quarta-feira, 28 de abril de 2010

Furto, roubo de equipamentos, ameaças, agressões morais. Desde que a Polícia Federal determinou o recolhimento das armas de fogo dos guardas municipais, o clima de insegurança nas unidades de saúde de Natal tem se agravado cada vez mais. Um exemplo disso, é o pronto atendimento de Cidade Satélite, na zona Sul da Capital. Na manhã de ontem, a unidade chegou a ser parada até que um reforço do policiamento chegasse ao local para garantir segurança ao médico, aos enfermeiros e aos funcionários.

Elisa ElsieO problema em Cidade Satélite não chega a ser uma novidade. Na semana passada, três homens arrombaram o portão de acesso ao laboratório durante a madrugada, porém, a ação foi interrompida porque um paciente chegou ao local precisando de atendimento, viu a movimentação estranha e chamou a Polícia Militar. O trio conseguiu fugir, mas deixou o medo na unidade. “Estamos completamente desprotegidos aqui. O local é todo aberto e sem nenhuma segurança do lado de fora, ficamos completamente expostos, sobretudo, à noite”, afirmou a funcionária Verônica Rodrigues.

Ausência de guardas municipais na unidade da
Cidade da Esperança deixa funcionários temerosos

Na manhã de ontem, o problema foi outro, mas também motivado pela falta de segurança. Exaltado, um paciente reclamava da demora no atendimento médico e precisou conversar e ser acalmado pela assistente social. “Se falta guarda, não tem condição de atender os pacientes, pois não há quem garanta a nossa segurança nesse trabalho”, afirmou a recepcionista de Cidade Satélite, Veralúcia Rodrigues de Melo. Tanto durante o arrombamento do portão na semana passada, quanto no momento em que o paciente exaltado cobrou o atendimento, a Guarda Municipal não estava presente.

Essa ausência dos guardas municipais é consequência da determinação da Polícia Federal no mês passado em desarmá-los. “O estatuto assinado em 2007 determina que o guarda de serviço esteja fardado e armado. O problema é que os guardas não têm porte legal para isso e a PF determinou que o comando recolhesse os armamentos até que fosse feito um curso de tiro”, explicou o subcomandante de segurança da Guarda Municipal, Isaac José Duarte, que chegou, ao lado de mais três guardas, ao pronto-atendimento de Cidade Satélite pouco depois da confusão com o paciente – que nesse momento já havia ido embora. “Mesmo sem poder usar armas, acredito que a presença dos guardas já ajude na segurança”, afirmou.

Segundo o subcomandante, a previsão é que os guardas municipais fiquem desarmados por, pelo menos, mais dois meses, que é o tempo que deve durar o curso de tiro, que será ministrado pela Polícia Militar. “O psicoteste está sendo processado e agora estamos discutindo com a PF a carga horária do curso. Propomos 200 horas e, eles aceitando, começamos o mais breve possível com a ajuda da PM”, garantiu o subcomandante Duarte.

Ocorrências são frequentes nas unidades

Apesar do problema se destacar na unidade de saúde de Cidade Satélite, ele não é visto apenas lá. No Serviço Pré-Hospitalar de Cidade da Esperança, na zona Oeste, a ausência dos guardas em certos horários também deixa alguns funcionários temerosos. “Qual a segurança que a gente tem em uma unidade grande como essa ficando apenas um ou, no máximo, dois guardas de serviço e eles estando desarmados?”, questionou a enfermeira-chefe, Sandra Viana.

Assim como acontece em Cidade Satélite, a unidade de Cidade da Esperança fecha as portas à meia-noite, “mas assim que chega alguém precisando de atendimento, nós abrimos as portas e atendemos”, fez questão de explicar o diretor da unidade, Eleázaro Damião de Carvalho, durante entrevista.

O problema é que não é só durante a noite que a insegurança se faz presente. “Já houve muitos furtos de celulares de funcionários, carro arrombado no estacionamento, equipamento roubado dentro da enfermaria. Sem contar com aqueles casos de pessoas que são baleadas e entram na unidade uma gangue inteira de uma vez só, deixando todos nós preocupados”, afirmou a enfermeira-chefe.

Na unidade de saúde e maternidade de Felipe Camarão, também na Zona Oeste, o mesmo regime é adotado: à meia-noite, as portas são fechadas e só são abertas em momentos de emergência. “Aqui é uma região não muito segura e preferimos tomar essa decisão. Apesar dos guardas municipais quase sempre estarem por aqui, nos dias em que eles não podem vir, preferimos fechar a porta”, afirmou a diretora da unidade de saúde, Anaiude da Silva.

Em um posto de saúde menor, localizado no bairro de Bom Pastor, o desarmamento dos guardas municipais não tem influenciado tanto na questão da segurança, até porque o trabalho de vigilância é - e sempre foi - feito por vigias contratados pela prefeitura - eles também trabalham desarmados. No Bom Pastor, a unidade também não fica aberta até à meia-noite – fecha, inclusive, às 17h. Motivo: “É uma região insegura e quando a noite se aproxima já fica ‘bem esquisito’ por aqui, sobretudo, para os funcionários que vão de ônibus”, explicou a administradora da unidade, Aldenir da Silva Fernandes.

