quarta-feira, 4 de julho de 2012


Conheça o novo Cecom, que será inaugurado nessa quarta-feira.


Por Fau Barbosa
A reportagem do Portal Viva foi conhecer na tarde da última quinta-feira(21), as novas instalações do Cecom - Centro de Comunicação da Guarda Civil de Cotia.
A nova sede, que fica na Av. Rotary, nº 144, no Jardim Nomura, ficou quase oito meses em reforma e será inaugurada às 10 horas dessa quarta-feira(27).
 
Casa que abrigará o novo Cecom ficou 8 meses em reforma
O ex-secretário de Segurança, Almir Rodrigues, acompanhou nossa visita e nos mostrou as novas instalações. Elas irão abrigar o Cecom, o GGI - Gabinete de Gestão Integrada, e a Central de Video Monitoramento da Guarda Civil.
Trinta e quatro guardas civis vão trabalhar na casa, em sistema de plantão de 08 horas.
O diferencial das novas instalações é que o atendimento ao público será feito de forma integrada. Uma pessoa atende o telefone e registra os dados da ocorrência, que vão aparecer em uma tela, enquanto outra pessoa já aciona a viatura pelo rádio.
"Isso melhora a agilidade e dessa forma é possível que, até mesmo antes do munícipe desligar o telefone, a viatura já esteja no local (na antiga sede, uma única pessoa fazia tudo isso)", explicou Almir.
 
Sala de reuniões do GGI e sala de rádio sendo montadas
Outras duas salas fazem parte da nova casa: uma sala mista, criada para receber reuniões com a Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil e a sala de reuniões do GGI. As duas tem acesso ao monitoramento por meio de monitores de LCD.
Sala principal onde fica a central de monitoramento de câmeras
A nova sede chega com novidades, como o rastreamento de viaturas, chamado de "cerca eletrônica".
Ele permite a visualização de viaturas que são pré determinadas a ficar em um certo perímetro por um espaço de tempo. No novo Cecom será feito também o vídeo monitoramento de ruas e locais públicos.
 
  
Monitoramento
Oito câmeras da marca Pelco, com zoom de 35x e uma visão de 360º, já estão instaladas em alguns pontos da cidade.
 
 
O ex-secretário explica como funciona o sistema de monitoramento e seu alcance
São três câmeras em Caucaia (Praça dos Romeiros e ruas do comércio), quatro em Cotia (Praça Joaquim Nunes, Sacolão, Praça José Barreto e Cecom), e uma na Granja Viana (Praça Niso Viana). essa última, o sinal ainda vem pela internet.
 
 
Mesmo à noite, é possível monitorar toda a área com precisão, devido a alta definição da câmera,
 
 
Câmeras mostram o monitoramento sendo feito no Centro de Cotia
"A expectativa é usar a tecnologia no combate à criminalidade", disse Almir. "A própria sociedade passa a se sentir mais segura com câmeras espalhadas pela cidade e monitoradas 24 horas pela Guarda Civil. Não queremos surpreender ninguém com as filmagens, mas sim coibir as ações dos marginais", ressaltou.
O investimento é todo municipal e o sistema de captaçãode imagens é feito por meio de uma parceria com o Shopping Granja Viana que doou as câmeras. Questionamos o ex secretário sobre o monitoramento na Granja Viana, prometido à população com a vinda do Shopping, no entorno do km 23.
 
Câmeras tem zoom de 35x, além de uma visão de 360º
"A Claro precisa liberar o uso da torres para a Prefeitura instalar os rádios transmissores, em contato com a torre da prefeitura, para que as  imagens cheguem até o Cecom", explicou.
O ex secretário considera que esse é apenas o início de um trabalho, e concorda que a cidade precisa de mais câmeras. "Existe um projeto desenvolvido pela Secretaria de Segurança de Cotia, no valor de mais de R$800 mil reais, que está tramitando em Brasília. Esse projeto diz respeito à expansão do monitoramento. Até 30 de junho devemos ter uma resposta da análise técnica do Ministério da Justiça. Esse projeto, se aprovado, trará para a cidade mais 10 câmeras, rádios transmissores, instalações, postes e equipamentos", enfatizou.
Toda a Guarda Civil de Cotia recebeu recentemente um curso de requalificação, e a liberação das horas extras. Isso fará com que os plantões sejam feitos com um número maior de guardas civis.
"Estamos dando o primeiro passo. A caminhada é longa, mas esse é um importante ponto de partida em busca de mais segurança para a nossa cidade", finalizou.
Serviço:
Cecom - Centro de Comunicação da Guarda Civil
Av. Rotary, nº 144 - Jardim Nomura
Fones: 4616-2835 - 4243-9729 e/ou 153 
Enviado por Gc Cotia

0 comentários:

Postar um comentário

Faça um comentário

Constituição Federal:
Art. 1º / inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vetado o anonimato;

O seu comentário é uma ferramenta importante para o aprimoramento deste blog. Porém, deverá seguir algumas regras:

1 - Fica vetado o anonimato;
2 - O comentário deverá ter relação com o assunto em questão.
3 - Não serão aceitos comentários que denigram o nome da corporação ou de seus integrantes.
4 - Comentários inapropriados serão retirados pelo editor do blog sem prévio aviso.

OBS.: Verificar Página Termos de Uso - Ao enviar o seu comentário, fica confirmado ter conhecimento da política de uso deste blog.

A equipe do Blog agradece !!!