sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Nova Unidade para GCM de Salto

Após cinco anos de constante luta, a Rodovia da Colinas cede a Base Operacional de Salto, localizada na Avenida Getúlio Vargas, para a Guarda Civil Municipal da cidade.

A notícia foi dada na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, durante coletiva de imprensa na Prefeitura de Salto.

O Prefeito Geraldo Garcia comemorou a notícia e agradeceu também o apoio do deputado federal José Anibal. “Lutamos desde 2005 para que conseguíssemos reaproveitar aquela área. E agradeço também ao deputado José Anibal, que nos ajudou a sensibilizar a Colinas”, ressaltou o Chefe do Executivo.

O Secretário de Governo Gilmar Mazetto também festejou esta nova conquista, que ajudará e muito o trabalho da GCM. “Aquele local é estratégico e de fácil acesso, ajudando os guardas a se deslocarem pelos vários pontos da cidade”, comentou Gilmar.

Manuel dos Santos Rodrigues, presidente do Grupo Vertis (empresa de concessões do Grupo Bertin) representando a empresa Colinas fez questão de relatar a excelente parceria entre o poder público e a empresa. “A nossa convivência sempre foi muito boa. Estamos desenvolvendo um projeto para uma nova base, para assim, deixarmos esta para vocês. E lutar para que seja o mais rápido possível”, mencionou Manuel.

A área total do terreno é de 6.989,51 m²; área de edificação: 315,85 m²; e área livre de 6.673,66m².

Participaram também da coletiva de imprensa: o vice-prefeito Juvenil Cirelli; o deputado federal José Anibal; o candidato a deputado estadual José Boranga; e o coordenador da GCM de Salto Márcio Paludetto.

24/08/2010 – GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA REALIZA PALESTRA MOTIVACIONAL “VOCÊ É A CHAVE DO SEU SUCESSO”

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 24 de agosto de 2010, das 08:00 às 10:00 horas, no auditório do SEST/SENAT, uma chamada geral para todo o efetivo da Guarda Municipal de Varginha.

A chamada se deu para que fosse ministrada uma das palestras motivacionais para todo o efetivo da GMV. Esta palestra é um dos tópicos a serem cumpridos dentro do estipulado pelo PES – Planejamento Estratégico Situacional – adotado e exigido pelo atual governo municipal.

O objetivo deste trabalho, que teve seu planejamento em meados de 2009 com a meta de aplicação para os próximos 2 anos, é a humanização, capacitação, motivação e principalmente a valorização dos funcionários públicos municipais. Tais adoções de medidas se deram em função da necessidade de uma melhor prestação de serviço0 a população varginhense.

A palestra desta manhã teve como tema “Você é a Chave do Seu Sucesso”, onde o Professor Jair Moretti, que é palestrante internacional, consultor de empresas, master e trainer em PNL e terapeuta holístico, formado em Direito e Pós-Graduado em Administração e Recursos Humanos, abordou além da composição do cérebro, do seu funcionamento e suas necessidades, também deu dicas de como fazer para poder aproveitar mais a sua capacidade, tais como boa alimentação e exercícios físicos leves que exijam um raciocínio para a sua execução.

Prestigiaram o evento com suas ilustres presenças o Comandante e o Sub Comandante do 9ª CBMMG, Sr. Ten Cel BM Pedro Alvarenga e Sr. Major Ernani Fernandes Brandão David, o Delegado de Furtos de Veículos, Tóxicos e Adido ao Juizado Especial da 46ª DRPC/Varginha, Dr. Renato Alfio Ciutti, da Ouvidora do Município, Srª. Myriam Santana, do Diretor da GMV, Sr. Guilherme Maia e também do Assessor Contábil e Administrativo da GMV, Sr. Paulo Henrique Cardoso.
No contexto das atividades desempenhadas pela Guarda Municipal de Varginha a palestra tem como finalidade a de motivar estes agentes à enfrentarem com habilidade e tranqüilidade os desafios do dia a dia da profissão.


CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

CARLINHOS SILVA RECEBE MUITOS E MUITOS APOIOS NO CONGRESSO DE GUARDAS NO RIO DE JANEIRO

Carlinhos Silva esteve presente no XX CONGRESSO NACIONAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, e pode ratificar os apoios dados pelos nosso Guardas Municipais do Estado de São Paulo, o evento esteve muito bom e o pessoal do Rio é muito hospitaleiro.

Agradeço pelos Apoios, e sabemos cada vez mais que o GCM é que quer um representante em Brasilia hoje temos a chance concreta de vencer, o que precisamos é do verdadeiro empenho de todos, divulgue o nome Carlinhos Silva não somente em sua residência, mas em seu bairro, no seu trabalho e na sua unidade peça material que lhe enviaremos precisamos do apoio total para que possamos difundir nossa campanha.