A administradora revelou que também já foi vítima da insegurança dentro da unidade. Entraram na sala dela aproveitando um momento que a administradora estava em outro local e roubaram o celular. “Agora, fico sempre com a sala fechada”.

Escala

Com a chegada dos guardas municipais no final da manhã de ontem no posto de saúde de Cidade Satélite, o atendimento voltou a funcionar normalmente. Pelo menos, até às 13h. Depois disso, as fichas pararam de ser distribuídas. “A escala médica está incompleta e, à tarde, ninguém pode ser atendido”, explicou uma enfermeira que não quis se identificar.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/desarmamento-de-guardas-deixa-postos-vulneraveis/146785
A Guarda Civil de Santo André equipe ROMU (Ronda ostensiva municipal ) estava em patrulhamento pela favela da Gamboa área de alta periculosidade visando coibir o narcotráfico onde logrou deter dois meliantes com 30 pinos de crack,22 trouxinhas de maconha e 25 trouxinhas de cocaína no interior de seu barraco além de R$ 70,00 que era o movimento da boca .
Os meliantes foram conduzidos para o 4º DP.sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas.

PARABÉNS A EQUIPE DA ROMU E ROMO E A TODO EFETIVO QUE COLABOROU PARA O BOM ANDAMENTO DESSA OCORRÊNCIA.







terça-feira, 27 de abril de 2010

Record Notícias
publicado em 27/04/2010 às 16h07:




As cenas gravadas pelo circuito interno do posto de combustível mostram a troca de tiros entre guardas municipais e assaltantes. Os bandidos tinham acabado de assaltar uma pizzaria e os policiais acreditam que eles roubariam o frentista no posto. Com a ordem para os quatro saírem do veículo, um deles disparou contra os guardas, que revidaram. Um rapaz de 21 anos, que dirigia o carro, foi baleado na cabeça e morreu no local. Os outros assaltantes foram presos.

Fonte: http://noticias.r7.com/videos/cameras-gravam-tiroteio-entre-policiais-e-bandidos-em-boituva-sp-/idmedia/88215864c47834aac61186334de2f9cc.html

Dois guardas também ficaram feridos no ataque.
Bandidos foram presos em Peruíbe, no litoral de SP.

Do G1 SP

Três homens foram presos em Peruíbe, litoral sul de São Paulo, suspeitos de participar do atentado a um policial militar e a dois guardas municipais. Eles estavam em um posto de combustível em Cotia, na Grande São Paulo. O crime aconteceu na semana passada.

O policial e os dois guardas conversavam quando foram atacados. O PM morreu na hora, e os dois guardas ficaram feridos.

Um suspeito foi preso quando tentava fugir e outro morreu num tiroteio com a polícia. O delegado que investiga o caso disse que outros três homens se esconderam numa casa em Peruíbe. Eles foram presos na segunda-feira (26) e, segundo a polícia, confessaram que os guardas eram o alvo do atentado e que a ação foi uma represália contra o trabalho dos agentes nas comunidades de Cotia.

Dois dos três presos eram foragidos da justiça. Na casa onde eles estavam escondidos, em Peruíbe, foram apreendidas cocaína, uma balança e uma agenda com anotações sobre venda de drogas.






Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/tres-homens-sao-presos-por-atentados-contra-policial-militar.html

Adolescente passou o final de semana hospitalizado depois de ter sido ferido por guarda municipal.


Vítima de uma ação malsucedida de um guarda municipal de Novo Hamburgo, na sexta-feira, Manolo Ferreira da Silva, 12 anos, recebeu alta ontem e agora vai se recuperar em casa. Na sede da Guarda Municipal hamburguense, no entanto, não haverá descanso.

Os 200 guardas que compõem a corporação foram convocados ontem para reunião com o coronel da reserva da BM Luiz Fernando Farias, secretário municipal de segurança.

Aos guardas, o secretário repassou a avaliação do prefeito Tarcísio Zimmermann, que considerou o acontecimento gravíssimo. O secretário adiantou aos agentes que casos como esse serão tratados com extremo rigor:

– Uma atitude impensada, equivocada de um guarda, tem de ser averiguada com o máximo de rigor e colocamos isso para eles, mas também reconhecemos a importância do trabalho deles para a sociedade.

Amparados por legislação federal, os guardas de Novo Hamburgo andam armados. Mas em vez de apenas proteger prédios públicos e praças, fiscalizam o trânsito com armas na cintura. O secretário ressalta que a Lei 10.826 de 2003 permite que integrantes das guardas andem armados em serviço. Conforme Farias, em Novo Hamburgo, está entre as atribuições dos guardas a fiscalização do trânsito.

A polêmica levantada pelo comandante da Brigada Militar do Vale do Sinos, coronel Nicomedes Barros, no entanto, está na guarda exercer papel de polícia em abordagens, quando o papel dos seus agentes é restrito à segurança dos bens públicos municipais.

