quarta-feira, 28 de março de 2012

Agência Câmara de Notícias

Guardas municipais querem atuar como polícia preventiva

                                    Leonardo Prado
Dep. Vicentinho (PT/SP)
vicentinho apoia a atuação
preventiva das guardas
municipais
Comandantes de guardas municipais, sindicalistas e parlamentares defenderam nesta quarta-feira (28) a regulamentação do trabalho da categoria na prevenção da violência. O tema foi discutido em audiência publica da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Atualmente, as guardas civis municipais podem atuar somente no resguardo de bens, serviços e instalações locais.
Segundo o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos da Cidade de São Paulo, Carlos Augusto de Souza, é preciso acabar com a “ilusão” de que os guardas municipais devem ter funções iguais às de outras forças de segurança. “Hoje, temos polícia de pronto atendimento que atua depois do ato de violência. Queremos desenvolver o papel de uma polícia preventiva, próxima do cidadão, dando a ele a sensação de segurança”, sustentou.
O deputado Vicentinho (PT-SP) também defendeu a ação preventiva desses profissionais. “A guarda municipal tem de ter uma atuação pacífica, pacificadora e comunitária. Ela deve atuar sobre a causa, não a consequência”, disse o parlamentar, autor do requerimento para a realização da audiência pública e ex-presidente da Frente Parlamentar das Guardas Civis Municipais, relançada hoje.
Proposta
Carlos Augusto de Souza faz parte de um grupo de trabalho criado pelo Ministério da Justiça em 2011 para regularizar a situação de mais de 86 mil guardas municipais de todo o País. O colegiado é formado por representantes do ministério, de secretarias municipais de segurança, além de comandantes de guardas municipais e sindicalistas.
O assessor da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça Guilherme Leonardi afirmou que ainda não foi definido quando a proposta de reforma da regulamentação da categoria será enviada ao Congresso.
Discriminação
Para o comandante da Guarda Municipal de Osasco (SP), Gilson Menezes, os profissionais são discriminados no âmbito da segurança pública. “Muitas pessoas dizem que é loucura reforçar a guarda municipal. Mas quem sabe não possamos ajudar a trazer mais paz social ao Brasil?”, questionou.
Na opinião do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a categoria não teve ainda suas atribuições ampliadas por pressão de setores da Polícia Militar e falta de mobilização das próprias guardas municipais. “Erramos porque não soubemos mobilizar regionalmente os deputados para pressionar a votação da PEC [534/02, do Senado] que aumenta as competências das guardas municipais”, afirmou. Faria de Sá é o relator da PEC, que está pronta para ser votada em Plenário.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Marcelo Oliveira
Fonte: Agência Câmara de Notícias

sábado, 24 de março de 2012

Façam uma visita !!!


Meus caros amigo , quero divulgar o site , www.gcmbrasil.com mais uma ferramenta para nossas guardas municipais, bom conteudo para pesquisas, monografias e atualidade.

Abraço, maciel.


Este site www.gcmbrasil.com esta sendo remodelado para se tranformar em um dos maiores portais de guardas do brasil, ele é a continuação do antigo projeto www.gmvarginha.com.br , Guarda Municipal esta que ajudamos a levar a bons e honrosos destinos ,com seus exemplos de que tanto nos orgulhava.

Abraço atenciosamente mauricio maciel.
Bandidos são perseguidos e presos pela Guarda Civil, após mais uma tentativa de roubo na Granja Viana


Por Fau Barbosa
Uma tentativa de roubo, por volta das 14:40hs dessa quarta-feira(21), no estacionamento do Mc Donalds, na Granja Viana, terminou em perseguição e com a prisão de dois indivíduos.
Uma moradora de Barueri que trabalha na Granja, foi abordada por três indivíduos supostamente armados, logo após trancar a porta de seu veículo.
A vítima contou ao Portal Viva que tinha ido ao banco e ao sair de lá parou no estacionamento do Mc Donalds e desceu do carro. Quando estava caminhando em direção da porta do estabelecimento, um dos homens a avisou que a porta de seu carro estava aberta e que seria melhor ela fechar por causa de assaltos. Ela voltou ao veículo e constatou que a porta estava trancada. Nesse momento os bandidos a encurralaram, empurrando-a na cerca viva existente ali, e tentaram roubar sua bolsa, ameaçando-a como se estivessem armados.
A mulher, não soltou a bolsa e lutou com o assaltante, gritando. Ao perceber que muitas pessoas olhavam a cena, os três fugiram. Nesse momento, a viatura 1015 da Guarda Civil estava eparada no supermercado Nicolau, quando viu as três motos passarem. Um dos motoqueiros subiu a Rua Santo Antonio e os outros dois pegaram a Raposo e foram perseguidos pela viatura.
Ao chegar no retorno do km 26, já no sentido São Paulo, os dois bandidos caíram da moto. Os guardas renderam um deles e o outro atravessou a Raposo, sendo atropelado. Mesmo assim, ele não parou de correr e acabou sendo preso dentro do rio do Cotolengo.
Durante a perseguição, a viatura da Guarda acabou derrapando no retorno e batendo as duas rodas na guia, entortando-as. Ela precisou ser guinchada.
Os dois homens tem 25 e 22 anos e são moradores do Capão Redondo. Ambos já tem passagem pela polícia pelo artigo 157 - roubo à mão armada.
Eles foram presos em flagrante e reconhecidos pela vítima. O Boletim de Ocorrência está sendo registrado no 2º DP da Granja.
As motos, ambas com placas de São Paulo - uma Honda CBX 250 Twister prata e uma Honda GC150 Fan -, também foram apreendidas. Elas continham fita isolante nas placas, o que já carateriza a premeditação do roubo, impedindo sua identificação.
Atenderam a ocorrência a viatura 1015 da Guarda Civil, GC´s Rodrigo e Leandro.

