segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

APOSENTADORIA ESPECIAL: A HORA DA VERDADE ESTÁ CHEGANDO

Imagem 095.jpg

Imagem 130.jpg


img261.jpg



Prezados Guardas Municipais e demais colegas e alunos


O tema "aposentadoria especial" tem me rendido uma série de críticas e dissabores por conta daqueles "mesmas figuras de sempre"(?) e que vocês tão bem sabem quem são , onde estão e que cargos diretivos ocupam nas estruturas de representação dessa tão desprotegida categoria de profissionais de segurança pública, que são os Guarda Municipais.
Todos sabemos, que a vaidade pessoal, o estrelismo, os projetos pessoais políticos e partidários impedem alguns de realmente trazerem benefícios para a categoria; pois se assim o fizerem, "esse" ou "aquele" será beneficiado, meu nome poderá não aparecer, como nçao fui eu que fez então não apoio; ou ainda por não gostar de fulano ou do cicrano, etc ... somente critico ... e aquela conversa que todos estamos habituados.
A grande questão, é que quando tratamos de algo tão importante como é o ato de se aposentar, estamos lidando com um instituto que será hoje ou amanhã utilizado por todos aqueles que propuseram, colaboraram e até os que criticaram também se aposentarão. O que está em jogo é a dignidade e o devido reconhecimento para todos aqueles que combateram o mal da sociedade e certamente deram o melhor de si durante toda a sua carreira.
A verdade que deve ser revelada nesse momento, é que aparecerão claramente os nomes das pessoas e das instituições representativas que farão sua parte somando esforços para que esse projeto avance e se consolide legalmente. A grande verdade, é que para mim não importa o cargo, se é sindicato, associação, união, empresa ou centro de estudos, se é do partido A, B ou C, se é Guarda, CD ou Inspetor, se é civil ou militar, se estão na ativa ou na reserva, se é branco ou negro, LGTB ou qualquer outra coisa; o que importa, é que todos aqueles que reconhecem o valoroso trabalho de nosso Guardas Municipais lá na "ponta da linha", têm o dever moral de apoiar essa conquista que está por vir.
Os amigos da GCM devem mostrar a sua "cara", sob pena da história lembrá-los com ausentes. Será que não aprendemos com a 1ª CONSEG que as GMs foram reconhecidas exatamente porque souberam compor e naquele momento crucial dos debates ter a devida valorização e reconhecimento? Eu aqui lanço um desafio a todos que querem ter uma situação um pouco melhor quando deixar seu legado aos mais modernos, que se lance nessa luta. Aos que criticam aquilo que está em curso, que apresentem algo melhor ou que em vez de destruir o que está sendo feito, que lutem para que possa ser adicionado o benefício do "posto imediato". É o mínimo que espero como uma atitude digna que possa tirar nossos profisisonais do esquecimento jurídico. Já não basta a a complexa carreira (?). Nada é perfeito. Tudo é passível de modificações, ajustes, acréscimos e decréscimos. Mas o importante realmente, é que quando falamos de futuro, de dignidade, de reconhecimento e de dar valor à pessoa humana, que todos nos juntemos em torno desses valores. Nossas vaidades, projetos pessoais ou inimizades e desafeições devem ficar do lado de fora dessa questão. Assim sendo, ganha o profissional, seus representantes e a sociedade; que teve durante longos anos um amigo, um protetor e um aliado que 24h ao dia deu o seu melhor e em alguns casos a sua vida, para que São Paulo pudesse ser a potência que é no cenário Nacional e Mundial. Nada mais do que justo é essa aposentadoria especial. Cordial abraço a todos!

Profº João Alexandre
Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESDH
Fórum Permanente de Segurança Pública "GCM Márcio Augsuto de Salles" - NCST/SP
Coordenador

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!