sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Foi realizado na data de ontem (24/02) uma operação conjunta coordenada pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com o apoio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal na busca de um Sr que havia desaparecido a cinco dias, segundo informações o mesmo poderia tersido vitima de afogamento pelo Rio do Ouro.

Realizado uma varredura pelo rio e pelas margens na tentativa de localizar o desaparecido, salientando que o local é de grande dificuldade devido ao mato alto, terreno acidentado e alagado devido afortes chuvas anteriores, animais peçonhentos e água contaminada por esgoto. Depois de mais de duas horas na mata as equipes foram informadas por populares que avistaram um corpo no rio alguns quilômetros abaixo, as equipes suspenderam as busca e se deslocaram para o local informado, fora constatado por familiares que se tratava do mesmo indivíduo que motivou as busca.

A operação contou com mais de 30 envolvidos entre GCM, voluntários da Defesa Civil e Bombeiros.



GUARDAS MUNICIPAIS MINISTRAM PALESTRAS NA ESCOLAMUNICIPAL PROFESSORA HELENA REIS - CAIC II, COM O TEMA “ VIOLÊNCIA ESEGURANÇA PÚBLICA NO AMBIENTE ESCOLAR”

A Guarda Municipal de Varginha, a convite da direção da escola, participou nos dias 24 e 25 de fevereiro da semana reservada para se cumprir uma programação de diversas palestras direcionadas aos alunos.

Os temas abordados são além toda a problemática envolvendo a questão da violência, como os tipos, as causas, as conseqüências e a legislação vigente, como também a questão da educação familiar, profissional e motivacional.

Este trabalho de aproximação das crianças e dos jovens é um dos projetos que a Guarda Municipal de Varginha desenvolve já há alguns anos. O objetivo é o de seguir os parâmetros de guarda comunitária e também o de exercer a sua função social. Os temas abordados são justamente os relacionados aos possíveis delitos, que possam acometer jovens que, apesar de estarem freqüentando as escolas, se encontram em situação de risco, seja em casa, no bairro onde residem ou meio social em que circulam.

As palestras que se estenderam por toda a manhã desses dias tiveram como temas principais os abaixo relacionados:

• Os Fatores Motivacionais para o Surgimento e o Crescimento/Evolução da Violência;

• Atos Infracionais e suas conseqüências;

• Situação de Risco;

• Indisciplina;

• Cidadania;

• Juventude X Violência;

• Uso e Tráfico de Drogas;

• Quais os principais tipos de violência existentes na nossa região;

• Quais são as principais formas de prevenção;• Indisciplina e Ato Infracional;

• Direitos e Deveres;

• Constituição Federal – Art. 227;

• Lei Orgânica do Município;

• ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente;

• Regimento Escolar;

• Direitos Humanos;

• Trânsito: Direitos e Deveres;

• Violência Escolar;

• Dano ao Patrimônio;

A violência é um assunto que faz parte das discussões do nosso cotidiano, em todas as esferas da nossa vida social e, principalmente, na escola. Uma das variáveis fundamentais para se compreender o crescente aumento da violência da sociedade brasileira não é apenas a desigualdade social, mas a constatação de que ela está acompanhada de um esvaziamento de conteúdos culturais, particularmente os éticos e de cultura de paz, nos sistemas de relações sociais.

GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA/MG

http://www.gmvarginha.com.br

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Guarda Municipal de varginha realiza escolta na visita do Ministro da Cultura em Varginha !!!


Na manha desta terça-feira, 23/02/2010, uma equipe da Guarda Municipal de Varginha estava de prontidão no aeroporto municipal para recepcionar e realizar a escolta do ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, que participou, do Seminário Nacional de Gestão Pública. Também participam do evento, prefeitos, políticos e gestores de cultura de cerca de 20 municípios da região e o Prefeito Municipal de Varginha Senhor Eduardo Carvalho.

Foi lançado oficialmente o projeto "Cidades Culturais, Identidades Brasileiras" que tem como objetivo levar mais informação aos gestores de cultura de todos os municípios e para que sejam criadas políticas públicas. Durante o seminário, aconteceu atividades do projeto Cidades Culturais - Identidades Brasileiras, cuja cidade anfitriã, Varginha, é pioneira na adesão no país.

A diretora-superintendente da Fundação Cultural, Paula Andréa Direne Ribeiro lembra que este é o segundo passo do projeto, lançado há um mês, com o curso de capacitação Cidades Culturais – Identidades Brasileiras. Para o prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”, é uma conquista muito importante para Varginha, pois a cidade é a primeira no país a receber este projeto de profissionalização da gestão pública.

A comitiva foi escoltada pela equipe da Guarda Municipal até ao aeroporto Municipal, onde o ministro seguiu para Salvador, na Bahia.






GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA/MG

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Irmãos !

Devemos nos unir e divulgar nossos ideais, demonstrar força através de nossas ações, coordenadas, que visam nossa firmação no seio de nossa sociedade.
Não somos bandidos ! Somos servidores públicos, com função pública e dignos de exercer nossa, tão querida, profissão, a qual escolhemos e amamos.