– A Constituição é clara quanto ao papel da Guarda e ela não tem papel de polícia. Não podem revistar pessoas, fazer abordagens, esse é o trabalho policial ao qual ela não tem competência. Eles têm de guardar o patrimônio municipal – confirma o ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo José Vicente da Silva Filho.

Sobre a ação do guarda Celso Garcia Barbosa, 39 anos, que baleou o garoto ao atirar contra um veículo, o prefeito Tarcísio Zimmermann solicitou uma série de providências. Zimmermann pediu o afastamento do agente, assim como a imediata instauração de procedimento investigativo.

Delegado diz que registro é de tentativa de homicídio

O prefeito determinou que todos os membros da Guarda Municipal fossem alertados para as normas a serem observadas para o uso de armas de fogo, só admissível como ato de defesa em caso de risco de vida pessoal ou de terceiros.

O delegado Clóvis Nei da Silva encaminhará um pedido de reconstituição ao Departamento de Criminalística.

– A princípio, existe uma ocorrência de tentativa de homicídio contra esse guarda. Está instaurado o inquérito e vamos investigar.

leticia.barbieri@zerohora.com.br

LETÍCIA BARBIERI | Vale do Sinos/Casa Zero Hora

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2885486.xml&template=3898.dwt&edition=14575&section=1001

segunda-feira, 26 de abril de 2010

23/04/2010 – SECRETARIO MUNICIPAl, GUARDAS MUNICIPAIS E FUNCIONARIO DO DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DE CONSELHEIRO LAFAIETE VISITAM A SEDE DA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA-MG.

Uma comitiva da cidade de Conselheiro Lafaiete visitou a cidade de Varginha nesta quinta-feira, 22 de abril. O objetivo da visita foi conhecer e observar todo o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal e o Departamento de Trânsito.

A comitiva formada por Secretário, Guardas Municipais e funcionario do departamento de trânsito daquela cidade, também conheceu como funciona a questão de municipalização do trânsito na cidade de Varginha, conheceu na prática as dificuldades e as vantagens para o Município que deseja assumir esta grande responsabilidade e também como funciona toda a operacionalidade do setor, onde a parceria Demutran e Guarda Municipal é fundamental. A comitiva conheceu algumas instalações municipais e a sede da Guarda Municipal.

Conselheiro Lafaiete é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Considerada mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte, à 96 km da capital do estado. Sua população estimada em 2009 é de 114.579 habitantes, o que a torna a 22ª cidade mais populosa do estado.

A primeira notícia que se tem da história de Conselheiro Lafaiete, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, é por volta de 1683, dada pela bandeira de Garcia Rodrigues, que fala no arraial de garimpeiros e índios chamado Campo Alegre dos Carijós.
Consta que antes essas paragens já teriam sido visitadas pelo português D. Rodrigo, em 1680/81, e mesmo, anteriormente, pelas bandeiras de Pais Leme (1674) e Lourenço Castanho (1675) que, penetrando no vasto sertão, desbravavam as terras abrindo picadas e caminhos. E na aventura achavam ouro, plantavam roças, criavam arraiais.

Muitos pesquisadores se perderam na selva das hipóteses, para definir os primeiros passos da civilização em Carijós, mas é tido como certo, e a notícia acima é uma confirmação, de que alguns remanescentes da bandeira de Borba Gato, logo após a morte do português D. Rodrigo, vieram minerar na serra de Ouro Branco e, como lá os silvícolas eram ferozes, fizeram sua morada junto aos índios carijós, de boa índole e pacíficos, que tinham sua taba num vasto planalto nos contrafortes da Mantiqueira. Esses carijós, pertencentes ao grupo lingüístico tupi-guarani, tinham vindo do litoral fluminense, fugindo às hostilidades de outras tribos e às maldades dos caçadores de escravos.

De acordo com o arqueólogo Dr. José Vicente César, svd, esses aborígenes já devem ter vindo catequizados, chegando a essa conclusão pelo fato de que “os carijós, desde o início, aceitaram o contato pacífico com os europeus, assimilando o Cristianismo com muito entusiasmo e bons resultados de mútua integração cultural”, chegando a essas plagas antes dos desbravadores das Gerais.



www.gmvarginha.com.br
Guardas Municipais participam de curso de primeiros socorros

Cerca de 30 Guardas Municipais participam nesta segunda-feira (26) da primeira etapa do curso de capacitação em primeiros socorros, coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A iniciativa é da Prefeitura de Boa Vista para fortalecer os serviços oferecidos à população.

Pela manhã, os servidores participaram da aula teórica. Eles foram orientados sobre o auxílio que deve ser prestado às vítimas de acidentes de trânsito antes da chegada das equipes de socorro.

O curso segue à tarde, no pátio da Polícia Rodoviária Federal, saída para Venezuela. No local, os integrantes do Grupo Tático Municipal (GTAM) participam das aulas práticas com uma equipe especializada no atendimento às vítimas de acidentes e uma viatura para auxiliar nos treinamentos.

De acordo com o comandante do Grupo Tático Municipal, Gilberto Araújo Lopes, a capacitação contínua dos Guardas Municipais é importante para continuar oferecendo serviços de qualidade à população.

