sábado, 30 de julho de 2011

Guarda Civil de Piracicaba

No início do século passado, Piracicaba já convivia com a problemática da violência oriunda do rápido crescimento populacional que se instalava no município. Seus cidadãos clamavam por maior controle da violência local, foi então que a Câmara Municipal, através de seu presidente Dr., Paulo de Moraes Barros apresentou um projeto de criação do Corpo de Guarda e Polícia Municipal, baseado no artigo 58 da Lei n. 16, de 13 de novembro de 1891, que foi aprovado no dia 25 de abril de 1903.

Desde o início do século, esta instituição teve a ética da segurança voltada para a defesa da cidadania, sempre ao lado da comunidade acompanhou a evolução dos tempos se colocando como defensora dos interesses da comunidade local. Desde seu aparecimento passou por diversas transformações, o que muito contribuiu para seu aprimoramento como coadjutora das ações de Segurança Pública no âmbito municipal. Sua história se confunde com a evolução histórica, cultural e industrial de Piracicaba colocando-a como parceira da sociedade, e como atores participando de um processo de reestruturação da cidadania municipal.


Desde sua criação, passou por diversas transformações ao longo da história, assumindo denominações como: Guarda Noturna de Piracicaba, Corpo de Vigilantes Noturnos, Guarda Noturna Municipal de Piracicaba, Guarda Municipal e Guarda Civil do Município de Piracicaba. Na década de 90, foram criados o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão Feminino, e em 2003 implanta-se o patrulhamento ciclístico. Com a evolução tecnológica, as Guardas Municipais em todo o pais passaram a desfrutar de importante papel nas ações municipais como órgãos de defesa da cidadania.


Sobre o Dr. Paulo de Moraes Barros:

Nascido em 16 de julho de 1866 nesta cidade, um dos vultos mais notáveis da história de Piracicaba, o doutor Paulo de Moraes Barros.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Retornando a Piracicaba dedicou-se ao exercício da medicina, instalando seu consultório na Rua São José.

Exerceu prestigioso cargos na vida pública, desde vereador a intendente municipal, chefe do Partido Republicano Paulista em Piracicaba, deputado federal, secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de São Paulo (1912-1915), reelegeu-se deputado federal em 1927. Revolucionário, em 1930 ocupou interinamente o Ministério da Aviação e Obras Públicas. Durante a Revolução Constitucionalista foi secretário do governo paulista.


No exercício do cargo de vereador e presidente da Câmara, por diversas vezes reeleito, prestou os mais relevantes serviços a Piracicaba.

Em 16 de dezembro de 1940, aos 74 anos de idade faleceu em São Paulo onde se achava, trazido a Piracicaba, seu corpo foi inumado no Cemitério da Saudade.


Relatos Históricos

Em 24 de abril de 1903 a Câmara Municipal de Piracicaba,de acordo com o artigo 58 da Lei número 16, de 13 de novembro de 1891, elabora o Projeto de Lei que criou o Corpo de Guarda e Polícia Municipal. Aprovado no dia 25 de abril em Segunda discussão e firmado pelo doutor Paulo de Moraes Barros.


Entre 1905 e 1913 quando o município tinha como Prefeito Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, o doutor Carino Espírito Santo, delegado de policia e representantes da Associação Comercial, Industrial e Apícola de Piracicaba reunidos conforme o regulamento do Corpo de Vigilantes Noturnos, oficializam e criam a primeira diretoria, com a oficialização da Corporação marcada para 6 de janeiro de 1939 no Fórum de Piracicaba, tendo como Presidente Ângelo Palma e como Comandante João Pereira Nobre.

Em 1941, na gestão do Prefeito José Vizioli, assume a presidência Gerolamo Ometo.

Em outubro de 1954 assume a presidência o Capitão Copérnico, que em 1955 renuncia ao cargo, assumindo seu lugar o vereador Antônio Stolf. As residências dos contribuintes possuíam nas proximidades da porta uma plaqueta triangular com as iniciais CVN (Corpo de Vigilantes Noturnos).


Em 26 de outubro de 1956, Aristides Vaz é efetivado no cargo de Comandante e Benedito Moraes no cargo de subcomandante.

No final do ano de 1956, quando o Prefeito era Luciano Guidotti e ainda sob a presidência de Antonio Stolf, é criada a já idealizada Guarda Noturna Municipal de Piracicaba através da Lei 618, de l 2 de dezembro de 1956.

Em 1960 com a eleição do Prefeito Francisco Salgot Castilon, a diretoria da guarda Municipal Noturna coloca os seus cargos a disposição e é nomeado um novo Conselho com a presidência de Emílio Reinaldo Adamoli.


Com a implantação da ditadura em 31 de março de 1964, no final da década a diretoria da Guarda contrata o Terceiro Sargento de Policia Militar Frederico Ciappina Netto para implantar ordem unida aos novatos, após dar instrução a toda a Corporação.

Em 10 de novembro de 1969 a Guarda Noturna Municipal de Piracicaba transforma-se em Guarda Municipal, tendo como Prefeito da cidade Cássio Padovani e como Presidente da Guarda Municipal o Major José Autgno Ferreira e comandante o Primeiro Sargento de Polícia Militar Frederico Ciappina Netto.


