixaram de comemorar o 7 de setembro, se organizaram e neste final de semana desfilaram por ruas próximas as escolas com o apoio da Guarda Civil.


Banda da GCMP
Pelotão Escolar

Pelotão Feminino

Pelotão Masculino


Pelotão Ciclistico

Sucomandante Dr. Moraes

Inicio do Desfile Motorizado

Pelotão Escolar


Viatura Canil


Pelotão Rural

Base Móvel

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cerca de mil pessoas estiveram reunidas para comemorar o dia da Independência nesse 7 de setembro em Varginha.

Como nos anos anteriores, a comemoração, organizada pela prefeitura de Varginha através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Fundação Cultural do Município, pelo Tiro de Guerra de Varginha, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, aconteceu na Concha Acústica, na manhã do dia 7 de setembro.

Seguindo o protocolo, foram executados os hinos Nacional e da Independência. O hino da Independência foi cantado pelos atiradores do Tiro de Guerra acompanhados pelos presentes. Participaram do hasteamentos das bandeiras o prefeito Eduardo Carvalho, o presidente da Câmara de vereadores, Leonardo Ciacci e o Ten. Cel. Milton Oliveira Costa (PM).

A novidade deste ano foi a apresentação do cerimonial pelas Guardas Municipais Flávia Brito Tana e Jucilene Aparecida da Silva. “Esta foi a primeira apresentação do Grupo de Cerimonial que está sendo organizado pela Guarda Municipal. Como primeira apresentação já recebemos muitos elogios e pretendemos aprimorarmo-nos cada vez mais”, disse o Diretor da Guarda Municipal, Guilherme Maia.

Durante o evento, o Cap. PM Marcos Antônio da Silva fez a leitura de um texto sobre a Independência e em seguida o prefeito de Varginha falou sobre a importância da independência de um país que começa nas cidades.

Participaram também do evento os alunos da Banda Marcial de Varginha.


Fonte, www.varginha.mg.gov.br

A SEGUNDA EDIÇÃO DA PARADA GAY EM VARGINHA ACONTECEU EM CLIMA DE PAZ, MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO.

A segunda edição do evento “Parada Gay de Varginha” realizado no último domingo, o evento foi marcado pela presença de milhares de participantes, que foram os responsáveis pelo mesmo sucesso alcançado na primeira edição, realizada no ano passado.

Uma multidão invadiu as Praças José de Resende Paiva e a do ET, no centro da cidade. A estimativa é de que aproximadamente seis mil pessoas, entre gays, lésbicas, simpatizantes, além de um público formado por famílias inteiras e até crianças, lotassem o local e embalados pelo som de um potente trio elétrico, transformassem o centro da cidade numa grande boate ao ar livre.

Segundo os organizadores da 1ª Parada Gay de Varginha, o evento foi idealizado como uma forma de protesto a discriminação que o grupo vive no dia-a-dia, seja no ambiente familiar, no trabalho ou na sociedade em geral, usurpando o primeiro e mais importante direito de todo e qualquer ser humano que é o ser livre para viver conforme suas escolhas.

Aproveitando a época de período eleitoral os organizadores fizeram do direito a cidadania o tema principal para a parada deste ano.

O evento foi encerrado por volta das 18:00h e nenhuma ocorrência registrada.


A Parada Gay é realizada pelo Grupo Gay de Varginha, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural de Varginha, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e Guarda Municipal.


GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA FORMA MAIS UMA EQUIPE PARA
CICLOPATRULHAMENTO



Foi realizado nos últimos dias 18,19 e 20 de agosto, com as aulas teórica ministradas nas dependências Tiro de Guerra e as aulas práticas nas praças da Anna Jarvis (Mina), das Rosas e José de Resende Paiva.
Durante o curso, que teve duração de 30 horas no total, foram abordados temas como patrulhamento comunitário, uso progressivo da força, técnicas policiais aplicadas no ciclo patrulhamento, regras de circulação, ergonomia e nutrição e ciclismo. O patrulhamento em bicicletas oferece algumas vantagens como maior contato e aproximação com a comunidade e uma maior mobilidade. A bicicleta também permite uma maior proximidade física e até emocional entre os Guardas Municipais e os municipes.

O curso visou a formação e instruídos de 13 guardas municipais para estarem aptos a serem convocados para comporem o Ciclo Patrulhamento, que consiste numa equipe, formada por Guardas Municipais que passaram por um treinamento específico para estarem aptos a realizarem o patrulhamento em bicicletas, foram especialmente preparadas para dar maior segurança e agilidade no atendimento de ocorrências. A equipe trabalha em turno de 06 horas de serviço, onde há uma estimativa de atendimento chegando até 50 kilometros por dia, atingindo assim uma área maior de atendimento sem perder o contato direto e facilitado com a população.