“Este tipo de capacitação traz benefícios a toda a população, pois os Guardas Municipais são sempre os primeiros a chegar ao local dos acidentes. Com isso, poderão prestar os primeiros socorros às vítimas, auxiliando os trabalhos das equipes de atendimento especializado”, afirma o comandante.

Capacitação
Cerca de 30 pessoas, entre guardas municipais, agentes de trânsito e da defesa civil, participaram neste mês do curso de formação para os novos integrantes do Grupo Tático Municipal (GTAM). Os novos Guardas reforçaram o contingente do Grupo Tático Municipal, que conta agora com 42 componentes.

Eles atuam em situações de acidentes, distúrbios da ordem pública, abordagens a suspeitos, escolta a autoridades, entre outros. Participaram também integrantes já pertencentes ao grupo.

Fonte: http://www.bvnews.com.br/cotidiano5647.html

Publicação: 26/04/2010 14:42 Atualização: 26/04/2010 15:02

Uma mulher foi presa e um adolescente de 14 anos apreendido no início da tarde desta segunda-feira por suspeita de tráfico de drogas no Centro de Belo Horizonte. Os dois estariam usando o guarda-volumes da rodoviária para guardar crack.

Guardas municipais desconfiaram da atitude dos dois quando eles entraram na rodoviária e foram até o guarda-volumes. No armário, havia uma caixa de sapato onde estavam escondidas 61 pedras de crack. De acordo com a Guarda Municipal, eles afirmaram ser moradores de rua e pretendiam entregar as drogas a uma outra pessoa na Praça Sete.

A ocorrência foi assumida pela Polícia Militar e conduzida para o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH).

(Com informações de Otavio Oliveira/Portal Uai, editado por Thiago Ventura/Portal Uai)

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/04/26/noticia_minas,i=157189/DUPLA+E+PRESA+COM+CRACK+NA+RODOVIARIA+DE+BH.shtml

Coronel afirma que servidor errou ao disparar arma que feriu adolescente em Novo Hamburgo.


Em guerra com a prefeitura desde que assumiu o comando da Brigada Militar no Vale do Sinos, o coronel Nicomedes Barros criticou duramente a Guarda Municipal de Novo Hamburgo pela abordagem mal-sucedida, que acabou com um adolescente baleado na sexta-feira. O oficial condena o uso de armas de fogo pela corporação, principalmente ao fiscalizar o trânsito.

– A missão constitucional das guardas é cuidar do patrimônio público e não fazer o trabalho da polícia. Eles cuidam do trânsito armados e quando há situações como essa querem agir como policiais, o que não sabem fazer – reclama Barros.

Segundo o comandante, até ontem a BM não tinha sido avisada da ocorrência, que culminou com o garoto Manolo Ferreira da Silva, 12 anos, ferido na cabeça por um tiro desferido pelo agente Celso Barbosa, 39 anos. Conforme a versão do guarda à polícia, um motorista de um Santana não respeitou o alerta para parar e tentou atropelá-lo. Para parar o veículo, Barbosa teria atirado duas vezes para acertar os pneus do carro, mas um dos tiros acertou Manolo, que estava em outro carro com o pai. O garoto, que permanece internado, deve receber alta no início desta semana.

– Se o motorista não parou, não vai ser a guarda que fará isso. Eles deveriam ter acionado a Brigada. Fizeram tudo errado – lamenta Barros

A partir dessa falha, a Brigada pretende entrar no caso. O coronel já pediu o relatório ao grupamento da BM responsável por fiscalizar os treinamentos e licenças das guardas municipais. Barros quer saber se os agentes estão com as permissões e os cursos de reciclagem em dia.

O atrito do oficial com a prefeitura se acirrou com a disputa sobre a operação das câmeras de vigilância no fim de 2009. O coronel requisitava que o serviço, hoje executado pela guarda, fosse repassado à BM. Com a guerra aberta, os convênios com a Brigada acabaram, inclusive os treinamentos dos agentes.

ZH fez contato com o guarda Celso Barbosa ontem, mas ele não quis falar sobre o assunto.

– Estou muito abalado – disse.

gustavo.azevedo@zerohora.com.br

GUSTAVO AZEVEDO

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2884203.xml&template=3898.dwt&edition=14566&section=1001

terça-feira, 20 de abril de 2010

Tiroteio aconteceu em um posto de combustível em Cotia.
Um dos integrantes do grupo foi preso e o outro foi morto.


Foi enterrado no fim da tarde desta terça-feira (20) o corpo do policial militar baleado durante um tiroteio entre criminosos e guardas-civis municipais em Cotia, na Grande São Paulo.

Os dois guardas, que ficaram feridos na troca de tiros, continuam internados. Segundo a polícia, o atentado foiumato de vingança dos criminosos após a prisão de quatro suspeitos de tráfico de drogas.

As câmeras de segurança registram o momento em que a caminhonete chega ao local com dois homens na cabine e mais quatro escondidos na caçamba e os tiros logo depois.

Os guardas tentam se esconder e também atiram. Dois minutos depois, o grupo vai embora. Foram disparados mais de cinquenta tiros. Alguns atravessaram uma porta de ferro e acertaram um carro estacionado, que ficou cheio de marcas de balas nas portas e nos vidros. O tiroteio começou logo depois da chegada dos guardas municipais. Eles avistaram um policial militar e entraram para avisar que estavam recebendo ameaças.