Em 1977 o Comandante Ciappina afastou-se da Guarda assumindo seu lugar o Primeiro Tenente PM Francisco Nunes, que logo foi reformado e desligou-se, sendo nomeado em comum acordo com autoridades o fiscal Jayme Leite para o comando.


Em 1983 com a eleição de Adilson Maluf para prefeito, a nova diretoria toma posse em 31 de janeiro de 1983, tendo como presidente Ide Choairy e corno comandante Capitão Alfredo Mansur.

Em 1989 é eleito José Machado para prefeito, que nomeia para presidente da Guarda Diocleciano Hermida Vilar e para comandante Antonio Herculino Correia. Em 11 de julho de 1989 o Prefeito José Machado nomeou uma nova diretoria, tendo André Rodrigues Sarmento Filho como presidente e Antônio Ricardo Sanches como comandante.

Em 28 de julho de 1990, foi promulgada a Lei 3163, que dispõe sobre a transformação da Guarda Municipal de Piracicaba em Guarda Civil do Município de Piracicaba.

A Guarda Civil passa a ter unicamente um comandante, na hierarquia, um subcomandante e um quadro de graduados e guardas. Permanece como comandante Antônio Ricardo Sanches que também assume a direção da Defesa Civil do Município e como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Cria-se o Pelotão Escolar, Pelotão Ambiental e o primeiro Pelotão de Guardas Civis Femininas.


Em janeiro de 1993 assume como Prefeito Antônio Carlos Mendes Thame, que nomeia para o comando da Guarda Civil e direção da Defesa Civil o Primeiro Tenente Paulo de Castro que manteve como subcomandante Benedito Antônio Aparecido de Moraes. Em 9 de dezembro de 1996 é sancionada pelo Prefeito Thame a Lei complementar n. 067, que dispõe sobre os Estatutos da Guarda Civil do Município de Piracicaba.


Em Janeiro de 1997 assume como Prefeito o prof. Humberto de Campos, que mantém como comandante o Primeiro Tenente Paulo de Castro que nomeia como subcomandante Antônio Cândido Rosa. Com o falecimento do comandante Primeiro Tenente Paulo de Castro em agosto de 2000, assume o comando o subcomandante Antonio Candido Rosa.

Em janeiro de 2001 assume novamente como Prefeito o professor José Machado que designa para assumir o comando da Guarda Civil Antonio Ricardo Sanches e para subcomandante Mario Prudêncio Ramos.


Em janeiro de 2005 Barjas Negri é eleito como Prefeito e nomeia para assumir o comando da Guarda Civil Silas Romualdo, CAP EB R/1.


Sede da Guarda Civil de Piracicaba

Sede Histórica
A Guarda Civil de Piracicaba possui hoje uma sede própria, situada à Rua Benedito Bonzon Penteado, n. 645 - Bairro Verde, onde funciona o departamento administrativo que divide-se nos seguintes setores: planejamento, geoprocessamento de ocorrências, ouvidoria. assistência social, psicologia, secretaria, núcleo de apoio administrativo-financeiro, almoxarifado, alfaiataria, barbearia, oficina e central de operações e posicionamento (COP), que atende 24 horas pelo telefone 3422-0023 e distribui os chamados para as viaturas em patrulhamento através do GPS (Global Position System).


O GPS é composto por uma Central de Operações na corporação, que consiste num sistema de rastreamento por satélite, para agilizar o trabalho da Guarda Civil.

Com o sistema GPS, a nova central controla, em tempo real, a localização de todas as viaturas da cidade e, com isso, agiliza o atendimento às solicitações dos munícipes. Esses investimentos estão incluídos entre os desafios do atual governo em diminuir os índices de violência e criminalidade em Piracicaba.

A Guarda Civil de Piracicaba é a pioneira nesse sistema de rastreamento por satélite, proporcionando um melhor atendimento a todo município.

SINDGUARDA - Entidade de Classe

O SindGuarda – Sindicato dos Servidores Guarda Civil Municipal de Piracicaba – São Paulo, foi fundado em 27 de março 2010, por meio do empenho de pessoas idealizadoras que viam na constituição de uma base própria a legitima representação da categoria, respeitando as especificações da função diferenciada do guarda civil.

Sede Rua Santa Cruz, 1241 - Centro - Piracicaba-SP - Tel: (19) 3422-1597 - contato@sindguarda.org





Blog do Ramos

Em 27 de junho de 2010 teve início as atividades do Blog do Ramos, que se tornou um dos principais meios de comunicação virtual sobre as ações da Guarda Civil de Piracicaba, tendo como responsável o Inspetor Ramos.



Banda da Guarda Civil de Piracicaba


Criada por decreto do Executivo, a Banda da Guarda Civil, originária da fanfarra, nasceu no primeiro dia do mês de agosto, em 2002.

Hoje a banda é regida pelo guarda e maestro Eliel Silveira Levy e recebe constantes convites para se apresentar em eventos oficiais e festividades do município.

