quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A base da Guarda Municipal instalada no Jardim Nova Esperança foi alvo de ataques na madrugada de hoje. O incidente aconteceu por volta das 4 horas da manhã, quando dois GMs que faziam patrulha à pé, próximo à unidade, foram surpreendidos com um tiro em sua direção, provavelmente saído de uma espingarda calibre 12. A situação teve como consequência o início de um tiroteio, tendo de um lado quatro policiais e de outro cinco bandidos. Ninguém ficou ferido e nenhum dos agressores foi detido.

De acordo com Boletim de Ocorrência registrado no plantão da Zona Norte, os guardas municipais Alex Sandro Campos Dias, de 26 anos, e Régis Henrique Alonso Leite, de 31 anos, faziam patrulha, à pé, pelo Parque Pedro de Godoy, onde está instalada a base, e foram surpreendido por um disparo de arma de fogo, em sua direção, vindo de uma área escura - que está sem iluminação pública pois as lâmpadas são comumente quebradas por atos de vandalismo. Imediatamente os GMs solicitaram apoio aos outros guardas de plantão, Silvio de Camargo Pinto, de 38 anos, e Gérson Jorge, de 36 anos, que o fizeram. Na tentativa de conter os bandidos, os guardas municipais também atiraram e foram revidados pelo agressor e cerca de outros cinco comparsas, dos quais pelo menos um também estava armado com o que parecia ser um calibre 38. A investigação de quem seriam as pessoas responsáveis pelo disparos estão a cargo da Polícia Civil, no 8º Distrito Policial. De acordo com o comandante da corporação, Carlos Eduardo dos Reis Leal, a suspeita é de que o ataque teria sido feito por três presos que saíam durante o benefício do Natal e não retornaram à cadeia. Porém, não se sabe o motivo que levou à agressão.

Hoje pela manhã a situação na base comunitária do Nova Esperança era tranquila. Os GMs de plantão, apesar de bastante incomodados com o fato de terem sido proibidos de falar com a imprensa, atuavam sem qualquer interferência. Entretanto, foi fácil ouvir, por parte de alguns moradores do bairro, declarações em tom ameaçador. “Tem mesmo que dar tiro nestes policiais”, falou um deles. Os próprios GMs registraram, no Boletim de Ocorrência, que a corporação vinha recebendo ameaças de que a base seria alvo de ataques.

Outros casos

Essa não foi a primeira vez que uma base da GM - e a própria unidade do Nova Esperança - foi alvo de ataques. Em um ano, foram registradas pelos menos três ações de bandidos contra a Guarda Municipal. A primeira, no início de 2009, foi quando uma bomba caseira foi jogada na janela do prédio do Jardim Nova Esperança. Em fevereiro, no mesmo bairro, os policiais que faziam a guarda foram surpreendidos por dez tiros, disparados por ocupantes de uma motocicleta. Ninguém ficou ferido. Já o caso mais grave foi registrado em setembro último, quando a base móvel instalada no Conjunto Habitacional Sorocaba H - já desativada - foi atacada e quatro GMs ficaram feridos, dentre eles Tânia Marçal, que atingida na coluna ainda não recuperou o movimento das pernas.


Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=253755

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!