enviado por GCAluno 2010 (GCM de COTIA-SP)
Homenageados recebem o 1º Prêmio CESDH de Segurança Pública e Direitos Humanos na Câmara Municipal de São Paulo










Em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo na data
de (20/03), por iniciativa do Centro de Estudos em Segurança
Pública e Direitos Humanos (CESDH), sob a coordenação do Prof.
João Alexandre Santos e do Dr. Alex Pereira Leutério, foram
homenageados os destaques de 2011 que realizaram ações
em prol da Segurança Pública e dos Direitos Humanos.

A premiação foi dividida nas seguintes categorias:

* Segurança Pública
* Autor de Obra Literária
* Direitos Humanos
* Blog de Segurança

Os homenageados de 2011 foram:

– Lindamir Magalhães Carneiro de Almeida (GCM/SP)
– Ricardo Villas Boas Pereira (GCM/SP)
– Ricardo Castilho (EPD/Saraiva)
– Luiz Gonçalves (FPSP/NSCT-SP)
– Prof. Jarim Lopes Roseira (IPA/SP)
– Prof. Bismael Batista Moraes (Mestre em Direito)
– Prof. Dr. Silvio Almeida (ILG)
– Prof. Célio Egídio da Silva (Suprema Cultura)
– Prof. Azor Lopes da Silva Júnior (Suprema Cultura)
– Prof. Nilson Giraldi
– Dr. Ronaldo Fontes Linhares GM/Macaé-RJ)
– Dr. Eurípides Sales – Faculdade Cantareira (IES)
– Vereador Abou Anni
– Prof. Theodomiro Dias Neto (FGV/RT)
– Drª Ruth Banholzer (Itapeví/SP)
– Robson César Correia de Mendonça (ONG)
– Álvaro da Costa Júnior (Direitos Humanos)
– GCM Lucio Contiero Prezotto ( GCM/Santo André/SP) -
Blogueiro e Professor
– GCM Carlinhos Silva (GCM/SP e assessor
na câmara de SP) - Blogueiro
– GCM Valdecir (GCM/Mangaratiba/RJ) - Blogueiro
– GCM Duarte (GCM/SP) - Blogueiro

O coordenador do Prêmio, professor João Alexandre Santos,
do CESDH falou sobre a cerimônia:


A TV Câmara e a Acessoria de Imprensa da SMSU realizaram
a cobertura do evento, que teve o importante apoio do vereador
Abou Anni. O grande público presente prestigiou a solenidade,
que decisivamente motivou ainda mais a todos aqueles
que se dedicam às causas em prol da segurança pública.
O reconhecimento e homenagem aos Blogs foi motivo de
satisfação plena pela dedicação em levar informações aos GCM's,
de acordo com as palavras do GCM Duarte à TV Câmara:


" É uma grande premiação, pois os blogs constituem uma
ferramenta muito importante para a divulgação do trabalho
realizado pelas Guardas Municipais, servindo como uma rede
de informações que contribui para a aproximação da população
para com as nossas corporações, bem como uma maior união
entre os guardas das diversas cidades."

Agradeço em especial a figura do Professor João Alexandre pela
iniciativa da premiação juntamente com o Vereador Abou anni e
nosso grande irmão Carlinhos Silva pelo comprometimento com
o ideal Azul Marinho.

