quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Galileu Galilei e o Poder de Polícia das guardas municipais

Artigo: Por Dennis Guerra

Galileu Galilei (em italiano: Galileo Galilei; Pisa15 de fevereiro de 1564 — Florença8 de janeiro de 1642[1]) foi umfísicomatemáticoastrônomo e filósofo italiano. (...)

(...) Galileu viveu uma época atribulada. Durante a Idade Média, muitos teólogos já haviam reinterpretado as escrituras, mas depois do Concílio de Trento a Igreja passava a condenar esse comportamento. Galileu acabou condenado por desobediência e por proferir conteúdos contra a doutrina católica, por ignorância nestes temas, ao mesmo tempo que muitos clérigos apoiaram o geocentrismo e outros o heliocentrismo em disputas acadêmicas.  (...)


Você deve estar pensando neste momento: qual a relação que poderia existir entre Galileu Galilei e o Poder de Polícia das guardas municipais?

Vamos por partes: Galileu Galilei foi condenado pela Inquisição por devender a teoria do heliocentrismo, que considerava o Sol como o centro do universo. O Vaticano devendia a teoria do geocentrismo, que considerava exatamente o contrário, ou seja: a Terra seria o astro central.

Ao me deparar com a seguinte notícia: GM de Campinas adota armamento pesado para conter crime
me chamou a atenção a nota da Defensoria dos Direitos Humanos, afirmando que a guardas municipais não tem Poder de Polícia para utilizar tais armamentos. 

Até quando ficaremos discutindo a questão acima? Galileu ficou em prisão domiciliar durante vários anos por não aceitar o que o Vaticano lhe impôs como a verdade absoluta. 

A afirmação 'guardas municipais não tem Poder de Polícia' é para mim como a teoria do geocentrismo, centralizando esse poder, que é da federação, em alguns entes federados. Espero que um dia essa teoria caia por terra e que o Estado (conjunto dos entes federados) seja reconhecido como único detentor do Poder de Polícia.

Até lá, continuemos o nosso trabalho!

Fonte de Pesquisa: Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!