sexta-feira, 21 de junho de 2013

Guarda Civil Metropolitana impede a invasão da Prefeitura de São Paulo - Imagens inéditas!


19/06/13 - Por Dennis Guerra: Em 18/06/2013, seguindo uma onda de protestos por todo o país, manifestantes concentraram-se em frente à Prefeitura da Cidade de São Paulo. Diversas equipes da Guarda Civil Metropolitana permaneceram de prontidão no local.



Manifestação

A insatisfação com o aumento no valor da passagem levou milhares de brasileiros às ruas de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro. No quinto dia de protestos, a causa inicial deu lugar a outros assuntos como a Proposta de Emenda Constitucional 37, a proposta da cura gay pela bancada evangélica do Congresso Nacional, corrupção e os gastos para a construção de estádios para a Copa das Confederações e do Mundo.




























































Excessos

Após às 18:00h, milhares de manifestantes já se concentravam em frente à prefeitura. Com o passar dos minutos, alguns integrantes do movimento já mostravam-se exaltados, contribuindo assim para a desorganização da passeata.


Fotos: Dennis Guerra








VEJA AINDA:


Tentativa de invasão

Por meio da Inspetoria de Operações Especiais - IOPE - da Guarda Civil Metropolitana, os manifestantes mais exaltados foram impedidos de invadir a sede da prefeitura. Porém, com a demora da Polícia Militar em comparecer ao local, não foi possível impedir a depredação do patrimônio público.


As Termópilas

Possuindo somente equipamento de proteção individual, que foram utilizados para a proteção dos próprios integrantes IOPE, assim como dos demais integrantes da GCM do ataque sofrido, não seria possível dispersar os manifestantes sem equipamentos comospray de pimenta anti-tumulto, munições fumígenas, munições de impacto controlado e as devidas armas longas para o lançamento.



Com o recuo da tropa, os próprios portões do saguão da prefeitura foram utilizados como uma barreira contra os ataques, tomando como referência as Térmopilas conhecidas após a célebre batalha de mesmo nome, que opôs os defensores da Grécia aos persas invasores, em meados de 480 a.C






























 Posicionamento dos integrantes IOPE dentro da sede da Prefeitura










 Veículo de imprensa incêndiado por manifestantes


  Polícia Militar comparece ao local




 Integrante IOPE mostra umas das pedras jogadas contra a sede da
Prefeitura de São Paulo 

Assista ao vídeo e saiba mais:





Outras ocorrências
No final da noite, diversas ocorrências de saques ao comércio local foram registradas. Integrantes da GCM detiveram várias pessoas acusadas de crimes dessa natureza. 

GCMs detém quatro saqueadores durante a manifestação

Você Repórter - Mikalkenas: Durante a violenta manifestação do movimento passe livre, a guarnição da Inspetoria Regional Consolação/Pacaembú com a viatura P-70623, apoiando as guarnições da praça da Sé que tentavam conter saqueadores, logrou êxito em prender quatro pessoas que saqueavam as lojas, todos com os diversos produtos furtados em mãos. Dentre eles, uma adolescente de quinze anos foi apreendida e Rodrigo Cassemiro de 33 anos, procurado pela justiça por trafico de drogas.

Guarnição : P70623
Enc.: gcm mikalkenas
mot.: gcm Miguel R.
1 aux.: gcm Luciano F.
2 aux.: gcm Marcio Araujo


Fotos e filmagem: Dennis Guerra
Edição: Dennis Guerra e Khaíque Rennan

Fonte: http://www.ocaodeguardanoticias.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!