Se nos unirmos nosso grito será alto, assim seremos ouvidos e, aos poucos, conquistaremos, vencendo as batalhas que travamos e as que estão por vir. Saibam que nossa guerra não terminará nunca, devemos nos aperfeiçoar, fortalecer nossas entidades, cobrar nossos políticos, nos posicionar, para que possamos, no mínimo, nos defender.

O trabalho árduo, de divulgar os ideais azul-marinho, não cessará nunca, pois se sucumbirmos diante das dificuldades, sabemos que estaremos ha um passo da derrota. Nosso trabalho é gratificante, porque somos grandes, somos um gigante e desconhecemos nossa magnitude, por isso sentimos orgulho do que somos, por acreditar.

O que mais nos incentiva em nossa luta diária é a dificuldade encontrada, porque sabemos que ser guarda municipal é difícil, não é qualquer um que consegue ser, muitos desistem, mas aqueles que por aqui passam levam consigo nossa vontade de vencer e, com certeza, nos defendem sempre que somos atacados.

Saibam que nossa missão é servir, servir bem, nossa comunidade, pois somos seu eterno defensor, esta é nossa função. Não importa o que vendem, não importa a propaganda negativa, não importa a campanha contrária, pois sabemos que nossa grandeza refletirá nossa vitória.

Somos mais de 100.000 guardas municipais no Brasil e merecemos respeito. Ultrapassamos os 30.000 guardas municipais no Estado de São Paulo. Entendam o que pode ser feito. Entendam que não precisamos de muito. Entendam que precisamos, somente, nos conhecer e brigar por nossos ideais.

Temos o começo, porém precisamos nos destacar e dar continuidade em nossas reivindicações. Precisamos incorporar guerreiros em nossas fileiras, guerreiros de sangue azul-marinho, assim mostraremos nossa capacidade de pronta resposta, respondendo à altura àquilo que nos é imposto.

Para tanto devemos atender a convocação:

TODOS OS GUARDAS MUNICIPAIS DO BRASIL ESTÃO CONVOCADOS PARA, JUNTOS, DEFENDER A CAUSA AZUL-MARINHO!

Esperamos por você!
Seja mais um a somar!
Lembrem-se sempre:


JUNTOS PODEMOS TUDO !

Carlinhos Silva – GCM São Paulo/SP
SISTEMA DE REDE INFOSEG SE TORNA PARA GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA O PRINCIPAL INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO E COMBATE A CRIMINALIDADE NA CIDADE.


Durante o ano de 2009 foram realizadas cerca de 14 conduções para a Delegacia de Polícia.


A Rede INFOSEG que tem por objetivo a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores, de mandados de prisão, dentre outros entre todas as Unidades da Federação e Órgãos Federais, se tornou, desde a inclusão da Guarda Municipal de Varginha em 18 de março de 2009, um importante instrumento efetivo de prevenção e combate a criminalidade.

Durante o ano de 2009 foram realizadas cerca de 14 conduções para a Delegacia de Polícia. Essas conduções só foram possíveis graças às pesquisas realizadas no sistema INFOSEG, onde foram acusados os mandados de prisão aberto em desfavor dessas pessoas.

O sistema também foi de grande importância em todas as ocorrências envolvendo o trânsito.A rede nacional integra informações através de uma rede privativa, como também disponibiliza consultas pela internet, utilizando um Índice onde é possível acessar informações básicas de indivíduos. O detalhamento dessas informações é acessado, a partir de uma consulta inicial no índice, diretamente nas bases estaduais de origem, mantendo a autonomia dos estados em relação as suas informações detalhadas.

A REDE INFOSEG é uma estrutura que integra, as bases de dados espalhadas por todo o Brasil, mantendo a autonomia da gerência dos dados com o órgão detentor da informação, seja ele estadual ou federal.A Plataforma da rede nacional também permite a integração de qualquer tipo de sistema, como é o caso das informações de veículos, condutores, armas, cadastros de CPF e CNPJ. O acesso a informação é definido de acordo com o perfil de acesso definido pelo órgão do usuário cadastrado.

A forma de alimentação dos dados no índice nacional da rede é feita por uma solução de atualização on-line, onde, a medida que a base de dados do estado sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional da Rede Infoseg em tempo real.Atualmente os 26 estados, o distrito federal e a polícia federal já atualizam dessa forma. Dessa forma, o índice Nacional reflete a realidade das bases estaduais e federais integradas, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.
A Rede Nacional de Informações de Segurança – INFOSEG nasceu nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, em março 1996, ocasião em que as bases de dados criminais dos estados eram chamadas de "Banco de Dados da Polícia Civil" (de cada Estado), e o acesso era exclusivo à própria Polícia Civil.
A nova Rede INFOSEG foi lançada oficialmente no dia 16 de dezembro de 2004, passando a integrar informações de Segurança Pública, Justiça e de Fiscalização em todo o país.



CENTRAL DE COMUNICAÇÃO
GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Site: gmvarginha.com.br

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Justiça proibiu a greve da Guarda Municipal, que havia sido anunciada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) para ter início na segunda-feira (22). Em seu despacho, o juiz Roger Vinicius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública, considerou o serviço essencial e determinou a manutenção integral das atividades de todos os guardas municipais.