É importante salientar que a aparição da banda nasceu de um conjunto de idéias dos próprios guardas civis.


HINO OFICIAL DA GUARDA CIVIL
Autor: Beto Surian

I
O futuro vai me ver de peito aberto,
e muito perto quero estar de meu irmão,
eu vejo a paz sorrindo prá esperança,
igual criança estendo alegre a minha mão.

II
Quero sempre ter um gesto de amizade,
e a verdade eu sei que vai me acompanhar,
durante o dia todo e noite adentro,
estou atento pra você poder lutar.

III
Sou da Guarda Civil e sinto orgulho,
se arrisco a minha vida eu sei porque,
deixo em casa tanta gente que amo tanto,
prá poder na vida proteger você.

IV
Dorme em paz Piracicaba que amo tanto,
que eu não durmo prá você sonhar,
meu lugar é ver seu lar em segurança,
meu descanso é ver a calma se espalhar.

V
Sou da Guarda Civil que luta e ama,
e Deus derrama honra na corporação,
que vai de peito aberto ao futuro,
com muito amor, justiça e fé no coração:

Sou da Guarda Civil...

 
Extraído dos Portais Guarda Civil de Piracicaba e do SINDGUARDA

Guarda Civil prende suspeitos de roubo em Caieiras

Os dois homens presos e o adolescente apreendido costumavam roubar comércios

Da Agência Record

Uma equipe de motos da Guarda Civil prendeu dois homens e aprendeu um adolescente acusados de atuar em roubos contra estabelecimentos comerciais na área periférica de Caieiras, região metropolitana de São Paulo, na noite desta quarta-feira (27).

O trio foi localizado na entrada do bairro Jardim Marcelino, durante uma tentativa de assalto a um quiosque instalado dentro de um supermercado, por volta das 22h30. Uma arma foi apreendida com o grupo.

Os guardas metropolitanos já estavam cientes da atuação do bando na região, que preferia roubar estabelecimentos, como postos de gasolina, supermercados e farmácias, localizados em áreas afastadas do município e no horário da troca de plantão do policiamento.

Os três detidos foram apresentados ao Distrito Policial de Mairiporã, onde será registrado o boletim de ocorrência, pois a delegacia de Caieiras fica fechada durante a madrugada. Os dois homens deverão ser indiciados por tentativa de roubo, porte ilegal de arma e corrupção de menor. O adolescente será levado para uma unidade da Fundação Casa.

Assista ao vídeo:






Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/guarda-civil-prende-suspeitos-de-roubo-em-caieiras-20110728.html

Guardas num ato de Solidariedade

Ribeirão Preto, 30 de Julho de 2011
Guardas Civis Municipais participam da Campanha
Bombeiro Sangue Bom

Ação realizada nesta sexta-feira prossegue até domingo.
Objetivo é colaborar com o trabalho que salva vidas

suprindo as necessidades dos hospitais



Fotos: Roberto Galhardo

Campanha anual visa manter em dia os estoques do

Hemocentro, pois a necessidade de sangue é contínua



Cerca de 30 Guardas Civis Municipais participaram na

manhã desta sexta-feira, dia 29 de julho, da Campanha
Bombeiro Sangue Bom, doando sangue no Hemocentro
Campus. A ação realizada pelo Corpo de Bombeiros, em
parceria com a Prefeitura de Ribeirão Preto, tem recebido
a colaboração e envolvimento da sociedade civil e dos
poderes públicos e privados desde seu lançamento,
em 02 de julho.Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda
Civil Municipal, a adesão a esta campanha é um gesto
solidário. “Pelo segundo ano consecutivo fiz questão de
participar, juntamente com a corporação, pois a doação
de sangue salva vidas e supre a necessidade de pacientes
nos hospitais”
, explica Tavares.
Estimativas do Hemocentro apontam que no período do
inverno e férias os estoques de sangue caem cerca de
30%, por isso a importância desta ação que segue até 31
de julho
. A Campanha Bombeiro Sangue Bom já foi
transformada em Lei Municipal, em vigor desde 2 de julho
de 2010, figurando no calendário oficial de eventos da cidade,
tornando Ribeirão Preto o primeiro município a oficializar a data.


Pelo segundo ano consecutivo, Guarda Civil Municipal

participa da Campanha Bombeiro Sangue Bom


“Em 2010, cerca de 30 mil doações foram registradas no
Estado de São Paulo, sendo mais de 4 mil apenas na cidade
de Ribeirão Preto. Neste ano, buscamos manter este número
e para isso temos mobilizado diversos segmentos da
sociedade”,
destaca o tenente coronel Jovelino Barbosa, do
Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto.
Corrida 6 Milhas – Tradicional competição de atletismo do
interior de São Paulo, a Corrida 6 Milhas, que neste ano
acontece no dia 31 de julho, é uma iniciativa criada pelos
Bombeiros e visa o incentivo da doação de sangue no mês
de julho. Mais informações pelo 0800 9796049.
Serviço:
A Campanha “Bombeiro Sangue Bom”
Até o dia 31 de julho
Postos:
Hemocentro Campus: Rua Catão Roxo, 2.501
Hemocentro Centro: Rua Quintino Bocaiúva, 470

quinta-feira, 28 de julho de 2011

GCMF é homenageada durante reunião do CONSEG


A Guarda Civil Metropolitana Adriana Muniz Andreose foi homenageada no último dia 13, durante reunião mensal do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Jardins. O evento aconteceu no Colégio Dante Alighieri e reuniu integrantes da Polícia Civil e Militar que também foram agraciados. Adriana Muniz Andreose trabalha na corporação há catorze anos. Atualmente, integra o Programa de Controle do Espaço Público e Fiscalização do Comércio Ambulante na Inspetoria Regional de Pinheiros.