Os dois guardas foram socorridos e um deles teve que ser operado. O policial militar Kleberson Toledo, de 30 anos, morreu.

Segundo o secretário-adjunto de Segurança Pública de Cotia, as ameaças contra a Guarda Municipal começaram há duas semanas e eram feitas por telefone. A polícia suspeita que a ação tenha sido uma represália. “Nós temos o hábito de semanalmente proceder uma operação e uma grande operação no final de cada mês, e isso tem incomodado”, diz José Aparecido Severo.

De madrugada, dois carros que foram usados no atentado foram localizados na periferia de Cotia. Dois homens tentaram fugir, mas um foi morto e o outro preso.






Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/pm-morto-apos-ataque-na-grande-sao-paulo-e-enterrado.html

Na tarde desta segunda-feira, 19/04, uma equipe da Guarda Municipal de Varginha realizou um trabalhado de apoio a Vigilância Sanitária, que atendendo a uma determinação do Ministério Público, através do ofício 7ªPJ/GAB/PP n.º 196/2010 de 23 de março de 2010, realizou uma fiscalização em vários comércios da cidade, onde foram apreendidos uma grande quantidade de óculos de sol, cuja comercialização está em desacordo com o Decreto Estadual n.º 15177/2004.

Uma equipe de 04 agentes da Vigilância Sanitária com o apoio da Guarda Municipal visitou 08 estabelecimentos comerciais localizados no centro e também na periferia da cidade. Estes comércios, segundo os agentes, já haviam sido visitados, notificados e informados do prazo para regularização em data anterior, porém passado este prazo sem que as irregularidades fossem sanadas, a medida de apreensão de tais mercadorias teve de ser tomada.

A mercadoria apreendida ficará sob custódia da Guarda Municipal por um prazo de 90 dias, tempo previsto em Lei para que os recursos e as providências legais sejam tomadas pelos comerciantes que desejarem reaver as mercadorias. Caso se extingue este prazo todo o material será devidamente destruído.










CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br
Crime ocorreu em um posto de gasolina de Cotia, na Grande São Paulo.

Da Agência Record

A Polícia Militar prendeu um suposto integrante da quadrilha que matou um policial militar e baleou dois guardas civis na noite desta segunda-feira (19) em Cotia, na Grande São Paulo. O ataque ocorreu em um posto de gasolina na estrada de Caucaia do Alto, no bairro de Tijuco Preto.

Os policiais prenderam o suposto criminoso quando ele tentava fugir em um dos carros usados pelo bando. Um integrante morreu baleado na troca de tiros com os militares e outro conseguiu fugir. Não há informações sobre a quantidade de assaltantes.

O corpo do PM morto permanecia, por volta das 9h50, no IML (Instituto Médico-Legal) de Cotia. Já os dois guardas municipais estavam internados no Hospital Regional de Cotia. Um deles tem cirurgia prevista para esta manhã. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Cotia.




Fonte: http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/policia-prende-integrante-de-grupo-que-matou-pm-20100420.html

sexta-feira, 16 de abril de 2010


O Vereador Abou Anni cobrou em plenária o envio dos projetos que beneficiariam os profissionais da Guarda Civil Metropolitana. Após a cobrança, nosso vereador recebeu uma ligação do representante do governo informando que os projetos estão prontos para serem enviados e que, no máximo, até quarta-feira, 21/04/2010, haverá notícias satisfatórias aos GCMs e ao Vereador.

O Vereador Abou Anni tem um compromisso com os profissionais da Guarda Civil Metropolitana, pois, na época da greve, a qual não surtiu um efeito satisfatório, se comprometeu em acompanhar as propostas do governo que deveriam prestigiar os GCMs.

Diante de um compromisso assumido, há preocupação na demora do envio destes projetos, pois, nosso vereador, é sabedor das dificuldades que rodeam nossa instituição, acompanhando de perto o alto índice de evasão, baseado na grande quantidade de pedidos de exoneração publicados no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e, somente com a valorização da categoria, será possível manrter nossos valorosos profissionais trabalhando, de forma digna, em prol de nossa sociedade.

Foi realizado na tarde de hoje (13/04) na cidade de Monte Alto-SP a 2ª Reunião Regional de comandantes das Guardas Municipais, a cidade de Araraquara esteve presente enviando 3 GCMs locais representando o Secretario de Segurança Municipal Sr José Antonio Spera. Foram discutidos os seguintes assuntos:

- Conselho Regional de GCMs;
- Gabinete ou academia de instrução regional;
- Coordenadoria Municipal de Defesa Civil – 199;
- Consórcio Municipal para efetivação do PRONASCI;
- Promover a integração e troca de experiências entre GCMs;

Estiveram presentes varias autoridades locais, e comandantes das seguintes Guardas Municipais: Araraquara, Ibaté, Itapevi, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Pontal, Porto Ferreira, Cotia, São Paulo, Guaíra, Bebedouro, São José do Rio Pardo, Monte Alto, Leme, Monte Azul Paulista, Aguaí, Pitangueiras, Valinhos, Santa Cruz da Conceição e Taiaçu .