Em caso de descumprimento, o juiz estipulou multa diária de R$ 10 mil ao Sismuc e autorizou o desconto de salários e vantagens funcionais relativos aos dias em que houver paralisação.
O magistrado também proibiu o Sismuc de cercear o direito de acesso dos servidores municipais que decidirem não aderir ao movimento, ou de usuários que procuram as unidades de prestação de serviços públicos.

O juiz entendeu que havia um risco inegável para toda a população local na segurança e na proteção ao patrimônio público, em áreas como educação, abastecimento, meio ambiente, transporte público e coletivo, além da área de saúde.

Diz o despacho:

"É que as atividades exercidas pelos guardas municipais são tidas como essenciais (serviço público essencial), como bem apontado pela petição inicial, sendo que a greve agendada, inegavelmente, violará o princípio constitucional dos serviços públicos. Então, neste caso específico, embora haja o direito de greve do servidor (garantido constitucionalmente, mas dependente de lei regulamentadora), não se pode admitir a conduta traçada pelo requerido na hipótese (greve)"

".. Defiro, neste momento, o pleito de antecipação de antecipação de tutela, na forma do art. 273 e inciso I do Código de Processo Civil, para determinar a manutenção integral das atividades de todos os guardas municipais, devendo o sindicato, ora requerido, adotar todas as providências necessárias à integral manutenção das atividades funcionais dos guardas municipais, ficando proibida a prática de atos que cerceiem o direito de acesso dos servidores municipais que não aderiram ao movimento, bem como de usuários às unidades de prestação de serviços públicos."

"Nesta mesma decisão, autorizo o desconto de salários e vantagens funcionais relativos aos dias em que ocorrer paralisação (aqui em conformidade com a jurisprudência encartada pelo autor). Em caso de desobediência a esta ordem judicial, ficará o requerido (Sismuc) sujeito à multa diária de R$ 10.000,00 na forma do artigo 461, § 4º do CPC."

Fonte: http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/429217/?noticia=JUSTICA+PROIBE+GREVE+DA+GUARDA+MUNICIPAL+E+ESTIPULA+MULTA+DIARIA
19/02/2010 - 17h58 (Leonardo Soares - gazeta online)
Com uma semana completa nesta sexta-feira (19), a greve dos agentes de trânsito e de segurança comunitária da Guarda Municipal de Vitória continua sem previsão de término na capital capixaba. Na manhã desta sexta-feira uma nova assembleia da categoria avaliou a paralisação como positiva e decidiu continuar o movimento, com a alegação de que a Prefeitura de Vitória não apresentou nenhuma proposta durante os dias em que a guarda trabalhou apenas com 30% do efetivo nas ruas. Por outro lado, também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Vitória deu entrada com uma ação declaratória no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, pedindo o reconhecimento de ilegalidade da greve da categoria. Em Vitória, enquanto alguns moradores e comerciantes sentem falta do trabalho da guarda nos bairros, outros nem mesmo perceberam que a categoria está em greve e que há uma semana somente 30% do efetivo está nas ruas. Veja no vídeo ao lado as opiniões da população de Vitória sobre a greve da Guarda Municipal. Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais do Espírito Santo (Sigmates), Fabrício Celeste, a assembleia dos guardas municipais serviu para fazer um balanço semanal do movimento e discutir a falta de propostas da prefeitura. O diretor jurídico do sindicato disse ainda que a entidade não foi notificada sobre a ação declaratória contra a greve."Não fomos comunicados pela prefeitura e nem notificados por nenhum oficial de Justiça até o momento. Na assembleia de hoje a gente decidiu que vai continuar tudo como está, sem previsão, até porque não foi feito nenhum tipo de chamado da Prefeitura de Vitória para atender às reivindicações da nossa greve", explicou.JustiçaA ação declaratória pedindo a ilegalidade da greve da Guarda Municipal foi protocolada no Tribunal de Justiça na tarde desta sexta-feira, em nome da Procuradoria Geral de Vitória e contra o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindsmuvi) e o Sindicato dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais do Espírito Santo (Sigmates). A ação ainda não tem previsão de quando será julgada no Pleno.O secretário de segurança urbana da capital, João José Sana, espera o fim da paralisação o mais rápido possível e classifica a greve como um prejuízo ao funcionamento da cidade. "Estamos aguardando os desdobramentos da ação no Tribunal de Justiça. Naturalmente, se há ausência de trabalho deles neste momento de fim do Carnaval e com as obras pela cidade. O trabalho deles é relevante e essencial. Então a ausência deles causa um prejuízo ao bom funcionamento da cidade", estabeleceu.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Da EFE

Rio de Janeiro, 15 fev (EFE).- Pelo menos 223 pessoas, entre as quais 10 mulheres e 5 estrangeiros, foram detidas até agora durante o Carnaval no Rio de Janeiro por urinar nas ruas, uma velha prática contra a qual as autoridades municipais declararam tolerância zero neste ano, informam dados oficiais.