Além de patrulharem as ruas a Bike Patrulha também cobre setores e faz visitas tranqüilizadoras nos patrimônios municipais, atende o trânsito, nas escolas, parques e outras atividades.

NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM CURSO INTENSIVO DE RESGATE.


A Quinta Turma de Guardas Municipais de Varginha, que estão em estágio após receber toda matriz curricular da SENASP, recebeu também um curso intensivo de resgate ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pertencentes ao 9ª Batalhão CBMMG, instalado em Varginha/MG. O curso que foi nas instalações no próprio batalhão BM, sob a Coordenação do setor Comunicação Organizacional - B5 9ºBBM, teve a duração de 5 da.s com 8 horas diárias de instrução teórica e aplicações práticas pelos militares Cb Santos, Cb Wellington, Cb Sirlei, Sd Robson, Sd Aline e Sd Gandu.r

O treinamento, consiste em noções básicas de Hist. APH, Anatomia, Noções de Enfermagem, Análise do Paciente, SBV, Afogamento, Queimaduras, Choque Elétrico, Hemorragias, Emergência clínica, Fraturas, Ferimentos Expostos, Trauma Tronco, Parto, Animais Peçonhentos, Remoção/Transporte e Estado de choque.

Todo o treinamento visa à preparação para que os Guardas Municipais, como ressaltou o Sub Comandante, Sr. Major BM Ernani Fernandes Brandão David, durante a entrega dos Certificados, pela GM ter um bom efetivo a cobertura das diversas área da cidade é maior, por este motivo acaba se tronando um dos principais parceiros do Corpo de Bombeiros em casos de combate a incêndios e principalmente em acidentes com vítimas, quando podem aplicar as técnicas apreendidas de como se fazer uma ressuscitação, imobilização, locomoção, transporte e, em casos mais complexos, como manter os sinais vitais ou a consciência da(s) vítima(s) até a chegada do resgate com os equipamentos adequados para o atendimento da ocorrência.

O constante treinamento da equipe é uma obrigação da Instituição, um dever da corporação, que deve sempre buscar o seu crescimento profissional e pessoal, pois a população merece e precisa contar prestadores de serviço cada vez mais capacitados, aptos e disponíveis para o atendimento com qualidade a suas solicitações.

O GRUPAMENTO DE MEIO AMBIENTE DA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA (GMAT) REALIZOU UMA CAMINHADA ECOLÓGICA COM OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO BATISTA PELAS DEPENDÊNCIAS DO PARQUE FLORESTAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Integrantes do grupamento ambiental da Guarda Municipal de Varginha, acompanharam um grupo de 40 alunos para realizaram um trabalho de reconhecimento e aprendizado sobre a biodiversidade da fauna e da flora da nossa região.

A caminhada se deu em um descontraído passeio pelas dependências do Parque Florestal São Francisco de Assis de Varginha, com duração de 03 horas, momento em que os alunos, admirados e surpresos com o trabalho bem feito que é desenvolvido pelos funcionários do local, puderam conhecer na prática o que vem sendo repassados nas aulas teóricas dentro das salas de aula.

Segundo o Subinspetor e comandante do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Varginha, Sr. Carlos Roberto, “O Parque São Francisco é um dos mais completos exemplares de reserva do País, onde a grande diversidade de plantas e alguns animais, o torna referência nacional. Além de que dentro do Parque estão preservadas as principais nascentes de água que abastecem a nossa cidade. Todo projeto que for voltado para a divulgação e conscientização para uma valorização e principalmente conservação do meio ambiente terá sempre o nosso apoio”.

Fiscalização do transporte de crianças começou hoje em Varginha 01/09/2010.

A partir de hoje será iniciada a fiscalização das novas regras para o transporte de criança em Varginha pela Guarda Municipal. A Resolução 277 do Contran, publicada em junho de 2008, determina que crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro utilizando o dispositivo de retenção.

Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

O uso da cadeirinha de carro agora é obrigatório no Brasil e quem não utilizá-la será punido com multa. Mais importante que a obrigatoriedade por lei, porém, é a segurança do seu filho. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2005 acidentes de transporte mataram 573 crianças de 0 a 4 anos no Brasil -- e o número pode estar subestimado.

Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.

Instalar a cadeirinha do carro não é tarefa fácil. É preciso passar o cinto de segurança do veículo pelos locais indicados no manual de instrução do assento (nem sempre muito bem explicado) e apertar bem, até que a cadeira praticamente não se mexa. Para isso, você ou seu companheiro terão que literalmente subir na cadeira, para forçá-la contra o estofado e garantir que a instalação esteja realmente firme.