Ela confessa sua emoção ao receber o certificado parabenizando-a pela dedicação e empenho na prestação de serviços a corporação e aos munícipes. “ Acredito que foi fruto de um trabalho em conjunto realizado com dedicação”, conta Adriana. Na sequência, houve a discussão habitual dos CONSEGs, tentando propor melhorias na área de segurança. Familiares, amigos e a comunidade de Jardins puderam prestigiar o evento. Os CONSEGs são grupos de pessoas, moradoras do mesmo bairro, que se reúnem para discutir e isar soluções de problemas comunitários de segurança.

As reuniões são mensais, com a presença de órgãos como a Guarda Civil Metropolitana, as Polícias Militar e Civil regionais, dentre outras associações civis. Texto: Soraya Cerencio.

Paulínia investe em segurança em sua GUARDA MUNICIPAL.





Prefeitura está equipando a Guarda Municipal com armas-não letais
Os Guardas Municipais (GM’s) de Paulínia vão receber treinamento
nesta semana, de 18 a 22 de julho, das 8 às 12 horas, no Centro de
Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal, no Centro Poli
Esportivo “Etori de Blásio”, no bairro Monte Alegre.

Os 160 guardas municipais vão participar de exercício onde estão
terão a oportunidade de atualizar conhecimentos, aperfeiçoar
técnicas por meio de aulas teóricas e práticas no uso de armas
não letal, como as bombas de gás lacrimogêneo e uso de taser.

Instruídos por especialistas em armamentos, os participantes serão
familiarizados com o equipamento. Os treinamentos seguem uma
lógica, a idéia é aumentar a força de persuasão sem aumentar a
letalidade, com o uso de armas não-letais. Assim, grupos de GM’s
vêm treinando esses equipamentos durante 4 horas diariamente,
até chegar ao dominio completo das armas e da técnica.

Uma das novidades é o uso do taser, um pequeno aparelho que
tem a capacidade de produzir um eletrochoque capaz de paralisar
qualquer pessoa adulta. O secretário de Segurança Pública,
explica que o investimento em tecnologia é para garantir a
segurança da população sem que haja violência demasiada.

Essas armas não letais são importantes para imobilização de pessoas
sem haver o contato físico e podem ser usadas para resolver
conflitos, como os que acontecem, por exemplo, numa batida
policial ou em uma briga generalizada.

“Todo GM pode, a qualquer momento, se deparar com uma situação
em que o uso do spray se faz mais eficiente do que as armas letais
ou outro dispositivo de defesa/ataque. Estamos em fase de treinamento
e os guardas já estão utilizando também bastões de choque no
patrulhamento preventivo”, explica o secretário
preventivo”, explica o secretário.

Retirado Blog Gcm Carlinhos Silva

Guarda Ambiental de Cotia se prepara para atuar no município

Guarda Ambiental de Cotia se prepara para atuar no município

Com propósito de reforçar a segurança ambiental em Cotia, as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Agropecuária e Segurança Pública são parceiras na criação da Guarda Ambiental Municipal, para que haja um melhor policiamento a fim de coibir os diversos problemas ambientais que atingem a fauna e flora.

Por meio de um decreto assinado em 2009, o prefeito Carlão Camargo criou o órgão após a aprovação da Câmara Municipal através da Lei Orgânica em 1990, o artigo 228, que já previa o serviço. O objetivo é agregar responsabilidades entre a população e o verde do município.

Constituída por seis guardas (cinco homens e uma mulher), a Guarda Ambiental iniciou na última semana um treinamento com a equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente sobre educação ambiental, ecologia, especificidades ambientais dos espaços da cidade (Cotia Centro, Granja Viana, Caucaia, Caputera e Morro Grande) e leis municipais.

De acordo com o Secretário do Meio Ambiente, Rubens Gurgel, a Guarda Ambiental passará por treinamento com a Polícia Ambiental do Estado, visando uma formação mais ampla e complexa. O secretário diz que a Guarda Ambiental será de extrema importância e espera que o trabalho seja bem aproveitado no combate aos crimes ambientais.

Nas próximas semanas, a equipe atenderá denúncias de crimes ambientais, junto aos técnicos, para complementação de conhecimento e ação coercitiva.

http://www.cotia.sp.gov.br/?p=12518

BLOG DO GCM CARLINHOS SILVA ATINGE MAIS DE MEIO MILHÃO DE ACESSOS


Com grande satisfação queremos compartilhar com todos este momento tão importante pela conquista de mais de meio milhão de acessos ao nosso BLOG, que veicula diariamente notícias atualizadas sobre as Guardas Municipais.