Entre as pessoas detidas e acusadas formalmente da prática, estão uma mexicana, um italiano, dois dinamarqueses e um inglês, segundo o último balanço da Guarda Municipal.

Além de serem retirados das festas de rua e conduzidos a uma delegacia, os detidos têm que enfrentar um processo na Justiça que pode manchar os antecedentes criminais e resultar na perda da condição de réu primário para quem nunca antes foi processado.

Dos detidos, 161 foram presos em flagrante entre sexta-feira passada, quando começaram as festas, e a tarde desta segunda-feira, enquanto outros 62 foram detidos nas festas pré-Carnaval.

As cenas de homens urinando em árvores, veículos e paredes são muito comuns por estes dias de Carnaval porque, como muitas das festas são nas ruas e há muito consumo de cerveja, a demanda por banheiros químicos aumenta e a oferta é quase nula.

As inúmeras pessoas que decidem se fantasiar e sair às ruas nos blocos quase não encontram os banheiros químicos instalados pela Prefeitura nos locais de maior concentração.

A prática deixa as ruas do Rio com um forte cheiro de xixi, o que obriga a Prefeitura a multiplicar as equipes de limpeza e gera várias críticas entre os moradores das áreas mal-cheirosas.

O secretário especial de Ordem Pública do Rio de Janeiro, Rodrigo Bethlem, responsável pela perseguição a quem urina nas ruas, alega que a Prefeitura instalou neste ano 4 mil banheiros químicos nas ruas onde há desfiles e, por isso, haverá tolerância zero para quem descumprir a lei.

No entanto, várias das pessoas detidas asseguram que não podiam segurar a bexiga por mais tempo e que as filas frente aos poucos banheiros disponíveis são enormes.
A legislação brasileira prevê uma condenação de três meses a um ano de prisão para quem violar o artigo 233 do Código Penal, que define o crime de ato obsceno em lugar público ou exposto ao público.

Uma vez na delegacia, o detido pode assinar um termo no qual se compromete a comparecer a julgamento para um processo que poderá enfrentar em liberdade e pelo qual, em geral, acaba condenado a uma pena alternativa, como prestar serviços comunitários. EFE

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1492236-7084,00-PELO+MENOS+PESSOAS+SAO+DETIDAS+POR+URINAR+NA+RUA+NO+CARNAVAL+DO+RIO.html
Vítima foi atingida por disparos na noite de terça.
Foram apreendidas duas armas.

Um adolescente de 17 anos foi detido em Foz do Iguaçu (PR), na sexta-feira (12). Ele é suspeito de matar um guarda municipal. Segundo nota da Agência Estadual de Notícias, do governo paranaense, ele disse que atirou seis vezes contra a vítima. Outro suspeito de envolvimento, de 19 anos, já havia sido preso.

O guarda foi assassinado na noite de terça (9). A polícia suspeita que houve latrocínio (roubo seguido de morte).

Foram apreendidas duas armas. Uma que teria sido usada no crime e outra roubada da vítima.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1489567-5598,00-ADOLESCENTE+SUSPEITO+DE+MATAR+GUARDA+MUNICIPAL+E+PRESO+NO+PR.html
Em 10/02/2010, aconteceu na cidade de Ribeirão Preto, presidido pelo Comandante André, Guarda Municipal de Ribeirão Preto, a primeira reunião de comandantes da região de Ribeirão Preto. No evento foi registrada a presença de 22 cidades, com público superior a 80 pessoas, composto por comandantes e representantes dos comandantes das Guardas Municipais da região.

O objetivo da reunião foi munir e compartilhar conhecimento técnico às Guardas Municipais, tendo como foco os programas e convênios disponibilizados pelo Governo Federal.

Os temas abordados foram:

1 - Como cadastrar a Guarda Municipal no Infoseg;
2 - Objetivos e constituição da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil;
3 - Como elaborar projetos para o Pronasci e Senasp;
4 - Como regularizar a situação da Guarda Municipal perante a Polícia Federal;
5 - Porte de arma funcional e particular;
6 - Aposentadoria especial por meio de lei municipal;
7 - Consórcio municipal, sua eficiência e características.

Foi distribuído, a todos os representantes de Guarda Municipal, material contendo toda a documentação dos temas abordados.

A iniciativa para a realização deste, tão significante, evento, se deu durante uma reunião para se discutir as necessidades da Guardas Municipais, sendo identificada, de imediato, a carência de iniciativa por falta de conhecimento técnico e compartilhamento de experiências. Nesta reunião estavam presentes o comando da Guarda Municipal de Ribeirão Preto, representantes da ABRAGUARDAS e, nosso grande representante, de sangue azul-marinho, Carlinhos Silva.

O resultado do evento foi a decisão de que as Guardas Municipais participarão, bimestralmente, de encontros regionais, com a finalidade de articular políticas de segurança, de forma macro, que envolvam todas as cidades da região. Desta forma haverá a possibilidade de impedir a migração da criminalidade, sendo, a segurança urbana, um tema em comum a ser discutidos pelas cidades.

Parabéns a todos os participantes pela grandeza e as proporções que alcançaram o evento!Parabéns Comandante André pela forma como conduziu os trabalhos e pela organização deste maravilhoso encontro!