Obrigado a todos e tenha fé de que os frutos serão colhidos por Todos nós.

vejam abaixo as fotos do Congresso.


















Fonte: http://noticias.r7.com/videos/criminosos-atacam-carro-da-guarda-municipal-de-goiania-go-/idmedia/7332f35a9a53ac4664b64ac8d42c3735-1.html

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Rio de Janeiro sediou o XX Congresso Nacional das Guardas Municipais
(GM-Rio) foi a anfitriã .


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) foi a anfitriã do XX Congresso Nacional das Guardas Municipais, que aconteceu no Pavilhão 5 do Riocentro, em Jacarepaguá, entre os dias 18, 19 e 20 de agosto, das 10h às 19h. Paralelo ao congresso aconteceu também o Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal e a IV Feira Nacional de Segurança Pública (Fenasem), além do Encontro Nacional de Comandantes de Guardas Municipais e do Encontro Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança.

Outro destaque foi a brilhante apresentação da Banda de Música da GM-Rio e do Showdog do Grupamento de Cães de Guarda (GCG). Durante a solenidade, o comandante da GM-Rio, coronel Ricardo Pacheco, deu boas vindas a todos presentes e ressaltou a importância da troca de experiência entre as Guardas Municipais.

“ Esperamos que este encontro possa proporcionar uma positiva troca de experiência para todas as Guardas Municipais do Brasil”, ressaltou Pacheco. Além do comandante da GM-Rio, contou ainda com a presença do secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa, que representou o prefeito Eduardo Paes; do Subchefe Operacional da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Carlos Oliveira, representando o chefe da Instituição, delegado Allan Turnowski; da Coordenadora de Projetos e Programas de Prevenção, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Cristina Gross Vilanova; do comandante-geral da Guarda Civil Municipal de Osasco e presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais, Gilson Menezes; e do secretário municipal de Segurança de Vitória, João José Sana, entre outros.

O congresso veio consagrar a importância do Conselho Nacional das Guardas Municipais, com a presença de representantes do Governo Federal e trouxe como novidade varias salas de workshop, para promover troca de experiências entre as instituições, uma delas o inspetor regional José Ricardo Soares, GM-Rio, Divaldo Machado, Durados/MS, Sandro Salazar, Novo Hamburgo/RS e o Comandante GM Varginha/MG Mauricio Maciel, apresentaram os trabalhos com grande interação do plenário.

O Fórum Nacional de Segurança Pública Municipal discutiu temas pertinentes ao setor, como atuação preventiva, patrulhamento comunitário, competências operacionais e novas tecnologias empregadas em segurança pública. Cerca de 2.500 congressistas, de 200 municípios e 24 estados, participou do Congresso Nacional das Guardas Municipais que é o maior evento anual do segmento.
Contou com a reunião de Comandantes de Guardas Municipais e o Encontro Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança. O Congresso Nacional das Guardas Municipais tornou-se o mais importante acontecimento político do segmento somando a Feira Nacional de Segurança Municipal,

O Congresso Nacional das Guardas Municipais tornou-se o mais importante acontecimento político do segmento no pais. A coordenadora de projetos e programas de prevenção da Senasp, Cristina Vilanova, avalia o congresso como uma grande oportunidade de interlocução com as Guardas Municipais de todo o país, que envolvem quase 90 mil profissionais.

O Congresso Nacional das Guardas Municipais foi realizado pela primeira vez em 1990, em Pelotas (RS), com a finalidade de fortalecer o intercâmbio e propor o aperfeiçoamento legislativo destas instituições municipais de segurança pública, dando partida à criação do Conselho Nacional das Guardas Municipais, fundado em 1993, na cidade de Campina Grande durante a realização do IV Congresso destas instituições.

Dezessete anos após, o Congresso Nacional das Guardas Municipais se tornou o mais importante acontecimento político desse segmento, reunindo nos últimos eventos uma média de 160 municípios e 24 estados brasileiros e 1500 congressistas.

As Guardas Municipais podem ser regulamentadas nos padrões das necessidades do município:

Segundo o Comandante da Guarda Municipal de Varginha que é o vice-presidente para o Estado de Minas Gerais no Conselho Nacional das Guardas Municipais, a grande conquista do conselho no XX congresso foi a decisão em parceria com a SENASP da criação de um grupo de trabalho na regulamentação do Art 144 CF, isto para que a intenção do texto constitucional busque o melhor resultado social, a melhor opção para o povo, a melhor alternativa plausível para a melhoria do nosso policiamento ostensivo e preventivo, fruto de uma articulação responsável e inteligente do atual presidente Gilson Meneses.

O funcionário público denominado Guarda Municipal na verdade é um agente de segurança pública do Estado, contribui para a aplicação da Lei e na medida em que procura manter a ordem e o estado de direito do país. As Guardas Municipais fortalecidas e expandidas para todas as cidades do país, por certo desafogariam outras instituições e evitariam a expansão dos crimes no municípios.

