ABIG: encontro com a coordenação do candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno
A reunião serviu, principalmente, para apresentar o ponto de vista do sr. Eduardo Leite, advogado e conselheiro regional da OAB, sobre (...)
A reunião serviu, principalmente, para apresentar o ponto de vista do sr. Eduardo Leite, advogado e conselheiro regional da OAB, sobre o papel das guardas municipais na segurança do cidadão. Em linhas gerais, a coordenação apresenta um foco especial no papel do município na segurança pública e de quê maneira a Guarda Civil Metropolitana deveria atuar neste contexto. Com um tablet em mãos, por diversas vezes foram apresentadas fotos de atuações policiais pelo mundo, segundo o coordenador, registradas por ele mesmo em suas visitas a outros países.
Inspetores Valério, Cantelli, Wanderley, Cândida e Rodella, em reunião com Eduardo Leite, da coordenação de planejamento. |
Sr. Eduardo Leite
Sobre Segurança Pública
"No Brasil, quando falamos em bases comunitárias, logo pensamos em vidro blindado, mas todos sabem o que tem lá dentro! Em Nova Iorque os postos comunitários são subterrâneos e com vídeo monitoramento. Precisamos usar a tecnologia a favor da segurança. A ostensividade por si só nem sempre é eficaz. Devemos dar um exemplo como Nova Iorque deu!"
"Devemos buscar uma descentralização e ações para cada região, trabalhando nos 96 distritos de maneira concisa. É necessário criar um setor de Inteligência para pensar segurança pública"
"No Estado de São Paulo, as pesquisas realizadas para se avaliar os índices criminais são surreais. As estatísticas deveriam nos mostrar o que realmente acontece!"
"O crime é um fenonimo social e humano, devemos trabalhar instrumentos para promover a prevenção. Estou a mais de 20 anos na área jurídica e sei o que é possível ser feito!"
Sobre Guarda Civil Metropolitana
"Precisamos reestruturar a política de segurança e reavaliar o papel da corporação nos últimos 26 anos. Devemos valorizar o profissional, pois um profissional preparado torna-se mais cortês e respeitoso."
"O profissional deve ter um sentimento de utilidade à sociedade. Devemos ter um organismo que sinta orgulho e não simplesmente espere pela aposentadoria. Promover qualidade e status diferenciado ao guarda civil."
"Precisamos de gestores competentes. Nada de apadrinhamento e sim competência, tem que ser competente para ser reconhecido como profissional."
"Temos de estar preparados para a Copa em 2014. A violência armada é uma realidade no mundo e não podemos acreditar que isso não deve ser encarado no Brasil. A GCM deve estar preparada."
"Armamentos não letais são essênciais a todo policial. Todo gcm deveria portar a pistola taser como complemento ao armamento, não como substituto."
"O paciente melhora com atenção, e a guarda civil está morrendo pela falta de atenção!"
Sobre formação profissional
Inspetor Wanderley - Presidente ABIG
"A guarda está exercendo funções de outras secretarias e a atividade-fim foi desvirtuada. Nossos homens estão desacreditados. Nossasperdas foram maiores do que os ganhos. Precisamos de alguém que conheça a área de segurança e que não seja meramente burocrático. O profissional bem treinado e remunerado irá atender bem o cidadão."
Inspetor Valério
"Muito do que foi dito a GCM faz. A diferença é que o guarda civil perdeu a sua autoestima."
"A atual situação não é culpa do GCM. Quando ele for valorizado, ele sairá das cinzas em que se encontra e dará o seu sangue pela sociedade. Na verdade, mesmo desvalorizado ele já faz isso!"
"O que acontece hoje é um homem fazendo um serviço multiplicado por 4. Todo mundo aqui conhece excelentes profissionais que estãolargados. Estou prestes a me aposentar, mas não quero sair daqui deixando um legado negativo!"
Fonte: Blog Motociclista Guerra
0 comentários:
Postar um comentário
Faça um comentário
Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;
O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:
1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.
OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.
A equipe do Blog agradece !!!