Parabéns Prefeita Darcy pelo comprometimento com a GCM e pelo compromisso que demonstrou ter com a população que representa!

Lembrem-se sempre:

JUNTOS PODEMOS TUDO!






















Carlinhos Silva, mostrando sua dedicação e trabalho árduo, se reúne na cidade de Valinhos e fecha parceria com a Associação dos Guardas Municipais de Valinhos, especificamente com seu presidente, GCM Batista, havendo um firmamento de união, proporcionando um maior acesso às Guardas Municipais e suas entidades representativas, em prol dos ideais azul-marinho.

Somente assim conquistaremos batalhas, mostrando a força através de nossa postura e coesão, despertando este gigante adormecido, que desconhece seu tamanho, sua força e seu potencial, assim, depois de despertar, é que estaremos prontos para assumir nosso lugar junto às nossas populações sem haver contestações.

Entendam que representamos uma categoria com mais de 100.000 servidores espalhados pelo nosso, tão grande, Brasil. Se nos organizarmos poderemos exercer influência nas decisões que nos envolvem, mas para isso temos que aprender a nos respeitar e mostrar nossa capacidade técnica, a qual é essencial para o exercício de nossas funções.

Parabéns nobre amigo Batista! É desta forma, influenciando e divulgando nossas qualidades, que seremos consagrados campeões.

Lembre-se sempre:


JUNTOS PODEMOS TUDO!


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guarda Municipal inaugura Central de Alarmes e passa a contar com moderno sistema de monitoramento, visando redução de custo e crimes contra o patrimônio público. A instalação, que iniciou em meados do mês de outubro de 2009, foi encerrada nesta semana com um curso ministrado aos Guardas Municipais, onde foi repassado todo o funcionamento do sistema, questões de segurança para averiguação e adentramento quando se fizer necessário.

Cerca de 88 prédios públicos já estão com o sistema em pleno funcionamento e serão monitorados 24 horas por uma central montada na Sede da Guarda Municipal. Toda instalação foi acompanhada por uma equipe da Guarda Municipal, que a partir de agora será responsável pela manutenção do sistema.

A Central de Alarmes da Guarda Municipal vai garantir agilidade e eficiência no controle e patrulhamento em policlínicas, postos de saúde, secretarias, fundações, creches e escolas da zona urbana do município. Com o sistema de alarmes, que o que se tem de mais moderno no mercado, que utiliza como forma de transmissão de sinal o telefone fixo, internet e GPRS, além de dinamizar o serviço desenvolvido pelo efetivo da Guarda, também trará inúmeros outros benefícios.“Segundo o Inspetor Maciel, "É sem dúvida uma conquista muito importante em termos de segurança e que vem a somar com as outras recentes conquistas da Instituição e do Município.

Agora a Guarda poderá exercer uma função bem mais nobre, indo mais além do que simplesmente ficar parada em um ponto dentro de instalações, pois com o auxílio do equipamento, o agente que realiza o monitoramento tem condições de acompanhar toda movimentação no interior do patrimônio. Na tecnologia GPRS a comunicação é feita sem fio, garantindo segurança em caso de rompimento de cabos telefônicos. “O sistema fornece também estatísticas de serviços e relatórios confiáveis”.

Toda movimentação indevida captada pelos sensores dos patrimônios se codifica em um sinal, que é automaticamente reenviado via internet, gprs e telefone para uma central, denominada Central de Monitoramento, que está instalada na sala do Centro e Comunicação da GM VGA - CECOM – de onde o agente responsável realiza as verificações de praxe e quando for o caso aciona a viatura do setor para realizar a averiguação.Apesar de estar funcionando a pouco tempo, o sistema já demonstrou sua eficácia na frustração de duas tentativas de arrombamento em prédios públicos nos dias 8 e 13 de janeiro.


GUARDA MUNICIPAL DE VARGINHA
Ao custo de R$ 640 mil, Amazonas é o 1º estado a ter o equipamento.Policiais civis e militares do Rio ganharão três salas para aperfeiçoar o tiro.

Cláudia Loureiro Do G1, em Manaus






O cenário é o mesmo de um filme de ação. Desconfiado, um policial grita para o suspeito: “Afaste-se do carro e coloque as mãos na cabeça”. O suspeito reage ao comando apontando a arma para o agente. O tempo é curto e a mira tem que ser precisa. Num único disparo o bandido cai no chão, morto. A ação policial é considerada um sucesso e o policial sai ileso.

A cena não se passa nas ruas ou favelas onde são comuns os confrontos, e sim numa sala escura em Manaus, onde um videogame de última geração dá vida a bandidos e simula as ações de combate do cotidiano dos grandes centros urbanos. O G1 foi até lá testar a tecnologia, que chegará ao Rio no segundo semestre deste ano. Três salas idênticas estarão à disposição de policiais civis e militares, que atualmente treinam em alvos de papel. O investimento previsto é de R$ 3 milhões.

Os ingredientes do videogame são os mesmos do dia a dia: o policial aborda o suspeito, tenta negociar sua rendição e, se ameaçado, acerta (ou erra) o alvo. O agente interage com o bandido durante todo o tempo.