A premiação será realizada todo mês de março. Agora, serão
analisadas as ações realizadas durante este ano que serão
premiadas em 2013.
O que voce precisa saber sobre Guarda Municipal e nunca teve a quem perguntar
GRÁTIS
A obra apresentada pelo autor resgata a importância da Guarda Municipal em nosso país, cuja existência remonta a 1531, no Governo Geral de Martim Afonso de Souza, até a sua extinção, ocorrida em 1937. Dos homens que serviram nas fileiras da Guarda Municipal, destaca-se o comandante do Corpo de Guardas Municipais Permanentes da Corte, o Major Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, como também a bravura de vários homens que morreram na defesa da pátria quando da Guerra do Paraguai. Com a promulgação da nova carta constitucional, em 1988, os municípios voltaram a ter o poder de criar as suas Guardas Municipais, e em Curitiba, por meio da Lei 7356/89, foi recriada a sua Guarda Municipal, com o lema “Pro lege semper vigilans”. Para que alguma coisa se perpetue na história, faz-se necessário o seu resgate, guardar a sua origem, preservar o seu passado, para que todos saibam de onde veio, como veio e para que veio. O autor, membro integrante e atuante da referida Guarda Municipal, com grande senso de visão apresenta o resumo histórico e principalmente a evolução da Guarda Municipal de Curitiba, bem como distingue, pelas atribuições, as competências da polícia civil e da polícia militar, que possuem peculiaridades próprias. O curriculum do autor, apresentado com a sua obra, mostra que após galgar posições dentro dos quadros da Guarda Municipal, exerce atualmente a de Inspetor, mostrando ser pessoa não acostumada a permanecer impassível às dificuldades e, preocupado com a cultura e a formação de seus comandados, participou de vários cursos, congressos e seminários, somando ainda à grande qualidade de ser um formador de opinião, como docente. Pelo seu histórico, o autor passou a integrar os quadros da Guarda Municipal após a Constituição de 1988, conquistando sua ascensão promocional. É um lutador que vem vencendo todos os níveis de sua carreira, sabendo valorizar as conquistas realizadas, tendo uma visão plena das necessidades e dificuldades dessa nova instituição, sem se distanciar do lado humano. “O que você precisa saber sobre a Guarda Municipal e nunca teve a quem perguntar” se constitui numa resposta às perguntas e anseios da população, oferecida por alguém que vive plenamente a sua profissão e está preocupado em esclarecer a comunidade. Sinto-me orgulhoso em apresentar o autor à comunidade e honrado em haver participado, modestamente, de sua formação acadêmica, como professor. É na qualidade de professor/instrutor que o autor passará seu conhecimento aos demais comandados, resgatando o verdadeiro sentido de cidadania. Parabenizo pela iniciativa de apresentar à população o histórico da Guarda Municipal, o que é, qual sua finalidade e atribuições, em linguajar simples, de fácil entendimento, mostrando aos cidadãos paranaenses que esta instituição vem sendo modelo para outros Estados da Federação.

Por: Claudio Frederico

VEREADOR ABOU ANNI É HOMENAGEADO PELO CENTRO DE ESTUDOS EM SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu nesta terça-feira a cerimônia de entrega do 1º Prêmio Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos (CESDH) do Estado de São Paulo.
O objetiva da premiação é reconhecer as ações de pessoas físicas ou jurídicas que por seus gestos, ações e produções científicas promovem a segurança social, os direitos humanos e a consolidação das ciências policiais como um todo.
“Além de policiais, instituições, blogueiros e agentes da Guarda Civil Metropolitana, este vereador também está sendo reconhecido pelo centro de estudos em Segurança Pública. Todas as pessoas que aqui estão esta noite estão sendo homenageadas pelo grande serviço que prestaram para a cidade, e estou muito honrado”, disse o vereador Abou Anni (PV), que foi um dos homenageados da noite.
“É sempre uma honra recebem uma homenagem, e sobretudo pela dignidade desse prêmio, que foca não só a segurança pública, como também os direitos humanos”, disse o homenageado Ricardo Castilho.
Os homenageados de 2011 foram:
– Lindamir Magalhães Carneiro de Almeida (GCM/SP)
– Ricardo Villas Boas Pereira (GCM/SP)
– Ricardo Castilho (EPD/Saraiva)
– Luiz Gonçalves (FPSP/NSCT-SP)
– Prof. Jarim Lopes Roseira (IPA/SP)
– Prof. Bismael Batista Moraes
– Prof. Dr. Silvio Almeida (ILG)
– Prof. Célio Egídio da Silva (Suprema Cultura)
– Prof. Azor Lopes da Silva Júnior (Suprema Cultura)
– Prof. Nilson Giraldi
– Dr. Ronaldo Fontes Linhares GM/Macaé-RJ)
– Dr. Eurípides Sales – Faculdade Cantareira (IES)
Abou Anni (Poder Legislativo)
– Prof. Theodomiro Dias Neto (FGV/RT)
– Drª Ruth Banholzer (Itapeví/SP)
– Robson César Correia de Mendonça (ONG)
– Álvaro da Costa Júnior (DH)

sábado, 17 de março de 2012

Seminário de GCM´s em São José do Rio Preto/SP

Prezados Irmãos GCM´s,
No dia 15 de março de 2012 (quinta-feira) a Família Azul Marinho estará reunida na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, a partir das 17h, para o Seminário "GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS: CRIAÇÃO, IMPORTÂNCIA E FORMAS DE ATUAÇÃO".
O evento, além de traçar as estratégias de atuação das GCM´s do Interior de São Paulo, também tem por finalidade proporcionar aos GCM´s o desenvolvimento intelectual, através de palestras com relevantes tópicos.
Serão 6 palestras e a Reunião de Comandantes de GCM´s (com participação franqueada aos GCM´s).
*Cronograma anexo
GCM´s participem e mostrem a nossa
Força de União e Mobilização!!!
Saudações Azul Marinho
André Tavares
CMT GCM Ribeirão Preto/SP
Presidente AGCM-InterSP
Seminário de GCM´s São José do Rio Preto.doc Seminário de GCM´s São José do Rio Preto.doc
127K Visualizar Baixar