sábado, 23 de agosto de 2014




guardas municipais continuam a trabalhar em prol da sociedade - como sempre foi feito, diga-se de passagem. Veja agora uma relação de ocorrências atendidas por Guardas Civis Metropolitanos da cidade de São Paulo e encaminhadas ao O Cão De Guarda Notícias:

Guarda Civil Metropolitana detém foragido da Justiça, que afirma: estou sendo constrangido!  

Por Vladimir: Em 17/08/14 uma equipe da IOPE/GCM, suspeita de um travesti e um rapaz, que encontravam-se próximo à Praça Júlio Prestes. Abordados, o rapaz fornece um nome que não constava no sistema, dizendo-se ainda constrangido pela abordagem. De imediato, a equipe resolveu encaminha-lo à 2° Delegacia de Polícia, onde lá o mesmo dizia que iria procurar a corregedoria, pois estava sendo tratado como marginal pelos GCMs. Persistindo nos dados que havia fornecido anteriormente. Pois bem, foi determinada sua legitimação, constatando ser o mesmo evadido do sistema penal, o qual não havia retornado após indulto do dia dos pais.

Mais um foragido..

Em 19/08/14 - Equipe da IOPE/GCM, durante abordagem a duas mulheres, pela Praça Julio Prestes, verifica que um individuo que caminhava pela Av. Duque de Caxias, dá meia-volta ao perceber a presença da GCM. Diante da atitude de fundamentada suspeita, os patrulheiros terminam a abordagem e saem no encalço do assustado, o qual é prontamente abordado. Indagado quanto à sua documentação e possíveis antecedentes, o averiguado fornece um nome que não consta no sistema, informando ainda que só tinha passagens quando menor de idade, mesmo exibindo algumas tatuagens de alusão à uma certa facção criminosa. Encaminhado à 3°Delegacia de Polícia, antes de adentrar, a equipe entrevista mais uma vez o individuo que resolve abrir o cadeado, dizendo ser evadido da Penitenciária de Reginópolis I, onde tem a cumprir pena por roubo até 2017, não tendo retornado após o último indulto do Dia dos Pais. Azar o dele, agora voltou... Mais um pro pote!

... e outro!

Em 21/08/14, os patrulheiros Macedo, Santos e GCMF Diniz, IOPE/GCM, abordaram um individuo na Praça Júlio Prestes, efetuando a entrevista de praxe, adivinhem: os dados não batiam. Então o homem informa ser foragido do CDP do Belém. O caso foi encaminhado à delegacia da região.


Homem foragido da Justiça procura uma equipe da Guarda Civil e se entrega

Por Barbosa: Um homem que estava foragido da Justiça procurou uma equipe da Guarda Civil Metropolitana para se entregar. O caso - inusitado - ocorreu na região central de São Pauloe foi registrado na 2° Delegacia de Polícia. A equipe da IOPE, composta pelos GCMs Jean Carlos e Ulisses, prestou o apoio necessário à equipe que conduziu a ocorrência.

Tentaram furtar step e foram detidos pela GCM/SP

Por Paulino: Durante deslocamento pela região do Belém, uma equipe da Guarda Civil Metropolitana deteve dois homens, após furtarem step de um veículo estacionado próximo ao CFSU - Centro de Formação em Segurança Urbana - que ainda tentaram a fuga, mas não conseguindo. Além disso, um dos suspeitos ainda trazia consigo uma porção de 

Foto: Dennis Guerra



drogas. O caso foi registrado na 81°Delegacia de Polícia, onde ficou constatado que um dos acusados estava em liberdade condicional por outro crime cometido. 

Motocicleta localizada

Por Henrique: Uma motocicleta foi localizada por patrulheiros da IOPE na regão da Nova Luz após ter sido furtada. Segundo o proprietário, a localização de seu veículo se deu - em média - 15 minutos após ele ter percebido a sua falta.



Este site conta com o auxílio de seus colaboradores!


E MAIS: Roubos caem na região da Cracolândia, mas aumentam na cidade de São Paulo

Criminalidade caiu após a implantação do programa De Braços Abertos; furtos de veículos tiveram redução de 47,3%