A regulamentação visa valorizar profissionalmente os Guardas Municipais, qualificar melhor os seus membros, defensores do cidadão de bem, soldados eficientes e respeitosos, ágeis e transparentes, honrosos e merecedores da confiança da sociedade, para enfim, como verdadeira força somatória, caminhar junto em busca da tão sonhada, almejada e esperada, real segurança pública dos brasileiros.

O Ministério resolveu tratar do assunto e direcionar seus esforços juntamente com o Conselho Nacional das Guardas Municipais para regulamentar as Guardas, a proposta é que as Guardas sejam regulamentadas nos padrões das necessidades do município, trabalhando também dentro das posturas municipais e cuidando da segurança do cidadão, dedicada ao policiamento comunitário, voltado aos direitos humanos e cidadania. Com isso, o município passaria a ter mais responsabilidades e receberia subsídios do governo federal para investir na segurança pública. Ressaltou Maciel.

Na mesa de abertura, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para elaborar a regulamentação das Guardas Municipais, com a participação de representantes das guardas de diversas regiões do país. A previsão é de que o projeto de lei seja enviado ao Congresso ainda esse ano.

“Essa é a oportunidade de estabelecer um contato direto entre o Ministério da Justiça e as Guardas Municipais. Somos referenciais na proposição de políticas de segurança pública e encontramos uma grande receptividade desse público”, declara A coordenadora da Senasp, Cristina Vilanova.

A cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul como sede do XXI Congresso Nacional das Guardas Municipais no ano de 2011.









www.gmvarginha.com.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Propaganda Eleitoral

Autor: Sérgio Luiz Pereira de Souza

Começou o horário eleitoral gratuito e com ele nada de diferente, exceto por alguns novos candidatos a ocupar uma cadeira nas câmaras estadual e federal.

O “nada de novo” se dá por que essa campanha parece reprise de outras. Candidatos conhecidos e suas eternas frases feitas, aqueles que já ocupam cargos políticos e que nada fizeram querendo nos convencer que o farão agora, como se o fato de nada terem feito, senão em benefício próprio, passou despercebido.

Alguns parecem eternos, como brasileiros, não desistem nunca de angariar uma vaga. Esses a gente já conhece e acredito que saberemos deixá-los em seus devidos lugares, espero.

Outros se aventuram nesse campo pela primeira vez. Falando em campo, chama à atenção a quantidade de ex-atletas candidatos, sobretudo jogadores de futebol que se aproveitam da imagem conquistada nos gramados, contam com a paixão pelo esporte bretão e com o fato de terem sido ídolos, alguns, em seus tempos áureos.

Esses, sob a “gratidão” de torcedores que não vêem ou não crêem mais em outros nomes fatalmente se elegem. Mesmo que alguns deles, como representantes do povo que foram defendendo seus clubes possam ter boas intenções nessa nova representatividade que buscam, há muito que duvidar.

Estão apenas pegando carona enquanto existe ainda uma imagem sua na lembrança do povo, devido o recente final de suas carreiras esportivas.

Dentre os novos que postergam um cargo eletivo, um me chamou mais a atenção pelo seguinte – Ele questiona se o povo sabe o que faz um deputado e confessa que nem ele sabe, mas pede o voto em troca de dizer quando estiver lá. Como se não bastasse, diz que o povo brasileiro não é palhaço, mas ele sim.

Soa como ironia. Cabe a nós mostrar a todos onde realmente é o picadeiro.

sábado, 21 de agosto de 2010

Segundo a polícia, criminosos atiraram com a arma da PM.
Um suspeito foi preso por guardas municipais; outro conseguiu fugir.




Uma policial militar de 25 anos, soldado do 37º Batalhão, que atende a região do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, foi morta com um tiro no peito na madrugada deste sábado (21) após ser abordada por dois assaltantes no Centro de São Paulo. A policial foi cercada pelos criminosos quando ia para o trabalho - à paisana, porém armada.

O crime aconteceu na Rua Xavier de Toledo. Segundo testemunhas, a policial entrou em luta corporal com a dupla, que conseguiu tomar sua arma e atirar contra o peito da vítima, que estava há dois anos na corporação. A policial morreu no pronto-socorro da Santa Casa.

Em posse da arma e do celular da policial, os criminosos fugiram a pé, mas um deles acabou preso por guardas municipais no Viaduto do Chá. O criminoso foi encaminhado ao 3º Distrito Policial, da Santa Ifigênia.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/08/policial-militar-e-morta-durante-assalto-no-centro-de-sp.html

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Senhores, Não deixem de fazer uma visita ao Blog do Nobre Dr. Eduardo Figueredo de Oliveira.

http://efoadvogado.blogspot.com.