Na foto: Cmt Humberto – GCM Sertãozinho, Cmt André Tavares – GCM Ribeirão Preto, CD Naval – GCM São Paulo, GCMs Rafael e Viana representando Araraquara.

Fonte: http://blig.ig.com.br/noticiasgmararaquara/

FOLHA DE S. PAULO | COTIDIANO
JUDICIÁRIO | TRIBUNAIS DE JUSTIÇA

TJ desqualifica vítima para manter condenação de réu



Órgão considera que mulher que negou abuso sexual de ex-guarda civil mentiu

Mauro Henrique Queiroz havia sido absolvido em 2008 de caso ocorrido na década de 50, mas decisão foi revista após reportagem


ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A história do ex-guarda civil Mauro Henrique Queiroz, um dos mais emblemáticos casos da Justiça de São Paulo, ganhou novo ingrediente de polêmica com a publicação do acórdão do Tribunal de Justiça que explica porque os desembargadores mantiveram a condenação: para eles, a vítima Sônia Brasil, 65, mente para inocentar o réu.
Mauro foi condenado em 1959 por ter passado o pênis no braço de Sônia, dois anos antes (quando ela tinha 11 anos), dentro de um ônibus lotado. Um dos principais alicerces dessa condenação foi, justamente, o depoimento da vítima.
Na época, os magistrados disseram que, apesar de ser um "testemunho infantil", "não seria prudente nem razoável" desprezá-lo. Mauro, foi então, condenado a seis meses de detenção, pena convertida em liberdade vigiada. Agora, os desembargadores dizem que a versão de Sônia para inocentar o guarda Mauro "não possui nenhuma consistência, nem a menor credibilidade".
O pedido para mudar essa condenação é movido pela viúva e dois filhos do ex-guarda.
Mauro, segundo a família, escondeu esse condenação durante cerca de 40 anos e só resolveu contá-la meses antes de morrer. "Estou lutando contra uma coisa que eu não devo. Me condenaram, mas sou inocente", disse ao filho Amauri, 53.
Sete anos de depois da morte de Mauro, a família conseguiu encontrar Sônia, que disse que tudo tinha sido uma armação e que ela mentiu por determinação da avó. A mesma versão foi repetida à Folha pela, agora, sexagenária dona de casa.
"Mauro é inocente de ter feito coisas que não se deve fazer com uma criança dentro do ônibus. Que as coisas teriam sido feitas contra a depoente dentro de um ônibus e foram contadas pela avó da depoente, chamada Gabriela", disse em 2005, em frente a um magistrado e a uma promotora.
Em 2008, o Tribunal chegou a publicar um acórdão absolvendo o ex-guarda. Dias após a publicação pela Folha sobre a história de Mauro, no final de 2009, o Tribunal de Justiça fez uma nova sessão para anular o documento, a pedido do desembargador Damião Cogan.
Segundo o tribunal, houve um erro nessa publicação porque eles queriam na verdade manter a condenação.
Em seu relatório, o desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva chama de "patético desabafo" o fato de Mauro ter contado ao filho sua condenação. Diz, também, que Sônia se comporta como "verdadeira ré" ao chamar o advogado de "defensor constituído".
"Aliás, é triste a sina de Sônia: quando era menina, o juiz do processo, tachando-a de mentirosa, absolveu Mauro. [...] Agora, já velha, Sônia é novamente desacreditada, por 80% dos desembargadores", diz trecho do relatório.
Tucunduva se refere à decisão de juiz de primeira, João Estevam de Siqueira Júnior, instância que, em 1959, inocentou Mauro "sob pena de praticar grave erro judiciário".
No recurso apresentado à Justiça, o advogado Álvaro Nunes Júnior ressalta o fato de que o magistrado da época acreditou na inocência do ex-guarda, assim como o juiz Pedro Luiz Aguirre Menin e a promotora Maria Teresa Godoy acreditaram, em 2005, na versão apresentada por Sônia.
O defensor também reclama do fato de o desembargador ter utilizado para manter a condenação a manifestação do promotor de 1959 e ter desprezado a do procurador Júlio César de Toledo Piza que, em 2005, manifestou-se pela absolvição. "Não por insuficiência de provas, como as provas da época permitiram ao juízo monocrático, mas por estar provada a inexistência de fato, [...], permitindo também que a família de Mauro tenha orgulho do falecido marido e pai", finaliza.
O acórdão traz o voto contrário do desembargador Pedro Gagliardi, que votou pela absolvição do réu.

domingo, 11 de abril de 2010

Postos recebem donativos como água, alimentos e produtos de higiene.Em Niterói, já foram arrecadados cerca de 55 toneladas.

Tássia Thum Do G1, no Rio

As doações para as vítimas das enchentes e deslizamentos no Rio e em Niterói já chegam 90 toneladas. A expectativa dos coordenadores dos postos de arrecadação é que o número aumente ainda na próxima semana. Cerca de 30 estabelecimentos em diversos pontos do Rio, Niterói e São Gonçalo, recebem donativos como alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene pessoal.