Amazonas sai na frente

É na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas que seis telas num espaço em formato de hexágono projetam o que há de mais moderno na linha de simulação de ações perigosas. As imagens cobrem 360º. O objetivo é aperfeiçoar a mira de 10 mil policiais que atuam na região. O tiro, a laser, tem que ser certeiro para derrubar o inimigo virtual, que aparece em tamanho natural na tela.
“Esse sistema vai preparar melhor o policial para a segurança pública. Muitos turistas vão estar aqui na Copa de 2014 e temos que estar bem preparados. Foi um investimento de R$ 640 mil, mas os benefícios são inúmeros. Primeiro, custo e risco zero. Segundo, treinar bem os nossos policiais. Não serve para treinar pistoleiros, serve para treinar bons policiais que têm a consciência que a arma só deve ser usada em extrema necessidade, para defender a vida dele ou de terceiros. Outro benefício importante é corrigir a postura do policial. Cada cena é treinada exaustivamente e o policial só vai partir para o treinamento real, de estande de tiro, depois que ele corrigir todos os seus maus hábitos”, explica Francisco Sá Cavalcante, secretário de Segurança Pública do Amazonas.

Arma de verdade, tiro de mentira

O treino é feito com armas de verdade, mas a munição é de mentira. No caso das de pequeno porte, como as pistolas, as balas são substituídas por um cilindro de gás. Já os fuzis usam gás carbônico para simular o tiro. Se o policial erra o alvo e é atingido pelo inimigo, recebe um choque. Um cinto preso à cintura que dispara a descarga elétrica se encarrega de avisar que ele “morreu”.

O tempo de duração do treino virtual varia de 1 a 5 minutos e os cenários são inúmeros. O treino pode ser feito por um policial sozinho ou em grupos de quatro. O policial pode treinar a sua reação em situações como assaltos, operações policiais com helicópteros, ataques de gangues e roubo com reféns. Em Manaus, são cerca de 70 cenários que se desdobram em mais de 300, já que o instrutor pode escolher entre quatro possíveis desfechos. A ideia é surpreender o policial para que ele não saiba como o inimigo vai agir.

Também é possível criar novos cenários e adaptá-los a realidade de cada local.

“Temos aqui um ataque à tropa americana no Iraque e no Afeganistão, mas não usamos porque não faz parte do nosso dia a dia. Mas você pode fazer uma filmagem nova porque o sistema aceita. Você pode, por exemplo, filmar uma operação policial numa favela ou num morro do Rio e instalá-la no simulador para corrigir as distorções. O programa treina o policial para que ele tenha o reflexo de reagir corretamente. Ele tem poucos segundos para tomar a decisão de disparar ou não”, conta o coronel Max Lopes da Silva, um dos responsáveis pelo o uso do sistema no Amazonas.

Bope e Força Nacional treinaram

No final do ano passado, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Força Nacional de Segurança estiveram em Manaus para testar o ‘game’. Alguns policiais civis e militares também já testaram o equipamento e deram suas impressões.
“O simulador não vai substituir o aprendizado de um tiro normal, que a gente sempre primou. É um passo a mais. Depois que o policial sabe atirar, o simulador serve para situações específicas, porque admite erros e a rua não admite”, alerta o major Paulo Roberto das Neves, do Centro de Instrução Especializada em Armamento e Tiro (Cieat), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio.
A sensação, segundo ele, é impressionante. “São várias cenas reais e você fica no meio. Você acaba se deixando envolver pelo clima, tem o jogo de luz, de som, você entra no clima, há uma tensão, uma recepção ríspida num bar, você esquece que aquilo ali não é realidade. O sistema trabalha com essa parte psicológica. Se um tiro pegou um inocente, a carreira está prejudicada. E se ele tomou um tiro, vai tomar mais cuidado com a segurança dele”.

De acordo com o major, todos os policiais que saem de férias precisam passar por uma reciclagem quando retornam o trabalho. Nesse período, os treinos são pesados. “É o dia inteiro dando tiro. São mais ou menos 100 disparos e todas as armas são utilizadas”. Além de usar o videogame na capacitação do policial, a ideia é que ele faça parte da formação de cadetes e soldados.

Para o subchefe operacional da Polícia Civil, Carlos Oliveira, que experimentou o sistema em 2007, em uma viagem a Miami, um ponto positivo é a economia.
“Tive contato com isso fora do país, um modelo diferente, mas a ideia é a mesma. São várias situações possíveis. É exatamente o que a gente precisa com relação à busca da eficiência. Você pode interagir com as imagens, as situações que se aproximam muito da realidade, mas com a possibilidade de você refazer o que saiu errado, refazer todo o treino pra corrigir o erro. Fora a economia, já que você não gasta munição. Tá na cota certa do que precisamos”.