Gcm Douglas
Acadêmico de Ciências Jurídicas e Sociais.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

III Olimpíada das Guardas Municipais

Boa tarde a todos os colegas GCM's

Estou repassando referente a III Olimpíada das Guardas Municipais
Para os GCM's que já receberam e estão participando das Olimpíadas, segue o Quadro geral de Medalhas,
Para aqueles que não receberam, ainda dá tempo de participar, conforme os anexos
Qualquer duvida, entrem em contato com a GCM de Itu (11) 4022-5045 GCMF's Françon ou Queiros.

Gratos pela atenção
Até a próxima disputa.
GCMF Silmara
(11) 4028-3477 GCM de Salto

Itu, 17 de junho de 2010





CONVITE

Neste ano consagrado, onde estaremos completando 400 Anos de Itu, também sediaremos a “III OLIMPÍADAS DAS GUARDAS MUNICIPAIS”, e temos a honra de convidar esta Instituição para participar conosco desse grande evento, onde estaremos interagindo com nossos “co-irmãos” e praticando saúde.
• Restritamente para GCMs (fs) e seus Comandantes.
• Local: Itu/SP
• Data da Abertura: 07/08/2010
• Término previsto p/ 30 outubro/2010
• Todas as modalidades serão realizadas aos sábados e terá sua programação comunicada através de e-mail.



CRONOGRAMA DA III OLIMPÍADA DAS GUARDAS MUNICIPAIS EM ITU/SP.


MODALIDADES: ATLETISMO, BOCHA, DAMA, XADREZ, DOMINÓ, BILHAR, PEBOLIM, FUTSAL, VOLEI DE AREIA, TRUCO, SUPINO, MALHA, FUTEBOL SOCITY, TIRO, TÊNIS DE MESA, PESCA, JUDÔ E CABO DE GUERRA ..

INÍCIO DAS PROVAS
PESCA - COORDENADOR TARTARI ( MASC E FEM)
DIA: 07/08/2010
LOCAL: Pesqueiro da Vendinha – Av,Tiradentes proximo a Prefeitura (Ponto de refencia EMEI Cruz das Almas)
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00


TRUCO – COORDENADOR ROVALDO (MASC E FEM)
DIA: 14/08/2010
LOCAL: Centro de lazer Ludogério José da Silva, Rua Ângelo Gatti,s/n Centro
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

MALHA – COORDENADOR SURIAN (MASC E FEM)
DIA: 21/08/2010
LOCAL: Campo da Figueira
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

FUTSAL – COORDENADOR MOACIR/EDNA (MASC E FEM)
DIA: 28/08/2010
LOCAL: Ginásio Primo Schincariol – Rua Heróis da FAB,final da rua sem saída.
HORÁRIO: QAPARTIR DAS 09H00


DAMA E XADREZ - COORDENADOR NAVA-FAHL (MASC E FEM)
DIA: 04/09/2010
LOCAL: Centro de Lazer José da Silva – Rua Ângelo Gatti s/n
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00


VOLEI DE AREIA – COORDENADOR JANETE (MASC E FEM)
DIA: 11/09/2010
LOCAL: Sesi de Itu,Rua José Bruni
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00


TÊNIS DE MESA E DOMINÓ – COORDENADOR MOACIR (MASC E FEM)
DIA: 18/09/2010
LOCAL: Ginásio Primo Schincariol – Rua Herói da Fab, rua sem saída
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00


FUTEBOL SOCITY – COORDENADOR MOACIR (MASC E FEM)
DIA:25/09/2010
LOCAL:
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

BILHAR E PEBOLIM – COORDENADOR MOACIR
DIA: 02/10/2010
LOCAL: Centro de Lazer Ludogério Jose da Silva – Rua Ângelo Gatti s/n
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

BOCHA – COORDENADOR SURIAN (MASC E FEM)
DIA: 09/10/2010
LOCAL: Centro de Lazer Ludogériolva – Ângelo Gatti s/n
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

JUDÔ – COORDENADOR REINALDO (MASC E FEM)
DIA: 16/10/2010
LOCAL:
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00

SUPINO E CABO DE GUERRA –COORD. EDMUR/VAGNER (MASC E FEM)
DIA: 16/10/2010
LOCAL: A DEFINIR
HORÁRIO:APARTIR

TIRO – COORDENADOR ROVALDO
REVÓLVER 38 – (MASC E FEM)
DIA: 23/10/2010
LOCAL: QUARTEL DE ITU
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00


ATLETISMO - COORDENADOR WUILLIAN/EDNA (MASC E FEM)
DIA: 30/10/2010
LOCAL: CENTRO DE LAZER TITI
HORÁRIO: APARTIR DAS 09H00






terça-feira, 17 de agosto de 2010

"Poluição Sonora: Você pode ajudar a evitar"

A Guarda Municipal de varginha recomenda às coligações, para que orientem seus candidatos, no sentido de evitar os abusos com relação ao uso da propaganda de som conforme legislação. Com a proximidade das eleições aumenta o número de veiculos de pressão sonora acima do permitido nas vias.