Com o BLOG, tínhamos o intuito de postar sempre boas informações e mensagens para motivar o leitor a continuar lutando pelos seus ideais, não obstante as constantes dificuldades. Creio que atingimos nossos objetivos e peço aos leitores que utilizem mais o campo comentários deixando suas impressões, críticas ou sugestões, podendo, ainda, enviar textos para serem divulgados.

Externo, desta forma, meus agradecimentos aos amigos leitores e, naturalmente, aos milhares de anônimos que com suas críticas e sugestões acabaram por consolidar o reconhecimento do “BLOG do GCM Carlinhos Silva” como um espaço privilegiado para a democratização das informações das Guardas Municipais.

Meus agradecimentos, por derradeiro, às inúmeras fontes do BLOG e também aos caros amigos, que generosamente contribuíram para viabilizar este espaço.

Muito obrigado.

Equipe Carlinhos Silva

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ROMU prende traficante com pasta de cocaína
ROMU, equipe C, em patrulhamento pelo Colinas de Cotia, recebeu denúncia anônima de que um indivíduo, aparentando 50 anos, estaria traficando drogas em sua residência.


Após buscas pela região, os guardas civis da equipe de ROMU, avistaram um homem com as mesmas características no Recanto dos Victors. Ao ser abordado, o homem, que é conhecido como Dedé, confessou que fazia tráfico, alegando ser seu sustento.
A ROMU conduziu o homem até sua residência, onde foi encontrada uma sacola plástica no buraco de uma bananeira, com pasta base de cocaína, pronta para ser misturada. J.A.F., de 61 anos, foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes e conduzido a delegacia de Cotia. O delegado de plantão requisitou perícia no material encontrado e foi diagnosticado 500,1 gramas da pasta base. O preso foi recolhido a cadeia de Cotia e será transferido ao CDP de Itapecerica da Serra.

Guarda Civil de Cotia prende homem por tráfico e corrupção de menor em Caucaia.

No último sábado(23) a guarnição do ostensivo de Caucaia - GC´s Moraes e Assis - ao passarem pela Praça dos Romeiros e Terminal Rodoviário de Caucaia, notaram que próximo ao cruzeiro na parte alta, na Rua Benedito Nunes de Oliveira, estava tendo movimento estranho de pessoas. O local fica ao lado da Escola Maisa Aparecida Ribeiro.
Sabendo que os indivíduos tinham visão privilegiada, devido estarem em um local bem alto, com vista para a área central do bairro, os GC´s acharam por bem dar a volta pela mata em torno ao cruzeiro.
Por volta da 17:30 hs, surpreenderam o T.G.S., de 25 anos, em compania do adolescente I.L.F., de 16 anos, quando ambos estavam consumindo maconha.
Ao fazer a revista, os guardas encontraram em poder de T., 23 trouxinhas de cocaína e uma de maconha, além de dois celulares.
Diante dos fatos e com o apoio das Guarnições das VTRs 1024 - CE Natanael e Pinheiro, e 1020 - Rubens e Paulo, os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Cotia, onde a Autoridade Policial de Plantão tomou ciência dos fatos, determinando a constatação dos entorpecentes, e a confecção do Boletim de Ocorrência n°. 5333/2011 de Natureza "Drogas sem autorização" (artº 33), Corrupção de Menores, e Ato Infracional.
T.G.S. foi autuado em flagrante sendo recolhido à Cadeia Pública de Cotia. O menor foi sindicado no ato infracional e liberado para a sua tia para ser apresentado ao Ministério Público em data posterior.
O indiciado saiu recentemente da Cadeia. Ele já havia sido preso em janeiro deste ano, por cárcere privado em Caucaia, pela mesma equipe da Guarda Civil. Na ocasião, oPortal Viva também publicou a matéria. Na época ele já tinha passagem por roubo (art.157).
http://www.portalviva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5328:guarda-civil-de-cotia-flagra-trafico-de-entorpecentes-e-corrupcao-de-menor-em-caucaia&catid=45:seguranca&Itemid=88#.Ti2wdD6djXE.twitter

Praça 18 de Fevereiro, em Itapevi, contará com uma base comunitária da Guarda Municipal

Projeto foi apresentado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer nessa quarta-feira (20)

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, acaba de anunciar que a praça 18 de
Fevereiro, situada na região central da cidade, receberá uma base comunitária da Guarda
Municipal. A medida tem como objetivo garantir a segurança da população e prestar um
atendimento ainda mais rápido às ocorrências registradas no Centro de Itapevi.

“Já temos o projeto da futura base e neste momento a obra está em processo licitatório.
Nossa expectativa é de que até dezembro possamos iniciar a construção, entregando
mais este importantíssimo equipamento à população em fevereiro ou março do ano que
vem”, afirmou Dra. Ruth, acompanhada do secretário municipal de Segurança, Kleber
Ferreira Maruxo.