De acordo com especialistas, o melhor lugar para a instalação da cadeirinha (de quem tem um filho só) é no assento do meio do banco traseiro, para diminuir o risco de um impacto no caso de acidentes.

As crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro. No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção. Motocicletas, motonetas e ciclomotores, somente poderão transportar crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.

Atuação da Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Varginha estará conscientizando os motoristas e crianças a respeito da obrigatoriedade dos assentos nos veículos. A princípio, a multa não será aplicada caso a cadeirinha não esteja corretamente instalada, mas, caso o condutor não se adéque às normas da lei, a multa será aplicada, além da perda dos pontos na carteira e a retenção do veículo. “Estaremos instruindo os motoristas através de blitz e mobilizações frente às escolas, no intuito de promover a conscientização não somente do condutor, mas também da criança, que às vezes se recusa a usar os instrumentos de segurança”, ressalta o Comandante Maciel da Guarda Municipal.

O período de conscientização na cidade ainda não tem data de término. Acrescentou ainda que todo o veículo será vistoriado pela Guarda Municipalcom objetivo de promover a regularização não só das cadeirinhas mas também nos itens de segurança.

Não posso carregar meu recém-nascido no colo, no banco de trás?

Não. O corpo do adulto acaba esmagando a criança na hora do acidente, em vez de protegê-la. A legislação do Contran determina que todas as crianças usem a cadeirinha até os 7 anos e meio, ou seja, recém-nascidos também estão incluídos.

Exatamente o que determina a legislação brasileira?

Em boa parte dos países desenvolvidos o uso da cadeirinha já era obrigatório havia anos quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, em 2008, a determinação obrigando ao uso desse tipo de assento no Brasil.

A lei foi criticada por especialistas por ser branda demais e determinar a obrigatoriedade por idade, em vez de por altura e/ou peso, que são parâmetros mais exatos. Ela também isenta veículos de transporte escolar e de transporte coletivo, como táxis e ônibus, da obrigatoriedade.

Leia abaixo os principais pontos da resolução do Contran:

• Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.

• Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.

• Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou "booster", com o cinto de segurança de três pontos do carro.

• Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.

• Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso. O mesmo se aplica a carros que não tenham banco traseiro. No caso de haver airbag, o banco do carro deve ser afastado para trás o máximo possível. Nesse tipo de situação, fica vedado o uso da cadeirinha virado para trás (no caso de bebês).

Luis Silva

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Assaltante foi morto durante troca de tiros na Rua Domingos de Morais.
Guarda-civil foi ferido na mão.

Do G1 SP

Um assaltante foi morto e um guarda-civil metropolitano ficou ferido após uma tentativa de assalto a uma loja de materiais de construção na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (6).

Segundo a Polícia Militar, o guarda tentou impedir o assalto e houve troca de tiros. Ele foi ferido na mão, mas passa bem. O assaltante também foi baleado e chegou a ser socorrido e levado ao Pronto Socorro São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/tentativa-de-assalto-loja-da-zona-sul-de-sp-termina-em-tiroteio.html


sábado, 4 de setembro de 2010

Camisa e Distintivo da Campanha de Carlinhos Silva 4360



Caros amigos apresentamos o modelo de camisa e de distintivo da campanha de Carlinhos Silva mais uma colaboração de nosso amigo e irmão Inspetor Elvis

Pedimos o favor de divulgar este ótimo trabalho.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

109.000 RESULTADOS NO GOOGLE “GCM CARLINHOS SILVA” A FORÇA NA CONSTRUÇÃO DE UM NOME.


Queridos amigos nós da equipe Carlinhos Silva temos orgulho em noticiar que o nome ou seja a marca “GCM CARLINHOS SILVA” bateu A CASA DOS:

109.000 cento e nove mil resultados, na pesquisa Google, ou seja, o nome “GCM Carlinhos Silva” desponta em 109.000 matérias no Google, se cada sitio que possui o nome GCM Carlinhos Silva significar um voto na campanha estaremos felizes.

A força deste nome é tão importante e conseguiu se solidificar com o apoio de todos os irmãos de sangue Azul Marinho.

Nestes mais de 9 anos de jornada política, o nosso amigo Carlinhos Silva com seu jeito simples, com sua vontade de ajudar, sua determinação em divulgar o trabalho das Guardas Civis Municipais, bem como a sua determinação em representar a categoria, levou a ser atualmente o integrante da GCM mais conhecido nos meios eletrônicos, também pela sua jornada de visitas as Guardas do Estado e amizades em outras Guardas no Brasil, nos trás a certeza que todos os Guardas o conhecem, pelo menos seu nome, os que não o conhecem pessoalmente.