Após a implantação do programa De Braços Abertos – que oferece moradias, tratamento e emprego para dependentes químicos da região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo –, os números de crime contra patrimônio na região caíram nos seis primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Na capital, no entanto, os índices de criminalidade aumentaram no mesmo período. O programa foi implantado em janeiro deste ano. De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Roberto Porto, o número de roubos de veículos na região foi a zero nos seis primeiros meses deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 11 ocorrências do tipo. O furto de veículos também caiu 47,3%, de 19 no primeiro semestre de 2013 para dez, em 2014. Em contrapartida, o único homícidio registrado na região de janeiro a junho deste ano tirou a estatística do zero que manteve no ano passado. Os números, segundo ele, são do Infocrim, base de dados da Secretaria de Segurança de São Paulo (SSP-SP).
“O resultado não é fruto só trabalho da Guarda. É fruto da ocupação do espaço como um todo. Quando o Estado está presente de forma positiva, os índices tendem a melhorar”, diz ele citando operação conjunta das áreas da prefeitura, como a Guarda Civil Metropolitana, Assistência Social e Saúde, além de apoio das polícias Militar e Civil, de responsabilidade do governo do Estado.
O secretário também se anima com a redução dos números de roubos em geral. A modalidade apresentou queda de 4%, passando de 196 para 188. As ocorrências de furtos também apresentaram redução de 8%, de 347 para 319.
O número de flagrantes de tráfico de drogas aumentaram, o que para Porto é um bom sinal. Segundo ele, foram realizadas 127 prisões neste ano contra 52 no ano passado, aumento de 144%.
“Eu faço a leitura de que se está prendendo mais e tirando os traficantes da rua. O trabalho é em conjunto. Só a guarda faz em média duas prisões de traficantes por dia. Mas foi o trabalho da Polícia Civil que prendeu uma grande quadrilha que atuava na região”, afirma. Porto se refere a prisão de Salete Madalena de Souza Araújo, de 52 anos, conhecida como "Rainha da Cracolândia e outras quatro pessoas no último dia 12.
Segundo ele, 170 agentes da Guarda Civil Municipal trabalham 24 horas por dia na região. “Mas o trabalho não se sobrepõe ao da Polícia Militar, eles se complementam”.
Guaracy Minguard, analista criminal e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, diz que ainda falta muito para que a região seja de fato considerada segura.
“A questão da cracolândia sempre foi complexa e não depende só da ação policial. A PM só prende microtraficantes e quando sai um outros ocupam aquele lugar. É necessário uma ação mais intensificada e articulada na região, com trabalho urbanístico, de ação social, de saúde e investigação”, diz.
Roubos aumentam na capital e homicídios caem
Enquanto a prefeitura comemora os resultados criminais na região, a capital de São Paulo, vê o número de crimes contra roubos e furtos de veículos aumentar. Segundo dados da Secretária de Segurança Pública, entre janeiro e junho do ano deste ano, os furtos de veículos na capital subiram 28%, de 19.815 para 25.370. O roubo de veículos também subiram 9,4% na mesma base de comparação, de 24.131 para 26.420 ocorrências.
Já os roubos em geral tiveram aumento de 37% de um período para outro. No primeiro semestre de 2013 foram registrados 59.783 roubos e nos seis primeiros meses de 2014, foram 82.490. Os furtos se mantiveram praticamente estável, passando de3 97.289 para 98.897 (alta de 1,65%).
O dado negativo da região da Cracolândia é o de homicídio. Neste primeiro semestre, uma pessoa foi morta na região e no ano passado, nenhum assassinato foi registrado. A capital de São Paulo, em contrapartida, vem registrando queda neste tipo de ocorrência. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 560 assassinatos e no mesmo período do ano passado, foram 614 (queda de 8,7%).
Para o padre Julio Lancellotti, da Pastoral da Rua, o aumento da criminalidade em outras regiões da cidade indica uma “readequação do crime organizado”.
“O crime organizado não deve estar tendo prejuízo. Há uma readequação ou renegociação, migração do crime. Seria interessante se os índices tivessem diminuído por toda a cidade." Ele diz que a presença massiva de policiais e câmeras na região inibem a criminalidade, mas que os números ainda não são motivo para comemorar porque os crimes cometidos por usuários são furtos e roubos de celulares e objetos que possam ser trocados facilmente por drogas. “O furto de carro na região caiu mais de 47%, mas ususário de crack não rouba carro”, diz.
Bairro vizinho
O sintoma de readequação a qual o Lancellotti se refere é sentido já em Higienópolis, bairro de classe média alta vizinho a Cracolândia. No bairro, os furtos em geral aumentaram 34% nos seis primeiros meses do ano (de 347 para 465) e os roubos cresceram 36% (de 139 para 190), na mesma base de comparação. Roubos e furtos de veículos tiveram uma queda, de 28% (7 para 5) e 5% (20 para 19), respectivamente.
O secretário Porto diz que apesar do aumento de roubos e furtos registrados em Higienópolis, o programa não espalhou os dependentes. “Nós temos cuidado para não espalhar os usuários. Se tivessemos a inteçção de espalhar, o fluxo [vários dependentes usando drogas juntos, cena muito comum na região] teria sumido. A preocupação da PM também é não espalhar”, diz.
Programa De Braços Abertos
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o programa realizou, até 22 de julho (último dado disponível) 28 mil atendimentos de saúde aos dependentes quimícos. Ao todo, são 422 usuários cadastrados.
Segundo a prefeitura, o programa também atuou na retomada do espaço público, com investimento em iluminação e reativação do largo Sagrado Coração de Jesus, que já foi ponto intenso do “fluxo”, local de uso uso de crack.
A reportagem entrou em contato com a SSP a respeito do aumento dos roubos na cidade, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta. 
    Fonte: Último Segundo

    http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/2014/08/enquanto-oficiais-das-policias.html

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Faça um comentário

    Constituição Federal:
    Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

    O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

    1 - Fica vetado o anonimato;
    2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
    3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
    4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

    OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

    A equipe do Blog agradece !!!