O anúncio foi feito durante a 4ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
(GGIM), promovida nessa quarta-feira (20), nas dependências do Paço Municipal, em
encontro que contou com a presença de representantes do PRONASCI (Programa
Nacional de Segurança Pública com Cidadania), da Guarda Municipal, das Polícias Militar
e Rodoviária, das Secretarias Municipais e de entidades de classe.

De acordo com o projeto apresentado pela prefeita, a futura base comunitária do Centro
contará com quatro guardas municipais por turno de serviço, 1 viatura para atendimento
das ocorrências nas ruas centrais e 3 motociclistas para o trabalho de apoio. Esta será a
terceira base implantada pela administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu, que desde 2007, já
criou bases comunitárias também na Vila Dr. Cardoso e em Amador Bueno, reduzindo,
consideravelmente, o número de ocorrências policiais nesses bairros e nas comunidades
do entorno.

O projeto vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas no município com vistas a
garantir, principalmente, a segurança de crianças e jovens e prevenir sobre os malefícios
decorrentes do uso ou comércio de drogas.

Nos últimos anos, a Guarda Municipal, por exemplo, tem intensificado as ações
preventivas visando proteger a população de Itapevi da criminalidade. Operações em
conjunto com as Polícias Civil e Militar já fazem parte da rotina da corporação e , segundo
a Secretaria de Segurança, serão intensificadas com a volta do ano letivo nas escolas
municipais, estaduais e particulares.

“Somente nos últimos três meses, as rondas escolares realizadas pela Guarda já
foram responsáveis por 79 apreensões de pessoas em atitudes suspeitas que agiam
nos arredores das unidades de ensino. Nossa estratégia de ação, inclusive, chamou a
atenção de outras cidades do Estado que já manifestaram o desejo de implantar modelos
semelhantes”, comenta Maruxo.

Palestras educativas que tratam de temas como drogas, bullyng e cidadania também
vem representando outro projeto de sucesso voltado aos jovens de Itapevi. Centenas de
estudantes foram beneficiados durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas,
realizada entre os dias 04 e 13 de junho. Agora, com o início do segundo semestre, a
Guarda Municipal já contabiliza 45 novas palestras agendadas em escolas estaduais.

A próxima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal deverá acontecer no dia
21 de setembro e terá como tema central a organização de um fórum de discussão sobre
segurança escolar.

Fotolegenda: Divulgação / PMI
1 – Dra Ruth apresenta o projeto da futura Base Comunitária no Centro
2 – Praça 18 de Fevereiro receberá a unidade em breve

[Blog do GCM BUENO] Direção do SINDPOL/MG participa de manifestação dos Guardas




Em apoio a valorização dos guardas municipais de Belo Horizonte, fazendo coro ao movimento nacional de fortalecimento da instituição, a Direção do SINDPOL/MG se fez presente no dia de protesto da Guarda Municipal promovido pelo SINDGUARDAS/MG - Sindicato dos Guardas Municipais de Minas Gerais. Esses operadores de segurança pública têm atravessado uma verdadeira via crucis em busca da valorização. Desnecessário dizer que, em Belo Horizonte e em várias cidades de Minas Gerais, eles têm contribuído em muito com a prevenção delitiva e com a segurança pública, o que vai além da mera guarda patrimonial. Para tanto, estes servidores não dispõem de apoio institucional, condições de trabalho, armamento necessário, tampouco salários dignos compatíveis com a dignidade da função.

O SINDPOL/MG entende que é mister que os governos Municipais, Estaduais e o governo Federal estabeleçam um marco regulatório através de uma PEC, padronizando e uniformizando as ações e o exercício da função dos guardas civis metropolitanos, que deve ser sim, elevados a condição de polícia preventiva municipal, com o amplo apoio da população, com o controle externo, interno e social, pois a existência e funcionamento pleno desses órgãos no âmbito do município, só corroboram com os fins buscados pelas polícias Civil, Militar e demais órgãos envolvidos no arcabouço da segurança pública.

Outra reivindicação dos guardas municipais é a autonomia para se autogerir, ou seja, serem dirigidos e coordenados por servidores formados no seio da própria corporação, e com isso, construir um plano definido de carreira, promovendo uma efetiva valorização de seus cargos e funções.

Hoje, as guardas municipais, em sua grande maioria, são dirigidas por policiais aposentados, que muitas vezes tentam reproduzir as mazelas de outras instituições como regimes, doutrinas e outros vícios, incompatíveis com o estado democrático de direito, no seio orgânico das guardas, afastando-se do princípio criador desse importante órgão, que é o POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE E A FILOSOFIA DA SEGURANÇA CIDADÃ, premissas adotadas pela ONU através do PNUD, que tem produzidos significativos resultados na redução da criminalidade, onde são implantados.