Hoje faltam exatos 62 dias para as eleições de 2010. E a campanha já começa a ser percebida nas ruas de VARGINHA, ainda discreta. Neste período, os cidadãos terão a tarefa de escolher, entre tantos candidatos, aquele que acreditam ser o melhor para deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente.

Segundo comandante Mauricio Maciel, os candidatos tem respeitado até o momento as regras de uso da propaganda de som conforme alegislação. Os condutores que estiverem divulgando propaganda eleitoral com sons a nível considerado abusivo serão autuados conforme CTB, em sua opinião, o barulho excessivo provocado por estes veículos, além de causar multa ao candidato, pode também ocasionar perda de votos, porque o eleitor não gosta de algazarra.
Não adianta apenas punir, se o que também existe é falta de informação, por isso nós intensificamos os trabalhos de educação ambiental aliados à fiscalização para garantir o cumprimento da lei, percebemos uma mudança de respeito a população, tendo ainda muito o que avançar. As fiscalizações estão acontecendo também em casas noturnas, sala de reuniões, clubes, restaurantes e até mesmo em bares e botequins.

Fomos procurados por empresas de propaganda afim de adequar as exigências, sentimos o interesse e a preocupação dos candidatos em não produzir poluição sonora. Estamos satisfeito até o momento com respeito ao meio ambiente por todos os candidatos.

Para ter uma campanha sem poluição, é necessário, além de um trabalho correto por parte dos partidos e candidatos, a fiscalização da comunidade, em Varginha possui a LEI Nº 3.566.

Não serão permitidas propagandas próximas a hospitais, escolas, templos religiosos, repartições públicas, inclusive dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em paradas obrigatórias, tais como: sinais de trânsito, blitz, congestionamento e ainda partes dos logradouros públicos localizados na área central, com abrangência nos seguintes locais:

- Rua Presidente Antônio Carlos, da Avenida Rui Barbosa até a Rua São Paulo;
- Rua Deputado Ribeiro de Rezende, da Rua Alves e Silva até a Avenida Rio Branco;
- Rua Delfim Moreira, da Rua São Paulo até a Rua Santa Cruz;
- Rua Wenceslau Bráz, da Rua Delfim Moreira até a Rua Presidente José Paiva;
- Rua São Paulo, da Avenida Rio Branco até a Rua Delfim Moreira.

a) Ás vésperas de comemorações especiais, os carros de propagandas volantes poderão circular por todos os logradouros da área central, desde que devidamente autorizados pela Administração Municipal.
b) Só serão concedidos alvarás e licenças às empresas já cadastradas até a presente data, com ramo pertinente a sua atividade, bem como às empresas com o recolhimento do ISSQN em dia, ou daquelas com o parcelamento dos débitos regularizados.”

Outra proibição está prevista na Lei Eleitoral pois a propaganda de som no sistema volante utilizada em carros de som e bicicletas ou fixo, é autorizada, das 08 às 22 horas, com algumas vedações de que trata, como a menos de duzentos metros de escolas, hospitais, igrejas, quartéis e sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O responsável poderá ser autuado em até R$ 8 mil.

Fiscalização

A Guarda Municipal de varginha autuará qualquer tipo de veículo de som que não respeitar a legislação ambiental e a resolução que regulamenta o volume e a freqüência dos sons produzidos por equipamentos utilizados em veículos e estabelece metodologia para medição a ser adotada pelas autoridades de trânsito ou seus agentes, a que se refere o art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro - CTB.

Em outros casos se tratando de areas residenciais, comercio e outros poluição sonora prevista na Lei Municipal nº 2.962.Quando alguém for flagrado com o volume do som acima do permitido, será notificado. A emissão de ruído fora dos padrões permitidos pode caracterizar dependendo do caso, contravenções penais, se perturbar o trabalho ou o sossego alheio, crime ambiental e infração de trânsito.

Além da legislação eleitoral, vale o que está na lei municipal no que diz respeito à poluição sonora e também visual, única exceção concedida pela legislação eleitoral é a permissão da propaganda através de carros de som, fato que não é permitido no cotidiano, caso desrrespeito poderá o responsável ser autuado em até R$ 8 mil. O horário não pode ultrapassar as 22 horas e deve seguir a pressão sonora legal.

CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br
e-mail:guardamunicipal@varginha.mg.gov.br


sábado, 14 de agosto de 2010

Caros Amigos,

Neste final de semana o Blog Os Municipais abre espaço para a divulgação das plataformas de campanha dos candidatos que tenham compromisso com a segurança pública e principalmente as direcionadas as Guardas Municipais, tema abordado no artigo Eleições 2010, que propõe uma reflexão sobre as transformações que acontecerão nos próximos anos na área de segurança pública.