A Guarda Municipal já arrecadou 15 toneladas de doações para as vítimas das chuvas (Foto: Divulgação/Guarda Municipal)

Até o sábado (10), foram arrecadados 20 toneladas de alimentos no principal posto de doação em Niterói, no clube Canto do Rio. O Instituto Abel conseguiu juntar, em três dias, 35 toneladas de alimentos, roupas e produtos de higiene pessoal.
Os centros de recolhimento de donativos do Rio contabilizam mais de 35 toneladas de doações. Dez unidades da Guarda Municipal recebem os alimentos e roupas desde terça-feira (6).

Confira alguns postos de doação
Em Niterói, as doações podem ser feitas no Clube Canto do Rio, na Rua Visconde do Rio Branco 701, Centro. Outro local que também recebe os donativos é o Instituto Abel, que fica localizado na Rua Paulo César, 107, Icaraí.

No Rio há postos de coleta na Rodoviária Novo Rio e nas estações do metrô Del Castilho, Estácio, Central, Carioca, Saens Peña, Siqueira Campos e Ipanema.

Em São Gonçalo, o principal ponto de arrecadação é a prefeitura da cidade, na Rua Feliciano Sodré, número 100, no Centro.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1565146-5606,00-DOACOES+CHEGAM+A+TONELADAS+NO+RIO+E+EM+NITEROI.html
Da Redação, com informações de agência
redacao@portalibahia.com.br

Mais 60 agentes da Guarda Municipal do Salvador estão sendo qualificados para atuar em ações conjuntas com a Transalvador. A primeira turma capacitada pelo órgão de trânsito já se encontra em atuação, auxiliando as operações de ordenamento, fiscalização do trânsito e rondas diárias desde o dia 24 de março.
As primeiras providências para que a Guarda Municipal do Salvador auxiliasse os agentes da Transalvador no ordenamento do trânsito da capital foram tomadas entre os dias 4 e 17 de março. Durante este período, 60 homens da Guarda Municipal participaram do curso realizado no auditório da Transalvador, na sede do órgão. A nova turma estará em ação nas ruas, em 15 dias.
O curso Capacitação para o Trânsito tem como objetivo habilitar e suprir os guardas municipais de conhecimentos necessários para atuar na área de trânsito, como força complementar às atividades de educação, segurança e circulação no trânsito.
O programa oferece as disciplinas de Ética e Qualidade no Atendimento, Legislação de Trânsito, Segurança no Trânsito, Sinalização Segura, Orientações sobre Agressões e Desacatos e Noções de Engenharia de Tráfego, além do material didático cedido.

Fonte: http://ibahia.globo.com/plantao/noticia/default.asp?id_noticia=225977&id_secao=151
Os guardas municipais começaram a trabalhar, ontem (9), com o porte da pistola taser (armamento não-letal) nos Terminais de Integração de São Luís. Os guardas passaram pelo treinamento de operador de Taser m26 para manusear a nova arma, capaz de imobilizar instantaneamente sem causar danos físicos. O novo equipamento é uma opção mais segura para ser utilizada em situações de resistência - usada somente em último caso, quando há extremo risco. Um disparo do equipamento alcança cerca de dez metros. Cada terminal da capital contará com uma arma não-letal.
O Taser m26 dispara dardos com ondas semelhantes à onda cerebral, (as "ondas T"), que agem no sistema nervoso sensorial e, também, no sistema nervoso motor, paralisando o atingido sem provocar danos físicos. O efeito pode durar de dez a 15 segundos, o tempo necessário para que o agente possa abordar e deter a pessoa atingida.'

Segundo o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Luiz Carlos Magalhães, a Guarda Municipal adquiriu "tasers", arma não-letal usada em dezenas de cidades ao redor do mundo para modernizar a atuação em São Luís e garantir maior segurança. Durante o treinamento, os guardas foram instruídos sobre o uso e os efeitos que ela causa (choque elétrico, seguido de imobilização).
A arma, embora não-letal, é considerada um eficiente equipamento para reforço de ações na área da segurança pública. A pistola taser usa a tecnologia de dardos energizados, que alcançam uma distância de 4,5m a 10,6m, com potência de 50 mil volts, que caem para cinco mil volts ao alcançarem o alvo.
Luís Carlos Magalhães informou, ainda, que a Semusc formou três turmas com um efetivo de 105 guardas municipais cada uma com 25 horas/aula, ministradas pelo major Antonio Carlos Sodré, do Quadro de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (QOFPMMA).

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/4/10/guardas-municipais-comecam-a-usar-pistolas-taser-em-terminais-de-integracao-141180.htm

terça-feira, 6 de abril de 2010

Ivan Satuf - Portal Uai

Publicação: 06/04/2010 10:01 Atualização: 06/04/2010 11:54

Dois homens foram presos na manhã desta terça-feira quando se preparavam para embarcar maços de cigarro no Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte. Guardas municipais que faziam a vigilância no local desconfiaram de duas grandes caixas que eram carregadas em carrinhos rumo às plataformas de embarque.