O SINDPOL/MG defende e promove esta ideia.


http://www.sindpolmg.org.br/portal/pagina/710

GCM de São Caetano terá no seu efetivo 493 GCMs sendo menor municipio de São Paulo. Isso é investimento em segurança de verdade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Concurso para a Guarda Civil de São Caetano



São Caetano aprovou decreto municipal que autoriza um novo concurso público para a contratação de 87 novos membros para a GCM (Guarda Civil Municipal). Essa força pública, que já conta com 406 integrantes em seu efetivo, verá o número de homens e mulheres que trabalham pela segurança do cidadão e do patrimônio sancaetanense crescer em 21%.
Dessas 87 novas vagas, 68 são reservadas para o preenchimento de postos de Guarda Civil Municipal masculino, e 19 para Guarda Civil Municipal feminino. O período de inscrições será de 27 de julho a 13 de agosto, exclusivamente no site da Caipimes, em www.caipimes.com.br, com taxa de R$ 40. Neste mesmo endereço, o interessado pode ler o decreto municipal na íntegra, além de visualizar mais informações a respeito do assunto.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PENA DE MORTE






ME BASEIO NA BÍBLIA PARA ESCLARECER SOBRE A PENA DE MORTE AO MARGINAIS.

Uma coisa que vem me chamando atenção de uns tempos para cá, é a quantidade de casos de violência e abuso sexual contra crianças. Vejo em jornais, revistas, manchetes na TV, coisas horripilantes sobre crianças e adolescentes abusadas por pessoas de suas próprias famílias, isso sem falar nos monstros que andam a solta pelas ruas assassinos malditos cometendo crimes hediondo.Chega de marginais comerem a nossas custas eles tem direito a cinco refeições diárias enquanto a pessoas nesse Brasil morrendo de fome são condenados a 30 anos e com bom comportamento em 5 anos estão soltos a maioria é reincidente.
Para piorar a situação veja a nova lei sobre a prisão em flagrante– LEI 12.403/2011 , a PRISÃO EM FLAGRANTE E PRISÃO PREVENTIVA SOMENTE OCORRERÃO EM CASOS RARÍSSIMOS, aumentando a impunidade no país. Em tese somente vai ficar preso quem cometer HOMICÍDIO QUALIFICADO, ESTUPRO, TRÁFICO DE ENTORPECENTES, LATROCÍNIO, etc..
Sigo o que Deus ensina sobre a pena de morte.

1- A vários pontos na Bíblia favoráveis à pena de morte, quer no Antigo Testamento, quer no Novo, nas palavras de Cristo. Cito-lhe, para atendê-la apenas uma frase de Cristo, no Apocalipse: "Quem matar à espada importa que seja morto à espada" (Apoc. XIII, 10).
2-Muitos alegam que a pena de morte seja ilícita em si mesma que tenha injustiça. O argumento é um sofisma demagógico.Também em Roma antiga a pena de morte foi aplicada injustamente aos cristãos. E nem por isso, a pena de morte em si mesma, passou a ser injusta. Apenas é injusto aplicá-la a inocentes.
3 - A Bíblia diz que condenar -- de propósito -- um inocente à morte é tão injusto, quanto deixar de punir um criminoso.Você deve conhecer o axioma jurídico: "Abusus non tollit usum"" O abuso não anula o uso. Pode-se abusar da mão ou da escrita. Isso não torna proibido o uso da mão nem o direito de escrever.O abuso da pena de morte, não a torna ilegítima.Qualquer tribunal pode errar. Mas um erro sem intenção não legítima a abolição da pena de morte. Se um erro possível tornasse ilegítima uma pena, também não se poderia condenar ninguém à prisão, porque há sempre possibilidade de erro. Houve inúmeros casos em que a pena de prisão foi dada a inocentes. Nem por isso, a condenação a prisão deve ser proibida.
4 - GCMS a pena máxima não pode ser a prisão perpétua, porque ela daria ao condenado a possibilidade de matar um colega de cárcere, ou um vigilante, sem poder ser punido.Que pena se daria a um condenado à prisão perpétua que matasse um companheiro de cárcere?Mais trinta anos de cadeia a acrescentar à perpetuidade de sua pena?O caso do tal Fernadinho Beira Mar demonstra a inutilidade da prisão perpétua. Ele continua dirigindo o crime organizado lá de dentro de sua prisão, e não adianta nada aumentar a duração de sua pena. Mesmo que ele fosse condenado à prisão perpétua, ele continuaria dirigindo o crime desde a cadeia. E aí?Há casos que só a pena de morte é a punição necessária e justa. A pena máxima deve ser a perda do bem natural máximo. E o máximo bem natural que temos é a vida.E seu argumento que não devemos tirar a vida de ninguém é falso, pois quem tira a vida do criminoso não somos nós individualmente, e sim a sociedade enquanto tal que o faz.É o poder da sociedade que vem de Deus e não do povo, que tira a vida de um criminoso. E Deus pode tirar a vida. Por isso Cristo disse a Pilatos que ele tinha o poder de condenar à morte, porque esse poder lhe fora dado do alto: "Não terias esse poder se não te fosse dado pelo alto" (Jo XIX, 11).O todo vale mais que a parte. Se a parte ameaça o todo, o todo tem o direito de eliminar a parte que a ameaça. Assim, o corpo (todo) é mais que a mão (parte). Se alguém tem câncer na mão (parte), câncer que ameaça a vida do corpo todo, há direito de amputar a mão, para salvar o todo. Assim, o criminoso é parte da sociedade. E se, com seus crimes, ele ameaça a vida da sociedade, esta tem o direito de eliminar a parte (o criminoso), para salvar o todo (a sociedade).E este argumento é de São Tomás de Aquino.Por fim, a não punição dos criminosos faz com que o crime se alastre. O crime é contagioso como a peste. E isto é o que estamos vivendo aqui, no Brasil, hoje: os criminosos não são punidos, e o crime se alastra.
Coloquei 2 enquetes para que expressem suas opiniões a este respeito.