Cronograma:

Sábado - Carlinhos Silva
Domingo - CD Naval
Segunda - Joselito

Atenciosamente

Wagner Pereira

No início da manhã de hoje, 11/08/2010, uma equipe da Guarda Municipal
de Varginha realizou uma blitz educativa na Avenida dos Imigrantes.

O desrespeito às leis de trânsito era cometido por condutores de carros de passeio, vans escolares, taxis e até de veículos oficiais.

Basta um pequeno passeio pelas ruas da cidade para constatar o festival de infrações cometidas diariamente pelos motoristas.

Um curto intervalo de tempo é suficiente para flagrar os mais diversos tipos de desrespeito às leis de trânsito.

A blitz educativa teve foco os motociclistas com capacete sem viseira. Quem conduzir motocicleta com o capacete sem viseira ou sem óculos de proteção comete uma infração gravíssima e terá o direito de dirigir suspenso, além de receber multa no valor de R$ 191,54.

As pessoas estão cada dia mais apressadas e acham que têm prioridade e direitos em relação às demais.

Com o aumento da frota de veículos de cerca de 10% ao ano, se torna óbvio que a fluidez no trânsito deve piorar a cada ano. Falta paciência ao condutor, que sai de sua residência no mesmo horário que saía há cinco anos atrás e quer chegar ao serviço no mesmo horário".

Pedimos à todos os condutores de veículos que sigam e respeitem o Código de Trânsito, pois ele foi criado para organizar o tráfego e evitar acidentes.

Durante a blitz de hoje, cujo principal objetivo era o de orientar os condutores a respeito do que versa o CTB, os integrantes da Guarda Municipal abordaram e orientaram dezenas de condutores de veículos, principalmente os motociclistas, que devem ser constantemente conscientizados dos riscos a que estão submetidos ao se usar este equipamento de segurança de forma inadequada.



sábado, 7 de agosto de 2010

A segurança pública e a importância das Guardas Municipais
(Archimedes Marques)


Englobando o país em que as pessoas clamam por uma segurança pública
mais justa e eficiente, está dentre os agentes institucionais incumbidos dessa
árdua missão, a figura das Guardas Municipais como boa opção de somação
na tentativa de resgatar a confiança do povo nos seus órgãos de proteção para
uma conseqüente melhora nesta problemática área social.

Com o recrudescimento da violência e o aumento estúpido da criminalidade
em todo canto do país e, pelo fato das Polícias não estarem sendo suficientes
o bastante para conter o surto da marginalidade, precisamos além do apoio
irrestrito da população, das ações relacionadas às Guardas Municipais neste
importante mister de bem proteger a sociedade.

A sociedade brasileira é sabedora que a Instituição Policial Militar tem as suas
ações voltadas primordialmente para a prevenção em virtude de ser uma
força fardada, uniformizada, enquanto que a Polícia Civil, a Polícia Judiciária
é incumbida da repressão ao crime, ou seja, é responsável por construir o
alicerce do Processo Criminal através da investigação policial, do inquérito
policial, para levar os delinqüentes ás barras da Justiça.

Entendem-se pelas matérias policiais e entrevistas diversas que o povo
sabiamente, com toda razão, prefere a prevenção ao crime, por isso clama
pela sua Polícia ostensiva, preventiva, pela sua Polícia uniformizada para
frear a velocidade do crime e da violência, contudo, dado ao fato de que, cujo
policiamento requer de um grande contingente em todos os Estados, em todas
as cidades, infelizmente isso não ocorre a contento, pois com o sucateamento
que os Governos fizeram com as Instituições Policiais ao longo dos anos,
não evoluindo para acompanhar o crescimento populacional e marginal
consequentemente, é praticamente, para não dizer impossível, que os Estados
sozinhos possam arcar com tais responsabilidades reparadoras, por isso
não há como os Municípios deixarem de concorrer com as suas parcelas de
responsabilidades em busca da solução adequada para essa problemática e,
em assim sendo, por obvio, as Guardas Municipais tem a bola da vez.

A população quer solução para a questão da sua insegurança e não faz
distinção entre Policias. O povo reclama principalmente por policiamento
ostensivo mais eficiente e presente em diversos lugares. A sociedade clama
pela presença de Policiais uniformizados nas ruas, durante todo o dia e,
notadamente, à noite, para a garantia da propriedade e da vida das pessoas.

A crítica da imprensa e o clamor da sociedade por uma segurança pública
mais eficaz levam-nos a um exame mais criterioso de que as Guardas
Municipais devem realmente ultrapassar as suas atribuições constitucionais
para tornarem-se força auxiliar da Polícia, em destarte, da Polícia Militar, vez

que com a sua qualidade de ser uma instituição uniformizada, assim resta
importante e necessária aos anseios popular.