Os agentes abordaram a dupla e confirmaram se tratar de cigarro sem nota fiscal. “Eles disseram que compraram os pacotes em shoppings populares no Centro de BH e iriam revender o material em cidades do interior”, afirma o inspetor Nedson Moreira.

Ao todo, foram apreendidos 230 pacotes com aproximadamente 2.800 maços. Os suspeitos disseram que parte da carga iria para Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, e a outra parte para Ipatinga, no Vale do Aço. Eles também contaram que receptadores iriam receber os pacotes nas duas cidades e redistribuir entre comerciantes.

Os suspeitos, de 44 e 48 anos, foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde devem ser autuados por crime de descaminho.

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/04/06/noticia_minas,i=154434/GUARDA+MUNICIPAL+APREENDE+2+8+MIL+MACOS+DE+CIGARRO+NA+RODOVIARIA.shtml
Para servidores, reajuste aprovado é de 5%

06/04/10 às 18:43 | Redação Bem Paraná

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou hoje (6), em primeira discussão, os projetos de Lei que concedem reajustes para os guardas municipais e demais servidores públicos. O aumento do salário dos guardas municipais, de 19,7%, foi confirmado depois da greve de nove dias realizada no início do ano. Os demais servidores públicos terão os rendimentos ajustados em 5%, índice que repõe a inflação.

No entanto, as emendas da oposição, que valorizavam o trabalho dos servidores e guardas, foram rejeitadas. Uma delas visava a reposição das perdas históricas do funcionalismo, que, segundo levantamento feito pelo Dieese, são de 14%, referentes ao período de 1989 a 2004, quando as perdas com a inflação não eram totalmente repostas. “Nesse sentido, ainda falta avançar muito para que os reajustes anuais concedidos aos servidores se transformem em aumentos reais nos salários”, afirma a vereadora Professora Josete.

Fonte: http://www.bemparana.com.br

sábado, 3 de abril de 2010

01/04/2010
O Departamento Municipal de Trânsito de Varginha (DEMUTRAN), a Guarda Municipal e a Polícia Rodoviária Estadual, realizarão nos dias 29, 30 e 31 de março; blitz educativa com o tema: " Celular - Ligação Perigosa - Vale a pena arriscar tanto?".

No dia 29 de março a blitz foi ralizada na MG 167, no dia 30, aconteceu na Pça Getúlio Vargas e no dia 31, na Av. Ana Jacinta.
Durante a blitz, os motoristas receberam orientações e panfletos informativos, onde constam algumas informações, sugestões e orientações, direcionadas não só aos motoristas, mas também aos pedestres.

Durante a realização da blitz, foram distribuídas 10 mil cartilhas educativas que auxiliam na compreensão dos direitos e deveres de motoristas e pedestres."Quanto mais cidadãos estiverem conscientes de seu papel, mais construiremos um trânsito organizado, seguro e sustentável" disse o chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Sepini.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Varginha

asscom@varginha.mg.gov.br

Dando continuidade ao serviço de divulgar as Guardas Municipais, no Estado de Sâo Paulo, Carlinhos Silva fecha parceria com União Nacional dos Guardas Civis Municipais – UNGCM, através de seu Presidente Maurício Villar, e com o Sindicato dos Guarda Municipais do Litoral - Sigmul, através de seu presidente, GCM Batista, os quais compartilham nossos ideais e defendem a necessidade de termos representantes eleitos para aprovação de projetos que beneficiem nossa categoria.

São ações desta natureza que nos fortalecem, através do empenho de pessoas que mostram que acreditam e sabem das nosso potencial de enfrentar as dificuldades sempre que aparecerem . Assim irmãos, juntem-se a nós e participem de novas conquistas.

Lembrem-se sempre:

JUNTOS PODEMOS TUDO!











Carlinhos Silva em visita a cidade de Birigui, teve a oportunidade de se reunir com os Guardas Municipais e divulgar nossos ideais, compartilhando nossas espectativas para este ano, bem como nossa organização em prol das Guardas Municipais do Brasil, visando o ano de 2012.

Amigos de Birigui, estamos próximos de obtermos vitórias, mas saibam que nossa luta é árdua e não iremos esmorecer, estaremos sempre dispsotos em entrar em novas batalhas, pois, somente assim, adiquiriremos a experiênicia e, juntamente com nosso conhecimento e organização, divulgaremos as vantagens de nos especializarmos na arte da guerra.

Lembrem-se sempre:

JUNTOS PODEMOS TUDO!






Carllinhos Silva fecha parceria com o Sindicato dos Servidores Municipais da cidade de Birigui em reunião com seu presidente, Hélio Buzzo, e seu diretor, GCM Rodrigo, os quais assumiram o compromisso de defender as causa azul-marinho.

Amigos, nós vivemos um período que devemos atentar para as mudanças que estão ocorrendo e outras que estão por vir. As Guardas Municipais necessitam de pessoas que defendam, aravés de um compromisso assumido com a categoria, assim, elegendo nossos representantes, conseguiremos atingir nossos objetivos e prestar um serviço de qualidade às nossas comunidade.

Lembrem-se sempre:

JUNTOS PODEMOS TUDO!