Amigos da Guarda Civil

Após invasão em escola infantil, 7 pessoas são detidas por furto e tráfico

As aulas foram suspensas nesta segunda por conta da ação, que ocorreu durante a manhã

25/07/2011 - 11:27

Da redação

Alterar o tamanho da letra A+A-

Sete pessoas foram detidas pela Guarda Civil Municipal, na manhã desta segunda-feira (25), no bairro Pauliceia, por tráfico de drogas, furto e receptação de produtos furtados. Na operação, foram apreendidos 50 porções de crack, além de vários objetos furtados da Escola Municipal Milton Rontani, no domingo, entre eles, um aparelho de DVD, impressora, fax, batedeira, liquidificador, microondas, botijões de gás e torneiras.

Os autores da ação e os materiais foram encontrados em uma construção abandonada na Avenida 31 de Março. Segundo o GC Simo, o local já era utilizado por usuários por ter acesso livre, caso comum na cidade. “Nós já levantamos o nome do proprietário e ele será notificado para que feche pelo menos a entrada desta área”, afirma.

Veja galeria de fotos da ação dos bandidos e da GM

Os guardas municipais, que já sabiam do assalto à escola, passavam pela avenida quando perceberam a movimentação e pararam para averiguar. Jacinto Paulo de Barros, 44 anos, foi preso em flagrante por furto. Willian de Brito Barbosa, 26 anos, e Erica de Fátima Alves, 29 anos, foram presos por tráfico de drogas. Os três já tinham passagem pela polícia.

O caso foi registrado no 3º Distrito Policial. As outras quatro pessoas detidas foram registradas como testemunhas, por serem usuárias de drogas. “Eles estavam no local para comprar drogas, mas não participaram da ação”, explica o GM.

Vandalismo

O assalto na Escola Municipal Milton Rontani, no bairro Pauliceia, foi percebido às 6h desta segunda-feira (25), quando o primeiro funcionário chegou. As portas e janelas haviam sido arrombadas, a comida espalhada, e muitas salas reviradas.

Este foi o 9º assalto à escola, em um ano. “Desta vez eles levaram bem mais objetos, além do vandalismo que foi grande”, observa a secretária Ana Cristina Camargo.

As aulas foram suspensas já que o prédio não tem condições de receber as crianças. “Estamos sem entrada de água, porque as torneiras foram todas levadas, sem contar a sujeira e o perigo por causa dos vidros quebrados”, explica a secretária.

A Escola atende 241 alunos entre berçário e Jardim II. “A manutenção já foi acionada e como é uma situação emergencial, o trabalho deve ser efetuado até o final do dia”, informa.

A Prefeitura informou por meio da assessoria de imprensa que não há vigias no local porque, no interior da instituição, existe uma central de alarmes que aciona a Guarda Municipal em caso de alguma invasão. Neste caso, entretanto, o alarme foi destruído pelos autores.

Fonte: http://eptv.globo.com/piracicaba/noticias/NOT,1,5,360197,Sete+pessoas+sao+detidas+pela+GM+por+furto+e+trafico+de+drogas.aspx

Guardas Municipais participam de projetos para crianças

Os guardas estão sendo preparados para conviver e atuar juntamente com as crianças nas escolas...

Publicado em 25 de Julho de 2011, às 17h22min | Marina Oliveto | Fonte: Danielle Peplov

O projeto “cantar, brincar e jogar” da Fundação Cultural de Curitiba, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, é voltado para guardas municipais voluntários que trabalham em escolas da capital. Uma oficina foi realizada hoje no Parque Barigui para ensinar brincadeiras, jogos e música para quem participa do projeto.

“Bom, essa oficina chama-se ‘cantar, brincar e jogar com a tradição’. É justamente uma oportunidade dos guardas que já trabalham em escolas, que já trabalham com as crianças, aprenderem músicas, aprenderem histórias, aprenderem brinquedos antigos, brinquedos que vem da tradição brasileira para poderem ensinar para as crianças e poderem multiplicar esse conhecimento”.

A supervisora Leni trabalha a anos desenvolvendo esse trabalho com as crianças do terceiro e quarto ano, e afirma que é recompensador.

“Porque quando uma criança resolve mudar uma atitude dela e reconhecer é com sinceridade que a criança faz isso. E isso vai fazer com que ela se preserve de outras que nós temos tantos envolvimentos com as coisas ruins nesse nosso tempo, principalmente drogas, o bullyng que é muito presente para as crianças. Então isso resgata e eles retomam o respeito e uma qualidade de vida diferenciada”.

Os guardas desenvolvem as apresentações de acordo com os pedidos das escolas e a possibilidade de disponibilização das equipes.

Fonte: http://www.cgn.inf.br/?system=news&action=read&id=151451