O artigo 144 da Constituição Federal trata da questão da segurança pública
como sendo dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, definindo
como órgãos de proteção da ordem pública e da incolumidade das pessoas e
do patrimônio, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária
Federal, Policias Civis, Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares,
deixando, entretanto, para os Municípios o poder de constituir as suas
Guardas Municipais, destinadas somente a proteção de seus bens, serviços e
instalações, conforme o estatuído no § 8º do citado artigo.

Entretanto a interpretação do texto constitucional deve sempre buscar o
melhor resultado social, a melhor opção para o povo, a melhor alternativa e, a
alternativa plausível para a melhoria do nosso policiamento ostensivo está nas
Guardas Municipais para todos os lugares como auxiliar da Polícia Militar.

Partindo do princípio de que quem guarda vigia, quem vigia policia e, quem
policia é a Polícia que guarda e também vigia logo se subentendem que as
Polícias e a Guardas Municipais caminham pari passos, ou seja, estão no
mesmo barco, na mesma tempestade e com a mesma finalidade, qual seja, a
proteção da sociedade através da manutenção da ordem, do cumprimento e
aplicação das Leis vigentes no país.

Bem verdade é que as Guardas Municipais existentes em alguns lugares já
fazem o policiamento ostensivo e preventivo, assim como também é verdade
que em diversos Municípios os componentes desses órgãos também possuem
porte de arma de fogo e, noutros nada disso, por isso faz-se necessário
uma melhor organização, uma organização ampla, que evidentemente só
pode ocorrer com mudança constitucional quanto às suas atribuições com a
conseqüente efetividade do poder de Polícia para os seus componentes, pois
muitos estudiosos do tema assim também entendem favoráveis.

O funcionário público denominado Guarda Municipal em verdade é um agente
de segurança pública do Estado apesar de trabalhar para o seu Município
e, em tese também possui o Poder de Polícia na medida em que contribui
para a aplicação da Lei e na medida em que procura manter a ordem e o
estado de direito do país, pois se entende como Poder de Polícia a atividade
da admistração pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade
em razão do próprio interesse público, ademais, as Guardas Municipais de
hoje vem desenvolvendo suas atividades de acordo com as necessidades de
cada Município, sempre com o objetivo primordial de bem atender aos anseios
da sociedade local que consequentemente faz parte do contexto estadual e
nacional.

Ademais, o cerne do Poder de Polícia está direcionado a impedir atos ilegais
e proibições, comportamentos que possam ocasionar prejuízo à sociedade,

compromissos esses, que as Guardas Municipais já desenvolvem desde o
primórdio da sua geração.

Outro fato de relevante mérito é que as Guardas Municipais buscam sempre o
policiamento em integração com o povo dos seus Municípios e isso é de suma
importância para se fazer segurança pública, pois a população passa a ver a
sua Guarda que também é a sua Polícia, à luz do valor da amizade, virando
sua parceira no combate ao crime.

Tais corpos municipais fortalecidos e expandidos para todas as cidades do
país, por certo desafogariam as Polícias Militares e evitariam a expansão dos
crimes nos seus municípios. Por sua vez, a Polícia Militar passaria a exercer
em melhor patamar e plenitude a sua forte missão e, de tudo, haveria em
conseqüência também o benefício para a Polícia Civil, ou seja, para a Polícia
Judiciária que tem em seu acervo imensurável quantidade de procedimentos
investigativos em todas as Delegacias de Polícia do país sempre em ascensão
e que com o evidente freio ou diminuição dos crimes, estaria mais apta e solta
para melhor investigar os ilícitos inevitáveis.

Assim como os Estados devem proceder com as suas Polícias, os Municípios
devem investir e mais valorizar profissionalmente as suas Guardas Municipais,
qualificar melhor os seus membros, tornar insistentes e bravos guerreiros
defensores do cidadão de bem, soldados eficientes e respeitosos, ágeis e
transparentes, honrosos e merecedores da confiança da sociedade, para
enfim, como verdadeira força somatória, caminharmos todos juntos em busca
da tão sonhada, almejada e esperada, real segurança pública dos brasileiros.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe.
Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela
Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

COMISSÃO ENTREGA PROJETO DE PLANO DE CARREIRA À DIREÇÃO DA GUARDA MUNICPAL DE VARGINHA

06/08/2010
Foi concluído no mês de julho de 2.010 o projeto de Plano de Carreira da Guarda Municipal de Varginha. O mesmo foi elaborado por uma comissão composta por integrantes da Guarda Municipal, indicados pela Direção e Associação GMV.

O documento é fruto de uma ampla discussão que envolveu representantes da Guarda Municipal e visa melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população.

