Apoio do GCM Duarte ao GCM Carlinhos Silva 4360 - Deputado Federal
Grande abraço,
GCM Duarte
Pioneira, cidade implanta Grupo de Operações com Cães na GCM
A cidade de Salto é uma das únicas na região a possuir o Grupo de Operações com Cães - GOC na Guarda Civil Municipal, que ajudará na segurança da população, auxiliando nos trabalhos realizados pelos guardas.
Há cerca de seis meses, seis GCM´s participam de cursos, seminários e adestramento de oito cães das raças: rotwailler, pastor malinois, gold retriver, dogo argentino e pastor alemão. Entre os vários cursos, os guardas foram treinados por Orisvaldo Martins de Lara, responsável por um quadro do programa do Domingão do Faustão; por uma equipe do Exército de Itu; no Centro Experimental ARAMAR; e em Sorocaba.
Vale ressaltar que só participam deste grupo os guardas que se tornaram adestradores, sendo eles: Rodrigues, Zaccarias, William, Alberto, Giancarlo e Santos.
Durante todo este período, condutor e adestrado passaram por um amplo treinamento diário e a partir de agora, por três meses, estarão em fase de treinos nas ruas. “A população poderá nos ver em treinamento pelas ruas da cidade. Serão dois cães por vez, sendo duas horas no máximo para cada um”, comentou o GCM Rodrigues, responsável pelo GOC.
Para abrigar os cães, foi preparado um espaço especial na sede da guarda com salas de administração e veterinária, e um canil com oito boxes. Os cachorros são treinados todos os dias, assim como recebem atenção dos condutores, que cuidam da limpeza do local e higienização dos adestrados. Um veterinário fica a disposição do grupo, e são consumidos cerca de 20kg de ração por semana.
Os cães ajudarão nos trabalhos realizados pela GCM de Salto, como busca em mata, apreensão de drogas, revista de suspeitos etc.
O município de Salto é inovador neste trabalho e tornou-se referência, tanto que outros locais, como Itu, Indaiatuba e Porto Feliz já vieram à cidade para conhecer o GOC. “É um trabalho fantástico que vai ajudar muito na segurança da população. Somos os únicos na região a implantar, então outras cidades já estão nos procurando para conhecer”, ressalta o Secretário de Governo Gilmar Mazetto, ao acrescentar que as raças do cães são específicas para este tipo de trabalho, e que alguns cachorros foram doados à Guarda e outros comprados.
O Prefeito Geraldo Garcia enalteceu o excelente trabalho que vem sendo realizado pela GCM de Salto e como este grupo auxiliará ainda mais na segurança pública. “Estou muito feliz com este trabalho e em comprovar o empenho dos guardas na implantação do grupo”, afirmou o Chefe do Executivo.
Fonte: www.salto.sp.gov.br
Banda da GCMP |
Pelotão Escolar |
Pelotão Feminino |
Pelotão Masculino |
Pelotão Ciclistico |
Sucomandante Dr. Moraes |
Inicio do Desfile Motorizado |
Pelotão Escolar |
Viatura Canil |
Pelotão Rural |
Base Móvel |
Cerca de mil pessoas estiveram reunidas para comemorar o dia da Independência nesse 7 de setembro em Varginha.
Como nos anos anteriores, a comemoração, organizada pela prefeitura de Varginha através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Fundação Cultural do Município, pelo Tiro de Guerra de Varginha, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, aconteceu na Concha Acústica, na manhã do dia 7 de setembro.
Seguindo o protocolo, foram executados os hinos Nacional e da Independência. O hino da Independência foi cantado pelos atiradores do Tiro de Guerra acompanhados pelos presentes. Participaram do hasteamentos das bandeiras o prefeito Eduardo Carvalho, o presidente da Câmara de vereadores, Leonardo Ciacci e o Ten. Cel. Milton Oliveira Costa (PM).