Por isso, por esta marca concreta, que é fruto do trabalho árduo do Carlinhos e daqueles que o apóiam é que temos a certeza que com a ajuda de todos, ele será eleito e teremos a chance de ter um representante legitimo saído do seio das Guardas Civis.

O nome GCM Carlinhos Silva é o primeiro e supera a divulgação no Google, de associações e entidades conhecidas tais como a ABRAGUARDAS COM 7.900 resultados e o SINDGUARDAS com 4.980 resultados.

Portanto Carlinhos Silva se mostra como aquele que realmente merece ser nosso representante.

Obrigado Carlinhos Silva, pelo seu jeito de ser, pela sua luta, pelo seu idealismo, e pela sua jornada, afinal de contas é como você mesmo diz, JUNTOS PODEMOS TUDO.

NOS DA EQUIPE CARLINHOS SILVA ESTAMOS FELIZES EM PODER CONTAR COM A AMIZADE DESTE VERDADEIRO GUERREIRO PELAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS E COM UM MANDATO NA MÃO, DADO PELOS NOSSOS IRMÃOS GUARDAS, ELE CERTAMENTE SABERÁ HONRAR ESTES VOTOS, AFINAL TRABALHO DURO, CONHECIMENTO DAS GUARDAS E DOS SEUS PROBLEMAS ELE TEM, E O PRINCIPAL POSSUI, BOM CORAÇÃO, E DETERMINAÇÃO PARA LUTAR PELA NOSSA CATEGORIA JÁ TÃO SOFRIDA.

ABRAÇOS IRMÃOS E ESTA É MAIS UMA INFORMAÇÃO QUE REVELA A FORÇA DESTE IRMÃO GCM CARLINHOS SILVA TEM JUNTO A NOSSA CATEGORIA E AO NOSSO MEIO.

PEDIMOS O SEU APOIO A ESTA CAMPANHA E QUE VOCÊ SEJA NOSSO CABO ELEITORAL DIVULGANDO NA SUA GUARDA, NA SUA BASE, NA SUA REGIÃO, NA SUA FAMÍLIA, PARA CONHECIDOS E PARENTES, PRECISAMOS TER O SEU VOTO MULTIPLICADO POR DEZ, PARA QUE COM UMA VOTAÇÃO EXPRESSIVA POSSAMOS MOSTRAR A NOSSA FORÇA.

ABRAÇOS IRMÃOS E NÃO SE ESQUEÇAM DE PEDIR MATERIAL PELO EMAIL gcmcarlinhossilva4360@gmail.com

270 MIL ACESSOS JÁ É UMA REALIDADE.


ESTAMOS PRESTES A CONSEGUIR A MARCA DE 270 MIL ACESSOS NO BLOG DO CARLINHOS SILVA.

HOJE É O MEIO ELETRONICO DO ASSUNTO GUARDA CIVIL MUNICIPAL, MAIS ACESSADO POR DIA NO BRASIL, INCLUSIVE COM ACESSOS DO EXTERIOR.

ESTE SITE TEM COMO OBJETIVO UNIR NOSSAS GUARDAS EM UM SÓ IDEAL, BEM COMO DIVULGAR OS NOSSOS TRABALHOS A POPULAÇÃO EM GERAL, NÃO É FÁCIL MANTER UM MEIO DE COMUNICAÇÃO AUTALIZADO, COM NOTICIAS DIÁRIAS E COM UMA GAMA ENORME DE INFORMATIVOS A CATEGORIA, ASSUNTOS COMO APOSENTADORA ESPECIAL, PODER DE POLICIA, PRONASCI, SENASP, PORTE DE ARMA, INFOSEG, HABEAS CORPUS PARA CONCESSÃO DE PORTE DE ARMA AOS GUARDAS, TODOS ESTES ASSUNTOS SÃO DIVULGADOS CONSTANTEMENTE EM NOSSO SITE.

TEMOS A HONRA DE DIVULGAR ESTE NUMERO QUE É CONQUISTA DE TODOS, BEM COMO DE AGRADECER A TODOS OS QUE PARTICIPAM E PARTICIPARAM DA EQUIPE DO CARLINHOS SILVA, COLABORADORES, SIMPATIZANTES, IRMÃOS E AMIGOS.

ESTA MARCA NÃO É MINHA É DE TODOS VOCÊS QUE ACESSAM E DIVULGAM O NOSSO BLOG.

OBRIGADO MAIS UMA VEZ A TODOS OS QUE COLABORAM E ESTIVERAM PRESENTES NESTA EMPREITADA, A VITÓRIA É NOSSA E FAÇO QUESTÃO DE DIVIDIR OS LOUROS.

PARABÉNS A TODOS NÓS.

JUNTOS SOMENTE JUNTOS PODEMOS TUDO!