*Colaborou Carolina Lauriano

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1478491-5606,00-VIDEOGAME+QUE+TREINA+A+MIRA+DE+POLICIAIS+CHEGA+AO+RIO+NO+SEMESTRE+G+TESTOU.html

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A Guarda Civil Municipal de Araraquara trabalha com 80 integrantes, sendo 67 homens e 13 mulheres, atua desarmada na cidade que ultrapassou 200 mil habitantes em 2009 e realizou as seguintes marcas durante o ano:

- 13942 patrulhamentos em 63 escolas do município;
- 359 patrulhamentos em 31 escolas do Estado;
- 42011 patrulhamentos em 265 próprios públicos;
- 113 Palestras em escolas;
- 218 eventos policiados;
- 1029 apoios a outras secretarias;
- 53 ocorrências de Danos ao Patrimônio;
- 32 ocorrências de Furto;
- 07 prisões em flagrante delito;
- 241 outras ocorrências (Agressão, Averiguação, Ato Infracional, Porte/Uso de entorpecente)
- 751 apreensões de cerol;
- 236 ocorrências ambientais realizadas;
- 179 vistorias ambientais realizadas;
- 20 outros atendimentos ambientais;

Fonte: Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Amanda Almeida - Estado de Minas
Publicação: 03/02/2010 07:23 Atualização: 03/02/2010 08:58


Era o primeiro dia do retorno à fiscalização de trânsito depois de suada conquista na Justiça do poder de autuação. Mas, diante das câmeras e gravadores, o discurso da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GM) nessa terça-feira era um só: “Multar menos e dialogar mais”.

Uma aposta para evitar a antipatia que boa parte da cidade construiu em relação aos fiscais da BHTrans, demonstrada em pesquisa da própria empresa, que em dezembro foi proibida de multar pelo Superior Tribunal de Justiça. O levantamento indica que 53% dos motoristas veem a fiscalização como estratégia
para aumentar o faturamento.

A orientação para os 120 guardas municipais foi dada nas aulas teóricas e práticas com professores da BHTrans e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e reuniões com o comando da corporação, durante a semana passada. “O guarda deve trabalhar com bom senso. Deve promover o diálogo até o esgotamento e só multar se necessário. Nosso papel é corrigir o infrator”, explica o gerente operacional da guarda, Custódio Diniz.

No trânsito, a guarda atua na Região Centro-Sul, principalmente na Savassi, Hipercentro e área hospitalar, no Bairro Santa Efigênia. Ontem foi dia de motoristas tirarem dúvidas e olharem desconfiados para os guardas. “As pessoas ainda estão perguntando se estamos multando e como agiremos nas ruas. Nossa proposta é ter um bom diálogo com todos. Prova disso é que ainda não apliquei multas”, relata o guarda municipal Márcio Santos, depois de cinco horas de trabalho.

Até mesmo a ausência das temidas multas causou mais estranhamento do que confiança aos motoristas. “Tinha um carro na área reservada para carga e descarga. Em vez de rebocar, o guarda deixou o infrator seguir sem multa. Se fosse a BHTrans, o carro já estaria removido antes de o condutor chegar”, conta o motorista de caminhão Robson Wilson Bibiano, de 35 anos, defendendo que a cidade precisa de fiscalização para evitar abusos.

Apesar do retorno às ruas, o poder de multas da Guarda Municipal ainda está ameaçado. O Ministério Público Estadual (MPE) deve, nos próximos dias, recorrer da liminar julgada no mês passado pela Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que deu direito à corporação municipal de fiscalizar o trânsito.

Rotativo

Apesar de tentar mudar a impressão dos infratores da capital quanto aos motivos da multa e alegar ter como principal objetivo ajudar na fluidez do trânsito, os guardas municipais vão dar atenção especial a um tipo de fiscalização bastante questionada: as infrações de estacionamento.

Dos 120 guardas na rua, 30 foram treinados especialmente para flagrar autuações de estacionamento, como rotativo, carga e descarga, desrespeito a horários e locais permitidos. Equipe maior do que a da BHTrans, que trabalhava com 19 agentes para esse tipo de infração. No ano passado, a empresa de trânsito aplicou 98.029 multas de estacionamento, ou 16% do total de 611.054.

Mesmo com o investimento, a guarda insiste que privilegiará o diálogo. “Se o motorista não se opor e respeitar o guarda, não será multado. Mas é claro que, em caso de insistência ou ausência do motorista para tirar o carro, a multa será aplicada”, diz Custódio. A GM não tem carro de reboque e, quando necessário, acionará a BHTrans para remover o veículo.



Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/02/03/noticia_minas,i=146326/GUARDA+MUNICIPAL+POE+FISCAIS+NA+RUA+E+GERA+DESCONFIANCA.shtml
RESENDE
A Guarda Civil Municipal completou 21 anos ontem, com muitas conquistas para celebrar. Entre elas, o percentual do adicional de risco de vida pago aos agentes que foi reajustado de 50% para 80%, além da reforma das viaturas, a ampliação do valor do auxílio-alimentação de R$ 4,80 para R$ 7 e a realização de cursos de capacitação profissional.