A novidade deste ano foi a apresentação do cerimonial pelas Guardas Municipais Flávia Brito Tana e Jucilene Aparecida da Silva. “Esta foi a primeira apresentação do Grupo de Cerimonial que está sendo organizado pela Guarda Municipal. Como primeira apresentação já recebemos muitos elogios e pretendemos aprimorarmo-nos cada vez mais”, disse o Diretor da Guarda Municipal, Guilherme Maia.
Durante o evento, o Cap. PM Marcos Antônio da Silva fez a leitura de um texto sobre a Independência e em seguida o prefeito de Varginha falou sobre a importância da independência de um país que começa nas cidades.
Participaram também do evento os alunos da Banda Marcial de Varginha.
A SEGUNDA EDIÇÃO DA PARADA GAY EM VARGINHA ACONTECEU EM CLIMA DE PAZ, MUITA ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO.
A segunda edição do evento “Parada Gay de Varginha” realizado no último domingo, o evento foi marcado pela presença de milhares de participantes, que foram os responsáveis pelo mesmo sucesso alcançado na primeira edição, realizada no ano passado.
Uma multidão invadiu as Praças José de Resende Paiva e a do ET, no centro da cidade. A estimativa é de que aproximadamente seis mil pessoas, entre gays, lésbicas, simpatizantes, além de um público formado por famílias inteiras e até crianças, lotassem o local e embalados pelo som de um potente trio elétrico, transformassem o centro da cidade numa grande boate ao ar livre.
Segundo os organizadores da 1ª Parada Gay de Varginha, o evento foi idealizado como uma forma de protesto a discriminação que o grupo vive no dia-a-dia, seja no ambiente familiar, no trabalho ou na sociedade em geral, usurpando o primeiro e mais importante direito de todo e qualquer ser humano que é o ser livre para viver conforme suas escolhas.
Aproveitando a época de período eleitoral os organizadores fizeram do direito a cidadania o tema principal para a parada deste ano.
O evento foi encerrado por volta das 18:00h e nenhuma ocorrência registrada.
A Parada Gay é realizada pelo Grupo Gay de Varginha, com apoio da Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural de Varginha, Secretaria Municipal de Turismo e Comércio e Guarda Municipal.
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA FORMA MAIS UMA EQUIPE PARA
CICLOPATRULHAMENTO
Foi realizado nos últimos dias 18,19 e 20 de agosto, com as aulas teórica ministradas nas dependências Tiro de Guerra e as aulas práticas nas praças da Anna Jarvis (Mina), das Rosas e José de Resende Paiva.
Durante o curso, que teve duração de 30 horas no total, foram abordados temas como patrulhamento comunitário, uso progressivo da força, técnicas policiais aplicadas no ciclo patrulhamento, regras de circulação, ergonomia e nutrição e ciclismo. O patrulhamento em bicicletas oferece algumas vantagens como maior contato e aproximação com a comunidade e uma maior mobilidade. A bicicleta também permite uma maior proximidade física e até emocional entre os Guardas Municipais e os municipes.
O curso visou a formação e instruídos de 13 guardas municipais para estarem aptos a serem convocados para comporem o Ciclo Patrulhamento, que consiste numa equipe, formada por Guardas Municipais que passaram por um treinamento específico para estarem aptos a realizarem o patrulhamento em bicicletas, foram especialmente preparadas para dar maior segurança e agilidade no atendimento de ocorrências. A equipe trabalha em turno de 06 horas de serviço, onde há uma estimativa de atendimento chegando até 50 kilometros por dia, atingindo assim uma área maior de atendimento sem perder o contato direto e facilitado com a população.
Além de patrulharem as ruas a Bike Patrulha também cobre setores e faz visitas tranqüilizadoras nos patrimônios municipais, atende o trânsito, nas escolas, parques e outras atividades.
NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS FAZEM CURSO INTENSIVO DE RESGATE.