“Este documento é resultado de um compromisso que o Prefeito Eduardo “Corujinha” e o Diretor Guilherme Tadeu Ramos Maia tem com os Guardas Municipais. Este projeto busca valorizar os funcionários, ao mesmo tempo em que permite que a estrutura acompanhe a evolução dos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Municipal, que hoje não se limitam apenas à segurança dos prédios públicos”, destacou o comandante da Guarda Municipal Mauricio Maciel.

Entre os principais pontos definidos pelo projeto está a criação de níveis hierárquicos com salários diferenciados. Os funcionários serão admitidos como Guardas Municipais 3ª Classe e poderão de acordo com seleções internas serem promovidos. Para cada um dos cargos, existem requisitos que devem ser atendidos pelos interessados, como nível de escolaridade, cursos e disciplina, entre outros.
O projeto normatiza como será feita a avaliação e as porcentagens, dentro da corporação, para cada um dos níveis hierárquicos.

Sendo um estímulo e incentivo aos profissionais desta categoria, a conclusão da primeira etapa do Plano, passa pela avaliação da Direção da Guarda Municipal de Varginha, Procuradoria Municipal e Prefeito Municipal, sendo, que depois de examinado será encaminhado como Projeto de Lei à Câmara Municipal de Varginha.

“Estamos no limite da responsabilidade, tudo o que foi discutido na comissão para melhorar a vida do servidor, esta contemplado. Este plano de carreira levou em conta a valorização da categoria e também o crescimento da Guarda Municipal dentro de nossas realidades”, afirma o Comandante Mauricio Maciel.
O PLANO

Durante 04 meses a Comissão estudou leis, planos de carreira de outras Guardas Municipais e concluiu este trabalho, que visa proporcionar melhores condições de trabalho, incluindo revisão salarial e possibilidade de ascensão profissional.

A criação do Plano de Carreira vai permitir que os guardas municipais cresçam profissionalmente dentro da Prefeitura.

Para ser promovido, o profissional será avaliado pelo desempenho das suas funções com um concurso interno. Além disso, também será levada em consideração a sua conduta moral, ética e profissional de acordo com as atribuições desenvolvidas. Para os cargos de Subinspetor, Inspetor e Comandante serão exigidos curso de nível superior e para os demais de ensino médio.

O guarda que ingressar na como 3ª classe pode subir para 2ª classe, 1ª classe, classe especial, e chegar a subinspetor e inspetor ou comandante. “Tudo vai depender do seu esforço, da sua responsabilidade, disciplina, dinamismo, objetividade, organização, do grau de escolaridade, entre outros fatores”, explicou o Subinspetor Alexandre Marques Costa.

VITORIA!!!!!!! APOSENTADORIA ESPECIAL UMA LUTA DO CANDIDATO CARLINHOS SILVA 4360


VITORIA!!!!!!!




APOSENTADORIA ESPECIAL UMA LUTA DO CANDIDATO CARLINHOS SILVA E DA ABRAGUARDAS.


A ABRAGUARDAS CONSEGUE JUDICIALMENTE A APOSENTADORIA ESPECIAL PARA OS GCM’s (20 ANOS DE GCM, MAIS 10 DE CONTRIBUIÇÃO)


Na data de ontem dia 04 de agosto de 2010, o Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu a aposentadoria especial aos associados da ABRAGUARDAS, os Senhores Insp. Rovilson José Laudino, José Reinaldo Brigido, Paulo Pedro Faza e o GCM Josélito Honorato.


O julgamento foi presidido pelo Exmo Desembargador Marcio César Müller Valente o qual em seu relatório reconheceu o direito a aposentadoria especial ao Guarda Civil Metropolitano, como funcionário policial, tendo direito a aposentadoria com 20 anos de serviço de GCM, mais 10 anos de contribuição fora da Guarda independente de idade.


Esta decisão é inédita para categoria em especifico e exclusiva para a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, mas pode servir de base para outros Guardas das demais cidades.


O principal ponto da decisão foi que o exmo. Desembargador concedeu o efeito “erga ominis” levando também este beneficio para todos os associados da Abraguardas da cidade de São Paulo.

Portanto o resultado desta luta que contou com o apoio incondicional do nosso amigo Carlinhos Silva e do Vereador Abou Anni, é uma vitória de todos nós Guardas Civis Metropolitanos.

Quem já possuir os requisitos de tempo de serviço e quiser ter o beneficio deve entrar em contato com a Abraguardas.


A aposentadoria especial já é uma conquista para os Guardas Civis Metropolitanos da cidade de São Paulo, através do trabalho sério e suado de pessoas como CARLINHOS SILVA e do pessoal da Abraguardas.



Carlinhos Silva e Vereador Abou Anni em visita ao TCM para apresentar projeto da Aposentadoria, inicio da luta.