Os guardas municipais são capacitados com cursos de uso de arma não-letal, ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (Bope); curso de Planejamento Estratégico, ministrado pelo professor de Direito Administrativo da Associação Educacional Dom Bosco, Jefferson Mamede, comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa; e prevenção da dependência química, cuja promoção foi da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O aniversário da Guarda Municipal foi celebrado na sede do batalhão, no bairro Montese, e contou com a presença do prefeito José Rechuan e do diretor de Ordem Pública, José Antônio dos Santos. De acordo com o prefeito, as melhorias na corporação refletem no serviço para a sociedade. “Vão influenciar diretamente na melhoria dos serviços prestados pela unidade à população. Quanto à campanha de doação de sangue programada para a próxima semana, vejo como um gesto profundo de solidariedade ao próximo”, disse o prefeito.

Fonte: http://www.avozdacidade.com/portal/Policia/htm000021713.asp

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Número indica crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Aumentou também casos de latrocínios, sequestros e roubos de veículos.

Da Agência Estado

O ano passado registrou piora generalizada nos índices de crimes no estado de São Paulo. Os roubos alcançaram o mais alto valor da série histórica, com 257.004 ocorrências, 18% acima do ano anterior. O recorde de roubos havia sido alcançado em 2003, quando foram registrados 248.406 casos. Os dados foram publicados na edição desta terça-feira (2) do Diário Oficial do Estado, no item dedicado aos despachos do Gabinete do Secretário da Segurança Pública. Também cresceu o total de casos de latrocínios (roubo seguido de morte), sequestros, roubo e furto de veículos. Para piorar, a violência policial também aumentou. No ano passado foram registrados 549 casos de resistências seguidas de morte -quando a vítima morre em supostos confrontos com a polícia. O total é 27% maior do que os 431 casos contabilizados no ano anterior.

Até mesmo os homicídios, que vinham registrando uma sequência histórica de queda, tiveram ligeiro aumento no ano passado -3% no estado. As quedas nos assassinatos, contudo, continuaram a acontecer na capital e na região metropolitana de São Paulo. Na capital, foram registrados 1.235 assassinatos, número 2% menor em relação a 2008. A queda na Grande São Paulo foi ainda maior: 11,2%, com total de 1.202 assassinatos. O que significa que o crescimento dos homicídios em São Paulo se concentra principalmente no interior do estado. São raras as boas notícias no balanço da Segurança Pública no ano passado. Uma delas foi o crescimento na apreensão de entorpecentes, que subiu 11% em relação a 2008. Foram apreendidas no ano passado pelas Polícias Civil e Militar 27.886 kg de drogas, quase três vezes mais do que era apreendido em 2000.

Crise econômica

Apesar da piora generalizada nos índices criminais, o segundo semestre do ano passado teve leve melhora em relação ao primeiro do ano que passou. No governo, a avaliação é de que a crise econômica foi um dos principais causadores das pioras dos números em Segurança Pública. Os 58 mil casos de roubos registrados no quarto trimestre do ano passado já é o menor valor trimestral desde que o ano começou, mostrando tendência de queda no decorrer do ano. O mesmo ocorreu nos casos de latrocínios. No último trimestre do ano passado, foram registrados 52 casos, o menor valor trimestral do ano. A expectativa do governo é que o crescimento econômico ajude na reversão dos índices de violência, tendência que já vem sendo demonstrada pelos últimos resultados.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1472818-5605,00-COM+MIL+CASOS+SP+BATE+RECORDE+DE+ROUBOS+EM.html
Daniel Antunes - Estado de Minas
Publicação: 02/02/2010 07:24

Cento e vinte guardas municipais começam às 7h desta terça a fiscalizar nas ruas de Belo Horizonte motoristas infratores. Depois de quatro meses de uma decisão judicial que impedida os agentes de multar, a Guarda Municipal (GM) volta às vias com blocos e canetas nas mãos. Em outubro, autorização do prefeito Marcio Lacerda (PSB) permitiu, por cinco dias, que os guardas atuassem no controle de tráfego de veículos da capital, mas uma ação com pedido de liminar do Ministério Público Estadual (MPE) paralisou o processo.

Agora, a novela promete render novos capítulos. O MPE deve, nos próximos dias, recorrer da liminar julgada no mês passado procedente pela Corte Superior do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que dá direito à corporação municipal de autuar imprudências e abusos do trânsito.

Os agentes da GM devem começar hoje mesmo a integrar a operação especial de volta às aulas, orientando e punindo pais de alunos e motoristas que fazem o transporte escolar que desrespeitarem as leis. A orientação é que os agentes atuem na região central de Belo Horizonte. A cada semana a ação vai se concentrar num determinada área da cidade. É a segunda vez que a guarda têm estendidas suas atribuições para o trânsito: entre 2008 e setembro de 2009, o efetivo apenas orientou os motoristas. Em outubro, multou por cinco dias.

Durante toda a semana passada, os agentes tiveram aulas teóricas e práticas com professores da BHTrans e do BPTran. “A presença da guarda na rua é para orientar os motoristas, mas caso haja aquele que insista em não obedecer as normas do trânsito, ele vai exercer, com plenitude, todas as ações que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, informou o gerente técnico de Operações da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Custódio Diniz.

Fonte: http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/02/02/noticia_minas,i=146161/GUARDA+MUNICIPAL+MULTA+A+PARTIR+DESTA+TERCA+FEIRA.shtml