A Quinta Turma de Guardas Municipais de Varginha, que estão em estágio após receber toda matriz curricular da SENASP, recebeu também um curso intensivo de resgate ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, pertencentes ao 9ª Batalhão CBMMG, instalado em Varginha/MG. O curso que foi nas instalações no próprio batalhão BM, sob a Coordenação do setor Comunicação Organizacional - B5 9ºBBM, teve a duração de 5 da.s com 8 horas diárias de instrução teórica e aplicações práticas pelos militares Cb Santos, Cb Wellington, Cb Sirlei, Sd Robson, Sd Aline e Sd Gandu.r
O treinamento, consiste em noções básicas de Hist. APH, Anatomia, Noções de Enfermagem, Análise do Paciente, SBV, Afogamento, Queimaduras, Choque Elétrico, Hemorragias, Emergência clínica, Fraturas, Ferimentos Expostos, Trauma Tronco, Parto, Animais Peçonhentos, Remoção/Transporte e Estado de choque.
Todo o treinamento visa à preparação para que os Guardas Municipais, como ressaltou o Sub Comandante, Sr. Major BM Ernani Fernandes Brandão David, durante a entrega dos Certificados, pela GM ter um bom efetivo a cobertura das diversas área da cidade é maior, por este motivo acaba se tronando um dos principais parceiros do Corpo de Bombeiros em casos de combate a incêndios e principalmente em acidentes com vítimas, quando podem aplicar as técnicas apreendidas de como se fazer uma ressuscitação, imobilização, locomoção, transporte e, em casos mais complexos, como manter os sinais vitais ou a consciência da(s) vítima(s) até a chegada do resgate com os equipamentos adequados para o atendimento da ocorrência.
O constante treinamento da equipe é uma obrigação da Instituição, um dever da corporação, que deve sempre buscar o seu crescimento profissional e pessoal, pois a população merece e precisa contar prestadores de serviço cada vez mais capacitados, aptos e disponíveis para o atendimento com qualidade a suas solicitações.
O GRUPAMENTO DE MEIO AMBIENTE DA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA (GMAT) REALIZOU UMA CAMINHADA ECOLÓGICA COM OS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO BATISTA PELAS DEPENDÊNCIAS DO PARQUE FLORESTAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Integrantes do grupamento ambiental da Guarda Municipal de Varginha, acompanharam um grupo de 40 alunos para realizaram um trabalho de reconhecimento e aprendizado sobre a biodiversidade da fauna e da flora da nossa região.
A caminhada se deu em um descontraído passeio pelas dependências do Parque Florestal São Francisco de Assis de Varginha, com duração de 03 horas, momento em que os alunos, admirados e surpresos com o trabalho bem feito que é desenvolvido pelos funcionários do local, puderam conhecer na prática o que vem sendo repassados nas aulas teóricas dentro das salas de aula.
Segundo o Subinspetor e comandante do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Varginha, Sr. Carlos Roberto, “O Parque São Francisco é um dos mais completos exemplares de reserva do País, onde a grande diversidade de plantas e alguns animais, o torna referência nacional. Além de que dentro do Parque estão preservadas as principais nascentes de água que abastecem a nossa cidade. Todo projeto que for voltado para a divulgação e conscientização para uma valorização e principalmente conservação do meio ambiente terá sempre o nosso apoio”.
Fiscalização do transporte de crianças começou hoje em Varginha 01/09/2010.
A partir de hoje será iniciada a fiscalização das novas regras para o transporte de criança em Varginha pela Guarda Municipal. A Resolução 277 do Contran, publicada em junho de 2008, determina que crianças de até sete anos e meio deverão ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro utilizando o dispositivo de retenção.
Quem descumprir as normas referentes ao transporte de criança está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
O uso da cadeirinha de carro agora é obrigatório no Brasil e quem não utilizá-la será punido com multa. Mais importante que a obrigatoriedade por lei, porém, é a segurança do seu filho. Segundo dados do SUS (Sistema Único de Saúde), em 2005 acidentes de transporte mataram 573 crianças de 0 a 4 anos no Brasil -- e o número pode estar subestimado.
Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação.
Instalar a cadeirinha do carro não é tarefa fácil. É preciso passar o cinto de segurança do veículo pelos locais indicados no manual de instrução do assento (nem sempre muito bem explicado) e apertar bem, até que a cadeira praticamente não se mexa. Para isso, você ou seu companheiro terão que literalmente subir na cadeira, para forçá-la contra o estofado e garantir que a instalação esteja realmente firme.
De acordo com especialistas, o melhor lugar para a instalação da cadeirinha (de quem tem um filho só) é no assento do meio do banco traseiro, para diminuir o risco de um impacto no caso de acidentes.
As crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro. No caso da quantidade de crianças com idade inferior a dez anos exceder a capacidade de lotação do banco traseiro é permitido o transporte da criança de maior estatura no banco dianteiro, desde que utilize o dispositivo de retenção. Motocicletas, motonetas e ciclomotores, somente poderão transportar crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.
Atuação da Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Varginha estará conscientizando os motoristas e crianças a respeito da obrigatoriedade dos assentos nos veículos. A princípio, a multa não será aplicada caso a cadeirinha não esteja corretamente instalada, mas, caso o condutor não se adéque às normas da lei, a multa será aplicada, além da perda dos pontos na carteira e a retenção do veículo. “Estaremos instruindo os motoristas através de blitz e mobilizações frente às escolas, no intuito de promover a conscientização não somente do condutor, mas também da criança, que às vezes se recusa a usar os instrumentos de segurança”, ressalta o Comandante Maciel da Guarda Municipal.
O período de conscientização na cidade ainda não tem data de término. Acrescentou ainda que todo o veículo será vistoriado pela Guarda Municipalcom objetivo de promover a regularização não só das cadeirinhas mas também nos itens de segurança.
Não posso carregar meu recém-nascido no colo, no banco de trás?
Não. O corpo do adulto acaba esmagando a criança na hora do acidente, em vez de protegê-la. A legislação do Contran determina que todas as crianças usem a cadeirinha até os 7 anos e meio, ou seja, recém-nascidos também estão incluídos.
Exatamente o que determina a legislação brasileira?
Em boa parte dos países desenvolvidos o uso da cadeirinha já era obrigatório havia anos quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou, em 2008, a determinação obrigando ao uso desse tipo de assento no Brasil.
A lei foi criticada por especialistas por ser branda demais e determinar a obrigatoriedade por idade, em vez de por altura e/ou peso, que são parâmetros mais exatos. Ela também isenta veículos de transporte escolar e de transporte coletivo, como táxis e ônibus, da obrigatoriedade.
Leia abaixo os principais pontos da resolução do Contran:
• Crianças de 0 a 1 ano têm que usar bebê-conforto ou poltrona reversível voltados para a traseira do veículo.
• Crianças de 1 a 4 anos têm de usar cadeirinha.
• Crianças de 4 a 7 anos e meio têm de usar assento de elevação, ou "booster", com o cinto de segurança de três pontos do carro.
• Crianças de 7 anos e meio a 10 anos devem viajar no banco traseiro com o cinto de segurança do veículo.
• Se houver mais de três crianças abaixo de 10 anos no carro, a mais alta pode ir no banco da frente com o dispositivo de retenção adequado (cadeirinha ou booster, se tiver menos de 7 anos e meio) para sua altura e peso. O mesmo se aplica a carros que não tenham banco traseiro. No caso de haver airbag, o banco do carro deve ser afastado para trás o máximo possível. Nesse tipo de situação, fica vedado o uso da cadeirinha virado para trás (no caso de bebês).
Luis Silva
Um assaltante foi morto e um guarda-civil metropolitano ficou ferido após uma tentativa de assalto a uma loja de materiais de construção na Rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (6).
Segundo a Polícia Militar, o guarda tentou impedir o assalto e houve troca de tiros. Ele foi ferido na mão, mas passa bem. O assaltante também foi baleado e chegou a ser socorrido e levado ao Pronto Socorro São Paulo, mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/tentativa-de-assalto-loja-da-zona-sul-de-sp-termina-em-tiroteio.html